Dias   1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |
16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 |


    1
Marcelo - Japao      
Boa Tarde Painel Global, ontem tivemos um 5.3 bem simpatico. Chacoalhou um pouco e foi embora. Nevou a noite toda. Hoje de manha uma noticia que nao chega a ser uma grande surpresa: [Ver site]
Sel comentou
Marcelo, nos mantenha informados! Obrigada pelo link! :)
Sel comentou
aproveitando o assunto japão, gostaria de dedicar à todos do RG um vídeo maravilhoso de Kitato-Matsuri sobre nosso maravilhoso planeta
Sel comentou
não consegui colocar o link corretamente [Ver site]
Meire Ruiz comentou
Obrigada Marcelo! Sel, eu adoro o Kitaro, o vídeo ficou perfeito! Obrigada :)
aurora comentou
Sel, que lindo vídeo, adorei (e viajei...quando é que vamos aprender a conviver com os outros seres do planeta de forma pacífica??). Abraços!!
Marcelo - Japao comentou
Lindo video, Sel. Obrigado.


    2
JANETE CONZATTI      
Hoje, às 7:00 já estava fazendo 29ºC em Eldorado e em Canoas 28ºC. Pergunto aos conhecedores, será que está temperatura ( 42, 47 (à noite), tem haver com as tempestades solares que ocorreram neste domingo e segunda-feira?
Marcos Passetti comentou
ola JANETE...temperaturas de 42 e 47 graus deve haver algum engano estas temperaturas nao foram registradas...quanto a tempestades solares elas nao influenciam as temperaturas ou (inexpressiva)


    3
Marcos Passetti      
bom dia amigos...a partir de hoje uma frente fria avança pelo sul do pais trazendo um pouco de chuvas para o RS aliviando a estiagem mas nao deve resolver o problema pois os volumes serão baixos,os maiores volumes deverao acontecer sobre SC,PR e SP esta frente fria avançara e chegara a SAO PAULO la pela quinta feira...


    4
marck132      
Alem da agitação solar estamos com abalos sísmico acima de 6 ponto diariamente!
marck132 comentou
*pontos
LucianoSC comentou
Realmente, é difícil não perceber, nos últimos três dias, a sincronia das atividades solares com a sísmica, mas como "não tem nada a haver" deixa prá lá...


    5
Professor Rubens      
Bom dia, Rio de Janeiro muito quente, aqui uma foto capturada ontem do nosso astro rei com duas manchas.
Meire Ruiz comentou
Bom dia Professor e todos :) Bela foto!!! Eu fiz uma ontem também, mas eu inverti a imagem, coloquei as manchas para cima :s
Meire Ruiz comentou
O.ops, ficou muito grande...
Meire Ruiz comentou
Professor, vou aproveitar que o seu post fala sobre fotos e irei deixar uma foto que fiz por esta madrugada afora. Fiquei treinando a melhor forma de fotografar estrelas...ufa! Não é fácil, tenho muito que aprender! Registrei a Pleiades do Sul e a NGC 3532.


    6
nORBex      
Gente parem com essas paranóias de terremotos, erupções solares, isso não está nada fora do padrão, já ocorreram muito piores e o planeta está aí sempre nos reservando espetáculos incriveis.
Danica comentou
Exato! E olha que estamos no inicio de 2012 e já tá assim... Imagina mais tarde. Fora o fato de que a previsão para o pico solar é em 2013.. Imagina!
marck132 comentou
Assim como tem os paranóicos, apocalípticos, pessimista tem os pacifistas, incrédulos e otimistas! paranoia mesmo foi em outubro com a aproximação do cometa helenim muita gente foi banida do radar.
Sandra Silva comentou
rsrs... Imagina quando estiver no ápice. E o planeta está tão quietinho, é melhor o pessoal ir se acostumando para não infartar quando o Painel ficar cheio de pontos vermelhos rodeados de arcos verdes. rs


    7
Marcelo Fernandes      
Rio de Janeiro, bairro da Penha, após 2 picos seguidos de luz, já estamos a 30 minutos com falta de luz. Sinais de trânsito parados e mercados funcionando com gerador.
Marcelo Fernandes comentou
Tive que tirar meu modem do armário para conectar e usar o notebook da minha filha, pois o meu está sem bateria.
Marcelo Fernandes comentou
Segundo o jornal Globo online, são vários pontos do RJ sem luz e está afetando o metro e o aeroporto do Galeão, além dos sinais e trânsito. A light informa que o problema é de responsabilidade da concessionária de distribuição e atinge os bairros da zona norte e sul do RJ.
Marcelo Fernandes comentou
Não vou poder ficar muito tempo, está acabando a bateria do notebook. Assim que regressar a luz volto a conectar.
everton dos santos comentou
Aqui em Vitória também houve um pique no horario citado ##### Várias pessoas citam na internet a EMC mas vale lembrar que ela ainda não chegou e seu efeitos são nas altas laitudes.
Professor Rubens comentou
Duque de Caxias, São joão de Meriti, Parte de Nova iguaçu e alguns lugares do Rio de janeiro, aqui em caxias já voltou depois de ir e voltar 3 vezes.
Marcelo Fernandes comentou
Apesar de poder ser apenas coincidência, Everton, vale muito a pena os que estão passando pelo mesmo problemas relatarem aqui.
Danica comentou
Aqui onde me encontro não houve pique de luz. Pelo menos ainda (Vitória/ES - Jardim da Penha)
Professor Rubens comentou
Apagão deixa diversos bairros sem luz Falta de energia prejudica circulação do metrô na linha 2 e secretário fica parado no teleférico do Complexo do Alemão. [Ver site]
Jota Jota comentou
Aqui em João Pessoa houve 3 horas de Blackout em em alguns bairros, devido a cidade ser dividia em diversas subestações. Algumas delas pararam de funcionar, mas agora pela manhã a situação foi normalizada!
everton dos santos comentou
Danica, realmente eu não deveria ter dito sobre um pique de energia em Vitoria de uma forma generalizada. Desconsirem.
Marcelo Fernandes comentou
Situação na Penha aparentemente normalizada. Já estou no meu velho e bom micro. Na dúvida, notebooks na carga....rs. Vai que aconteçam outros piques de luz e ela vá embora novamente.
Thiago comentou
Informe do G1 sobre situação no Rio e Baixada Fluminense: [Ver site]
Danica comentou
Marcelo Fernandes comentou
Segundo o G1, a Light esclarece que a oscilação de energia elétrica sentida em diversos bairros do Rio de Janeiro, por volta das 10h30 da manhã de hoje, não é de responsabilidade da concessionária de distribuição e sim do SIN (Sistema Interligado Nacional). No outor post eu escrevi que o problema era da concessionária, mas na verdade é do SIN.
jvcastro comentou
Em Macaé houve uma queda de energia às 10 e meia. Em poucos segundos a energia voltou.
Thiago comentou
Tudo bem que falta energia, mas ficar preso num metrô superlotado e dentro de um teleférico é duro! [Ver site]
@JeanMilieri comentou
Parece que coincidências existem. Afinal, no ano passado, houve um evento semelhante no Sol, e parte do Rio ficou sem energia. Na época, a EMC também nem tinha chegado. Houve auroras em latitudes bastante baixas. Só não me recordo a data, creio que tenha sido no mês de Fevereiro.
@JeanMilieri comentou
Pensando melhor, foi em Agosto de 2011. Houve apagão Rio e alguns citaram a atividade solar como causa. Na época o Everton até compartilhou um diagrama relacionando o Índice KP e a latitude. Vejam o diagrama aqui: [ [Ver no Painel Global] ]
Marcelo Fernandes comentou
@JeanMilieri, eu me lembro bem desse fato. foi a mesma coisa. Logo que a luz apagou aqui me veio a mente a lembrança daquele dia.
Danica comentou
[Ver site] Nao me joguem pedra, por favor, só estou repassando o que li.. rsrs Bem, quanto a do ano passado eu lembro direitinho acompanho o Everton ate no Twitter por conta disso. Mas não foi somente no Rio. Tivemos problemas, no Rio, Mato Grosso, MG, Vitoria.. tinha outros estados. Tb tivemos apagões por outras partes do mundo. Acho que tanto nos EUA quanto na Europa. Eu lembro pq fiquei impressionada e até hoje acredito que teve relação, mas vai saber né!?
Danica comentou
Esse caso que estou citando acho que foi agosto ou setembro...


    8
marck132      
CURIOSIDADE: o Gadgets "tempo" do windows 7 obtém informações desse site : [Ver site] eu uso esse Gadgets mas acho fraco!


    9
Anônimo      
Boa Tarde pessoal. Acompanho o painel global a nível de curiosidade ha alguns anos e no entanto, nunca havia conseguido fazer uma postagem aqui pra tirar minhas dúvidas. Bem, agora, graças a admnistração do site que me liberou o acesso, vou tirando minhas dúvidas pouco a pouco. Se alguém puder me ajudar fico muito agradecida. Queria saber como se faz pra saber qual a direção das EMC quando elas ocorrem? Já ví acontecer várias explosões solares grandes que não tiveram nenhum impacto aqui na terra. Geralmente eu observo as explosões e em seguida os fluxos de raioX, indice KP e o comportamento do campo magnético... Porém, eu queria descobrir certinho qual a direção das explosões. Então, se não for algo muuuito complexo que exija uma graduação para compreender, fico feliz se alguém me der uma luz!
Sel comentou
Marina, os colegas do RG podem contribuir mais também neste sentido, eu utilizo este site [Ver site] se vc domina o ingês vai achar coisas muito interessantes nele, especificamente sobre as EMCs o caminho é clicar em SOLAR (vermelho) depois na barra EVENTS , ali você encontrará diversas projeções sobre os eventos, bastante interessante. Agora como já sabe, sempre aqui são postadas informações MUITO importantes em real time assim como no Apolo11. Abçs :)
Joai comentou
Marina, seja bem vinda... talvez te ajuda [Ver site] é so gravar nos favoritos
everton dos santos comentou
Após uma explosão, vc olha a imagem do SOHO [Ver no Apolo11] Se a EMC estiver indo exclusivamente na direção das laterais, provavelmente não acertará a terra. Quando vem na direção da terra, vc observa a nuvem de particulas se espalhando ,aparentemente, em todas as direções do sol como foi a de ontem [Ver site] Depois vc confere as previsões no link que a Sel citou [Ver site] "Events" e abre o 3° modelo. Acho que e isso!
aurora comentou
Olá, Marina, seja bem vinda! Gosto de ver os dados deste aqui tb: ¨¨ [Ver site] ¨¨
Sandra Silva comentou
Olá Marina, bemvinda. Chegou em um dia bem agitado..heheh


    10
Jota Jota      
Aqui por João Pessoa continua a série chuvosa! Muitos pontos alagaram ontem pela madrugada e permanecem alagados agora pela manhã! É preciso também ver se tantos pontos de alagamentos podem ter ocorrido por conta de transporte de lixo pelas águas até as galerias! Foram 80ml de chuva numa madrugada! [Ver site] [Ver site]


    11
JANETE CONZATTI      
Oi MARCOS PASSETTI, engano nenhum, os termômetros digitais ( na entrada da cidade) marcava às 16:00 42ºC e às 18:20 47ºC. E não é a primeira vez, que observo a discrepância entre o que informam oficialmente e o que registro os termômetros digitais das vias públicas.
JANETE CONZATTI comentou
Ah. Também JORGE relatou a discrepância entre a mídia e a constatação in loco. Comentário no post 355.
everton dos santos comentou
Janete, com toda a certeza, vc nunca vai ver a temperatura de termometros de rua sendo informado como temperatura oficial. Ele pode até mostrar qual a sensação de calor do local mas não será considerada uma temperatura oficial ou validada por centros de meteorologia.
Marcos Passetti comentou
ola JANETE...alguns termômetros de rua por vezes estao desregulados, pode ser o caso.
Jorge Oliveira. comentou
Boa tarde Janete,Everton e Marcos..Como t falei antes Janete muitos nao vao acreditar..Mas sem stress..hehe O Marcos esta certo termometros de rua podem nao estarem corretos,mas mesmo q estejam nao seriam considerados oficiais,ou validados pelos centros de meteorologia segundo o amigo Everton,E é justamente por isto q te disse Janete q nao me interesso pela temperatura "oficial" oq me importa mesmo é a temperatura "REAL" q estou sentindo no momento,minha casa,ou trabalho(esta com certeza é correta)imagino q tu (Janete) tbem pense da mesma forma..Um forte abraço a todos vcs..janete,Everton e Marcos..


    12
everton dos santos      
NOAA informa que a EMC começou a chegar na terra por volta de 14:30 UTC. A expectativa é que os choques mais intensos ocorram nos próximos 30 minutos. [Ver site]
Meire Ruiz comentou
Obrigada! Dá um friozinho na barriga pela expectativa rsrs
Meire Ruiz comentou
Mais um flarezinho...mas é insignificante, não é? [Ver site]
carlacuritiba comentou
Everton, sou de Cachoeiro de Itapemirim, alguma chance de vermos algo por aqui ? ( auroras rsrsr )
Ericao comentou
Nossa minha conexão de banda larga tá lenta demais tá parecendo que é discada ainda... Será que pode ser por causa da EMC? Vamos esparar para ver as consequencias!
everton dos santos comentou
Carla, nehuma chance ### É possivel que não tenha grandes alterações no link passei acima, pois os instrumentos estão afetados pela tempestade de radiação que começou ontem.
Meire Ruiz comentou
Pessoal, o mundo não vai acabar...menos...rsrsrs
carlacuritiba comentou
Obrigada Everton !
carlacuritiba comentou
Eu imaginava que nao devido ter lido a noticia do Apólo 11 , mas como sou leiga, nao custa nada perguntar né... Obrigada pela atenção !
Meire Ruiz comentou
Você está certa Carla, temos mesmo é que perguntar. E seria muito bom termos auroras por aqui, heim!! Eu iria adorar rsrs :)
carlacuritiba comentou
Verdade Sra. Meire, e que vcs continuem escrevendo sempre aqui para aprendermos mais e mais deste universo misterioso ! bjs
aurora comentou
E as alterações nos gráficos do GOES:
Meire Ruiz comentou
Está começando o Show das Auroras :) [Ver site]
aurora comentou
Uhuu!
Meire Ruiz comentou
Hehehe! Aurora!!!!...(Aurora pessoa, não Boreal rsrs)
aurora comentou
Meire, geograficamente muuito distante da outra... os que gostariam de ver auroras no Brasil consideraram o que aconteceria com a magnetosfera?!
everton dos santos comentou
O link acima está travado. ### Meire, tem mais estes p/ acompanhar auroras [Ver site] [Ver site]
everton dos santos comentou
Atualização importante da NOAA: Após a chegada da EMC na terra nesta tarde, o nivel da tempestade de radiação solar subiu um pouco. Com isso, hoje ocorreu a maior tempestade de radiação solar desde outubro de 2003, quando tivemos o evento Halloween Storm [Ver no Apolo11] Ainda bem que desta vez o flare foi apenas de classe M.
aurora comentou
Nossa, Everton, neste vídeo que vc indicou em 0:23 impressiona.
Danica comentou
Everton em que os niveis de protons alteram a elevação tb do grau da tempestade geomagnetica. Pelo que entendi do que vc esta falando. Foi a maior tempestade de radiação solar, mas não a maior tempestade solar. Tá correto! Essa parte não fica tão clara e vejo algumas comunidades que confundem um pouco o assunto, e também artigos em sites. Tá confuso! Achei que também não ficou claro essa parte no artigo que postou, mesmo achando o artigo maravilhoso.
Administrador comentou
Olá Everton, obrigado por suas postagens. São excelentes!
Meire Ruiz comentou
Parabéns Everton! :) Vento solar a 647 km/s [Ver no Apolo11] Índice KP subindo.
Danica comentou
Meire, posso estar escrevendo uma besteira daquelas mas acho que a parte de vento solar tá com doidera e não tá funcionando bem. Se olhar no grafico do campo magnetico aparece zerado. Mas realmente não sei se é isso.. Dá uma olhada lá.
Danica comentou
Falando nisso agora que vi que o seu post sobre o storm halloween foi em 01/11/2011 então não posso aplica-lo totalmente.. Enfim, confundi as coisas. Mas de qualquer forma continuo tendo dificuldades nos conceitos que relatei abaixo. Não sei se fui clara...
everton dos santos comentou
Danica, é uma questão confusa mesmo e vou tentar explicar. Uma explosão solar pode alguns eventos como a Tempestade de Radiação Solar e a Tempestade Geomagnética. A tempestade de radiação é causada pelas particulas de alta energia, como os prótons, e chegam na terra poucos minutos após a explosão. O principal perigo é a contaminação por radiação pelos astronautas e aviões em altas altitudes e latitudes. Pelo meu entendimento, essa radiação não interfere no indice KP, que é da tempestade Geomagnética. ##### Já a Geomagnética, é causada pela EMC, que é composta de gás ionizado e material solar e pode ser mais forte se for originado de um flare X. Então um evento independe do outro: Neste caso tivemos um flare classe M mas com uma tempestade de radiação maior do que os ocorridos nos 8 flares classe X de 2011. Já o termo tempestade solar, eu não sei a definição correta mas acho que é p/ indicar o evento em que a explosão solar afeta a terra de alguma forma. é isso que eu consigo explicar.
Danica comentou
É justamente o termo tempestade solar que me pega. Percebi inclusive que vc viu um mesmo detalhe que eu vi no site do terra, e foi por isso mesmo que perguntei. Fica confuso para caramba mesmo.. Ainda to confusa hein... Mas entendi a sua colocação.. Valeu!


    13
Anônimo      
Obrigada pessoal. Foi exatamente o que imaginei quando ví as imagens do Soho e aquele monte de partículas aparecendo, ontem. Mas então, minha dúvida surgiu porque, se houve uma explosão significativa, não deveria haver mais pressão sendo exercida sobre o campo magnético?
Marcelo Fernandes comentou
Demora algum tempo para EMC atingir o campo magnético da terra. Pelo que o Everton postou, elas estão começando a chegar agora.
Anônimo comentou
Obrigada. Vou observar.


    14
Alexandre Roca      
Boa tarde a todos os membros do PG e RG. Depois de muito tempo ausente, retorno ao convívio dos nobres amigos. Gostaria de saber se há alguma possibilidade de termos algum "apagão" no sistema elétrico do Brasil, em virtude da tempestade solar que anda atingindo a Terra nas últimas horas?
aurora comentou
Boa tarde, Alexandre. Não há risco, principalmente próximo ao Equador (o caso mais notório foi o de Quebec, Canadá, em março de 1989). Houve, anteriormente, uma possibilidade do Nordeste ter sofrido um apagão, mas não foi confirmado: ¨¨ [Ver no Apolo11] ¨¨ Abraço!
Alexandre Roca comentou
Obrigado Aurora pela explicação. Abraço.


    15
Anônimo      
Estava acompanhando o comportamento da magnetosfera até 14:30, aí chegou o temporal com direito a raios e trovões e tive que desligar tudo por uma meia hora pro meu computador não virar churrasquinho. Acho que fiz certo, já que a luz caiu 2 vezes e teve um pico no final do temporal. Neste meio tempo não consegui acompanhar nada, mas pelo que ví, não houve alteração significativa na magnetosfera. Achei que uma EMC destas causaria uma perturbação maior.
Thiago comentou
Marina, ao que me aparenta ser, o pico dessa EMC será entre 18h e 20h Brasília! Esses gráficos apesar de mudanças não significativas, os medidores By(nT) e Bz(nT) estão fortinhos!
Thiago comentou
Marina, novo gráfico da Magnetosfera e medidores By(nT) e Bz(nT)!
Jota Jota comentou
Isso para mim já é uma mudança significativa!
Anônimo comentou
É, parece estar ficando mais forte. Agora a pouco houve outra EMC. Me ocorreu uma coisa agora. É possível que as EMCs tenham um impacto maior por aqui visto que estamos bem no centro da Anomalia Magnetica do atlântico sul?
Anônimo comentou
Então Jota, estou aqui tentando definir o que seriam mudanças significativas. rsrs Minha observação sempre foi apenas a nível de curiosidade. Faz pouco que decidi tentar entender a coisa um pouco mais a fundo!!!
Jota Jota comentou
Marina, acredito que sim! Já vi até gráficos que mostram as Américas como o local a ser o mais atingido, como o que a nossa colega Meire publicou noutro post: [Ver no Painel Global] A CNN México informa possibilidade de Auroras Boreais Incomuns, com ocorrências até em latitudes mais baixas que as normais: [Ver site]
everton dos santos comentou
Olá pessoal, esse grafico de magnetosfera está com problemas. A sonda que gera os dados está parcialmente inoperante por conta da tempestade de radiação. Por isso eles não mudam, principalmente o de pressão.
Thiago comentou
Agradeço a informação Everton! Os russos falam que há entre 50 e 100 MEVs nessa tempestade, o que é um nível perigoso: [Ver site]
Anônimo comentou
hm... imaginei que havia alguma coisa errada. A velocidade do vento solar está quase em 650km/s.
nORBex comentou
EMC começando a chegar o campo magnético se alterou radicalmente.
Meire Ruiz comentou
NOOA divulgou um gráfico para a Europa demonstrando os níveis KP para a região. Provavelmene onde ocorrerão Auroras Boreais.
Sandra Silva comentou
Está muito lá prá cima e o interessante é que poderá ter Auroras em quase toda a Rússia.
bruna comentou
Oi gente! Só queria dizer que eh muito bom ler o comentário de todos, aprendo sempre e acesso o painel todos os dias, apesar de comentar raramente! É isso! Um beijo a todos =*


    16
Marisa/sorocaba      
Boa tarde pessoal Sou de Sorocaba, e gostaria de saber se as ondas eletromagnéticas poderiam interferir em um transformador de energia que tem nos postes da rua.Pois proximo das 15 horas explodiu um bem na avenida de sorocaba, indo pedaços por tds lugares, e com o choque de onda da explosão espedaçou toda uma vitrine da rua. Obrigado
Thiago comentou
Eu diria que há interferência sim!
Fabrício Oliveira Carvalho comentou
Poder interferir pode.Aqui no apolo11 tem mais informações: [Ver no Apolo11]
Sandra Silva comentou
Marisa, no dia 08 de outubro presenciei uma explosão dessas em um transformador em uma Avenida bem movimentada. Chovia na ocasião... Foram duas explosões seguidas, ele arrebentou alguns fios e também saiu estilhaços. A sorte é que foi tarde da noite e não tanto movimento. Eu estava em um ônibus e levamos um baita susto. Na ocasião até comentei aqui. [Ver no Painel Global]


    17
Marisa/sorocaba      
Legal pessoal, depois vou ver se consigo a reportagem com fotos do transformador, pelo relato da pessoa que presenciou a explosão ele se partiu um vários pedaços...estranho néh?


    18
Marisa/sorocaba      
Marisa/sorocaba comentou
vejam que está muito maior do que se pensava
everton dos santos comentou
Apesar do titulo e do texto do Terra, o que ocorreu é que houve um aumento da tempestade de radiação solar e não um valor subestimado. Ontem era a maior desde 2005. Hoje já é a maior desde outubro de 2003 ### vamos usar o "comentar"
Marisa/sorocaba comentou
ok, descupas.......
everton dos santos comentou
Não tem problemas. ### O KP foi a 5 e deve subir +
everton dos santos comentou
eu vi a barra de KP 5 mas ela foi retirada. deve ter sido um erro
Danica comentou
Everton eu tb vi e durou um pouco... Mas retiraram agorinha..
Thiago comentou
Quem mede indíce Kp é o Soho?
André Luís comentou
Os valores são derivados do tradicional Índice K, informados por uma série de magnetômetros instalados principalmente no Canadá e EUA. O índice retrata diretamente a intensidade do fluxo solar e as perturbações causadas na alta atmosfera terrestre, principalmente a ionosfera. texto copiado abaixo do gráfico de KP.
marck132 comentou
o site monitorglobal.com.br esta fora do ar?
Thiago comentou
Obrigado André!
Thiago comentou
marck132, confirmo! Não consigo acessar também!
Thiago comentou
marck132, último gráfico da magnetosfera no POST 374! Há também um comentário meu sobre a afirmação dos russos de que há entre 50 e 100 MEVs nessa tempestade!
marck132 comentou
vlw thiago
everton dos santos comentou
Incrivel video de Auroras Boreais na Noruega [Ver site]
Meire Ruiz comentou
Lindo vídeo :) !! KP: [Ver no Apolo11]
Anônimo comentou
monitor global voltou. mas parece que ainda não está indicando nada sobre a pressão...
everton dos santos comentou
Parece a situação está se normalizando. O KP voltou a 3, saindo do nivel de tempestade geomagnética. É possivel que o mais forte da EMC já tenha passado e a tempestade de radiação solar está diminuindo.


    19
Thiago      
Cientista Russo afirma que sonda soviética pousada no planeta Vênus em 1982 fotografou suposta forma de vida similar a um escorpião! [Ver site]


    20
Sandra Silva      
Bom final de tarde. De fato hoje o sol estava a mil chamando toda atenção para ele deixando o Radar bem agitado. Como a Aurora disse ele estava tinindo aqui na Baixada, porém, como é final de tarde ele foi se escondeu atrás de nuvens carregadas e barulhentas. o que será que está aprontando? Aurora, final de tarde está sendo má ideia para passeio de bicicleta. Agora temos chuva, 31ºC e umidade de 67%.
Sandra Silva comentou
Nesse momento a chuva é forte por aqui com direito a uma boa e ruidosa trovoada.
Meire Ruiz comentou
Sandra, por aqui ele continua "tinindo", mas vejo bem o céu escuro ao norte!
Meire Ruiz comentou
O que me preocupa agora é o vento, desde o começo da tarde está ventando, mas neste momento está bastante forte! Deve ser a chuva que vem daí Sandra :o
Sandra Silva comentou
Oi Meire, onde estou não dá para perceber para qual direção ia. Agora está fraquinha, mas deve ter alagado algumas ruas.
Marcos Passetti comentou
boa noite Sandra Meire....por aqui no interior o dia foi de muito sol e calor... deve voltar a chover na quinta feira por aqui com a chegada de uma frente fria
Meire Ruiz comentou
Gente! Parou tudo, nenhuma brisinha agora! :o Acho que foi um vendaval de despedida rsrs
Sandra Silva comentou
Chuva mesmo está lá no Rio Grande do Sul.
Anderson Bryhan comentou
Santa Catarina também chove bastante! Aqui em Lages (SC) tivemos a Máxima do dia na casa dos 28ºC às 16:30. Quando começou a chuva a temperatura despencou para 19ºC. Em 4 horas de chuva, já temos acumulado 50,8 mm. Neste momento, Temperatura atual 19.9ºC. Continua chovendo! Abraços á todos!
Marcão comentou
Aqui em Nova Santa Rita/RS na Grande Porto Alegre, durante a tarde o tempo fechou mesmo, mas ocorreu apenas um pouco de vento e uma chuva fraca. No momento temperatura de 25,7º e umidade em 79%. Está agradável agora á noite.


    21
Thiago      
O vulcão submarino de El Hierro resolveu agitar-se logo hoje e agorinha! Mas que dia turbulento! [Ver site]
Jota Jota comentou
Vai um gráfico colega?


    22
Enio      
São Benedito-CE, 17:53, tempo nublado e chuviscos,umidade 75%, temperatura 23º, nada de anormal até agora.
Maurent comentou
Boa noite a todos que fazem o RG, em Natal-RN, a teperatura é de 27°C, Pancadas de chuva próximas, Sensação de 29°C, Vento: de Leste a 27 km/h, Ponto de orvalho: 22°C, Umidade: 74% Fonte: [Ver site]


    23
Deniset      
Boa noite Globais!Foto atual " Aurora Boreal" na Laponia


    24
Deniset      
Link para os amantes "Aurora Boreal"Aurora Sky Station [Ver site]
Sandra Silva comentou
É um show após o outro. O Sol faz a festa e enfeita de luzes nosso planeta. Belas imagens que estamos tendo a oportunidade de ver. Se isso for só o começo do ano que caminha para a máxima desse ciclo solar, imagino o que teremos de pituras nesses céus.
Meire Ruiz comentou
Amei! :)


    25
Sasv      
Sol é Famoso por aqui hehe . Para quem quer dar umas Vista por onde andam as auroras aqui [Ver site]
Sasv comentou
aproveito para postar : Terremoto no Norte de Italia as 23.43 Minutos Hora portuguesa de 4.1, Ainda não a Noticias sobre o mesmo !
Sandra Silva comentou
Estou procurando informações é sobre a República Dominicana, a placa Caribenha está "tremulosa"..rs como diria um amigo nosso.
Meire Ruiz comentou
Sandra aqui [Ver site] tem algumas notícias sobre os terremotos na República Dominicana, ao menos 5 escolas e 9 casas foram afetadas. O da Itália foi bem raso, 6km...
Meire Ruiz comentou
Olhando a imagem da localização da Replubica Dominicana, dá-se a impressão de que é tão vulnerável :( A placa Caribenha se move 16mm ao ano, certo?
Sasv comentou
Procurei e não encontrei qualquer Informação de danos na Italia embora não tenha sido Forte, mas como foi bastante a Superficie temi alguns Estragos, mas pelos os Vistos não houve Nenhum na Republica Dominicana não encontrei nada Também. Abraços!
Sandra Silva comentou
Obrigada Meire. Estava observando após o terremoto de ontem que nesse início de ano já é o terceiro terremoto acima de 5., sem contar as várias réplicas. Tinha lido que a população está preocupada com a possibilidade de um mais forte, com esse último o medo de que isso ocorra parece que aumentou. A pergunta que fazem é o quanto estão preparados.
Sandra Silva comentou
O problema ali vai além da placa, tem um complexo sistema de falhas que tem movimento de escorregamento e compressão, se movendo a 7mmm por ano. As placas são 20mmm. Essas falhas parecem cortar a Ilha ao meio. Aqui tem uma matéria do Aplo 11 da época do Terremoto que devastou o Haiti, explicando sobre isso. [Ver no Apolo11] ... Agora vou indo, senão amanheço por aqui..heheh. bjins para todos.


    26
Joai      
Senhoras, Senhores, tem alguma coisa errada: tem todo um alarde sobre tempestades solares informado como muito forte, Os gráficos não dizem a mesma coisa e é a segunda vez que acontece isso em um curto espaço de tempo, ou a técnologia disponivel é muito falha e imprecisa ou então as informações apresentadas são sem estrutura alguma e alarmistas, ou essa moeda tem mais que duas faces????????? Eu, pessoalmente sei quase nada, mas, é só ler as postagens e comparar com os gráficos para que no mínimo se ache estranho. ???? e então!?
Marcão comentou
Boa Noite, o evento está em andamento, ocorrendo dentro de uma certa normalidade já prevista, não vejo alarde, vejo várias fontes oferecendo informações bem precisas. Devemos nos basear em sites oficiais para obter informações confiáveis. Sou leigo no assunto, porém estudioso, realizo muitas pesquisas, sendo alguns como o Apollo11, Painel Global, NASA entre outros.
Meire Ruiz comentou
Correto Marcão!


    27
Sasv      
[Ver site] Tempestade Solar Obriga a Desvios de Voos Nos Estados Unidos Fonte em Cima !
Sasv comentou
Sim a Mesma que chegou... e ainda falta a Outra para Chegar . Abraços !
Meire Ruiz comentou
Obrigada pela informação.
Sasv comentou
Não tem de que lolol , obrigado pelas as vossas também
Thiago comentou
Aproveito o post para perguntar se alguém pode me explicar o que indica esse índice de velocidade no gráfico ao lado? Minha dúvida é que nos publicados no POST 374 essa velocidade era zero!
Thiago comentou
Perdão, zero no gráfico, pois o menor é 300!
Anônimo comentou
Thiago, a velocidade que postei no 374 estava marcada na página da atividade solar aqui do PG. Outros marcadores de outros sites indicavam a mesma velocidade. Mas parece que no gráfico a velocidade marcada era menor. Acredito que quem acompanhou pelo monitor global perdeu algumas informações... como eu. Agora a velocidade está marcando 540km/s e a pressão tá alta...
Thiago comentou
Então colega, o pico será hoje!
Thiago comentou
Marina, como disse nosso colega Jota, o POST 388 continua como simulação! Realmente a pressão tá aumentando!
Thiago comentou
ops, POST 389!
Anônimo comentou
É, foi isso mesmo. Não consegui acompanhar tão bem quanto ontem. Mas pelo que ví, acho que o pico foi por volta do meio dia. Fiquei entusiasmada. Pela primeira vez consegui acompanhar início, meio e fim de uma tempestade geomagnética. Mas o sol ainda não está de todo calmo. Nem acredito que vá ficar...
Sasv comentou
Ainda vai Demorar Marina Born, Pois o sol só irá alcançar o seu máximo de actividade em 2013! Abraços
Anônimo comentou
É.. to sabendo... Mas isso não significa que ele vai ter atividade constante até lá. Se fosse isso tava todo mundo ferrado, rsrs... Pra te falar a verdade, em um ciclo de 11 anos, esperava que o sol começasse a se agitar mais cedo. Afinal, pelo que acompanhei durante o ano passado ele se manteve relativamente calmo. Ou to errada? abraço..
Sasv comentou
Esta Errada o Sol vai ter Movimentos e Tempestades Intensas quase uma vez por semana, mesmo assim esta calmo. No ano Passado houve umas boas Tempestades Solares o Kp chegou mesmo a atingir várias vezes o kp 7! Bom Para ficar com já com alguma Informação sobre o sol, ele neste Momento esta com explosões dia sim dia não mas claro que nem todas vem em Direcção a Terra. Mas este ano já houve Duas fortes em Nossa Direcção e uma outra que passou muito perto... e ainda vamos apenas no mes de Janeiro... Este ano espera-se que haja um Grande Numero de Tempestades Solares!
Anônimo comentou
Obrigada Sasv. Então, tive essa impressão pq no decorrer do ano passado ví várias vezes o índice KP em 0 e 1, pra te falar a verdade foi a grande maioria das vezes. Por isso fiquei com essa impressão... Mas não pude acompanhar nada com muita frequencia. de qualquer maneira, agora já deu pra ter uma idéia legal de como andam as coisas.



Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2019
Política de Privacidade