Dias   1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |
16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 |


    1
ORTIZ      
Não entendo porque o índice Kp está em 6, se não estamos recebendo CME de alta densidade. Alguém sabe? (veja: [Ver site] )
Danica comentou
Ortiz também gostaria de uma explicação mais técnica do Everton e/oou Meire. Pelo que eu entendi apesar de ter tido uma fraca explosão (classe C), tinha um filamento que foi "solto" junto com essa explosão. Portanto, com tudo isso a EMC ficou mais carregada. Resumindo: Estou tão confusa quanto você. Talvez seria interessante sabermos a diferença de uma simples explosão, um flare com o filamento. Uma coisa esta junta a outra ou podem vir separadas? O indice Kp chegou a 6, e chegamos a ter G2.
Sel comentou
Deixo a postagem CME [Ver site]
Danica comentou
Mas SEL essa CME é de hoje... Não foi essa (acredito!). Porém independente disso todas fora classe C. (tanto essa quanto a do dia 18/19)
ORTIZ comentou
SEL, pelo que vc apresentou nesta animação, dia 26/04 as 19:00 UTC vamos receber uma boa carga... Preparem o protetor solar (já viram que eu vou perturbarm né? Tô em casa atôa!)
ORTIZ comentou
Danica, sua foto é linda no perfil... rsrsrss
Danica comentou
Obrigada! Eu sou doceira, rs. E chocolotra.
gagupa comentou
Pessoal, também não entendo muito sobre o assunto, mas se puderem me ajudar agradeço muito. Estava olhando o [Ver site] , e reparei que o tempo que uma EMC atinge a Terra é sempre de algumas Horas (6h a 14h), porém esta que estamos recebendo vai durar +/- 6 DIAS! Nunca tinha visto uma EMC nos atingir por tanto tempo. Alguém poderia me ajudar a entender? Obrigado.


    2
MiguelSousa-Portugal      
Vida selvagem: Avistada orca branca adulta pela primeira vez - Uma equipa de cientistas avistou uma orca branca adulta na costa de Kamchatka, no este da Rússia. [Ver site]
Gabriel comentou
Interessante precisamos saber mais sobre essa espécie de Orca :)


    3
MiguelSousa-Portugal      
Inovação: Criado novo candeeiro solar para iluminar lares dos países em desenvolvimento - O Nomad solar lamp é um sistema portátil de iluminação solar que pretende ser uma alternativa aos candeeiros a petróleo, cuja utilização supõe elevados riscos que vão desde o perigo de incêndio ou explosão à asfixia por inalação de gases tóxicos. [Ver site]
ORTIZ comentou
Boa dica, Miguel. Vou tentar comprar uma para testar. Por acaso, este síte me abriu a possibilidade de receber dados de CÉLULAS-FOTOVOLTÁICAS. Se tiver mais neste sentido, manda pra gente. Obrigado.


    4
MiguelSousa-Portugal      
Uma equipa de cientistas britânicos divulgou um mapa geológico de África onde se verifica que este continente está sobre grandes reservas de água subterrânea. Os maiores aquíferos localizam-se no norte. [Ver site]
ORTIZ comentou
Certa vez lí um artigo que consta que abaixo do RIO AMAZONAS corre um rio subterrâneo maior que o Rio Amazonas. Se alguém tiver subsídios técnicos como este do Miguel, favor me re retornar. E tem gente que ainda diz que vai fatar água no mundo!
mary comentou
Eu ja' vi na Planet Science aqui na Gr, um documentario sobre essas reservas de aguas subterraneas na India, onde a populac,a'o capta agua apos escavarem buracos do tipo poc,os... e unem esses poc,os atrave's de tu'neis subterraneos... e' maravilhoso.
ORTIZ comentou
Àgua mineral...


    5
MiguelSousa-Portugal      
Estudo: Descoberto primeiro caso de cultivo de plantas não-alimentares por parte de animais não-humanos - Uma equipa internacional de cientistas chegou à conclusão que o facto de os pássaros machos de espécies da família aves Ptilonorhynchidae usarem frutos de Solanum ellipticum na construção dos caramanchões usados nos suas exibições sexuais que rapidamente descartam quando perdem o ar fresco, resulta no crescimento mais frequente desta espécie de planta nas imediações das zonas que habitam. [Ver site]
Luciana comentou
Boa tarde a todos, e falando em natureza veja o espetáculo do rio negro e solimões, ambos correm lado a lado por 14km sem se misturar isso acontece devido ao seguintes fatores: a diferença entre a densidade a temperatura e a velocidade da correnteza.O Rio Negro de cor escura com temperatura de 22°C, cuja cor se explica pela decomposição do material orgânico em suas margens e pela presença de uma rocha de nome uatumã, corre a cerca de 2 km/ h. Já o Solimões cujo aspecto é barrento com temperatura de 28°C, que nasce nos Andes e vem descendo com grande velocidade carregando sedimentos, flui com velocidade entre 4 km/h e 6 km/h.
Luciana comentou
Quero parabenizar a ADM do Painel Global e APOLO11, pois não existe site melhor para fazer pesquisas e encotrar as respostas corretas e atualizadas, semana passada meu filho precisou fazer uma pesquisa de geografia e não conseguia encontrar um altas completo com todas as informações , então eu disse a ele do Apolo11 e foi aqui que ele encontrou tudo e muito mais do que precisava, obrigada a todos. [Ver no Apolo11]
mary comentou
Adorei seu post sobre os rios Negro e Solimoes Luciana! pessoal como sempre escrevo sem acentuacao devido ao lap top aqui.... meio analfabeto..r.ss boa noite daqui da GR a todos.


    6
Administrador      
Olá pessoal. Para constar: Um tremor no solo do município de Lapão, distante 12Km de Irecê (BA) assustou os moradores no último final de semana. Inclusive a Defesa Civil foi acionada. De acordo com o "Jornal de Luziânia", essa não é a primeira vez que isso ocorre. Em agosto de 2008, enormes rachaduras de até um palmo de espessura danificaram diversas residências e propriedades rurais. Na época levantou-se a hipótese de que haveria rios subterrâneos na região e a erosão da água ao longo dos anos teria provocado um deslocamento das rochas. Outra hipótese que foi levantda é de que o tremor havia sido provocado pelo extração de água do solo através de poços artesianos. (Agradecimento: Roberto Silva por email)
LucianoSC comentou
Boa tarde. Acredito na primeira hipótese, principalmente se confirmar a presença das rochas calcáreas na região, que permitem a percolação das águas entre as mesmas.
Gabriel comentou
Qual foi a magnitude do tremor?
everton dos santos comentou
O tremor em Lapão foi de magnitude 2.8°, às 11:40 (hora local) de domingo, dia 22. E ontem, dia 24, ocorreu um tremor de 3.1° em Estrela do Norte (GO), por volta de 22:40(hora local). Fonte: OBSIS
Administrador comentou
Valeu Everton!


    7
ALE ODA      
Alguém poderia me esclarecer mais acerca do objeto estranho encontrado no Anel F, ao redor de Saturno? Acabei de ler uma reportagem, contudo seria interessante saber um pouco mais... grata
Administrador comentou
Ao que parece são pequenas bolas de gelo que ficam no entorno do anel e que produzem pequenos jatos de água quando colidem com os objetos que formam o anel.
ALE ODA comentou
grata pelo retorno!


    8
Joai      
Boa noite! Indice KP "vermelho" vento solar acima de 600 Km Seg. este modelo mostra grande atividade solar, alguem tem mais informações. [Ver site]
Joai comentou
ja aparecendo no soho [Ver no Apolo11]
Meire Ruiz comentou
Estamos passando por tempestade geomagnética, o índice em KP5. Há possibilidades de Auroras!
Meire Ruiz comentou
Perdi todos meus links dos favoritos, entre eles os de Auroras ao vivo, quem tiver pode me passar? Obrigada! :)
Joai comentou
Meire, sabe algo sobre a emc de hoje mostrado no link acima?
Meire Ruiz comentou
Joai, estou tentando abrir o link, meu pc está lento...
Meire Ruiz comentou
Oi Joai, pelo gráfico, a EMC C3.7 de hoje vem em direção a terra chegando dia 26. Note que hoje, a cor verdinha do gráfico passa pela terra, mostrando a densidade do plasma, por isso o kp aumentou. Vou pedir ajuda do Everton, Ana ou entendidos para que me corrijam :)
everton dos santos comentou
Sobre a EMC citada pelo Joai, é esperada ao menos tempestade geomagnetica KP5 p/ o dia 26. No caso, foi originada em um flare C2 ontem, dia 24, por volta de 18:00. Ela não foi muito densa, como podem ver nesta animação. [Ver site] Pode ser uma tempestade intensa como a de ontem ou não. Amanhã tento postar algo mais.
Meg comentou
Boa Noite a todos!! Meire eu tenho esses Sites de auroras [Ver site] [Ver site] [Ver site] Boa Noite a todos!



Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2020
Política de Privacidade