Dias   1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |
16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 |


    1
Glauber      
Natal-RN hoje esta com sol de ir a praia depois de 2 dias de chuva intensar com direito a relâmpagos e trovão que são fenômenos raros de acontecer aqui.


    2
KarlSteg      
Bom Dia. Como vi que alguns colegas se interessaram pela dica do site da Estação Neumayer na Antártica, é só procurar no google ou direto na Wikipédia por "Lista de estações de pesquisas na Antártica". Tem muitas que podem ser acessadas, com informações detalhadas de cada uma. Alguns links estão quebrados, mas deve ser momentâneo, pois até fevereiro estavam perfeitos.


    3
Thaís C.A      
Bom dia a todos, tirei esta bela foto hoje bem cedo, o céu estava espetacular aqui em Pirenópolis-GO
Marcos Passetti comentou
belíssima....
Thaís C.A comentou
muito lindo mesmo
StarchildAninha comentou
Fantástica! parabéns pela foto.
Danica comentou
Nossa, parabéns! Divina a foto.
R.SIMIONI comentou
Thais, fiquei impressionado!! belíssima fotografia!! alguém poderia nos dizer que tipo de nuvens são estás? quero dizer qual seria o nome dado a esta formação? nunca tinha visto nada igual!!
Rodrigo Rossi comentou
Parece ser Altocumulus. Belíssima foto Thais!!
Glauber comentou
acho que são nuvens Altocumulos. Não tenho a certeza.
R.SIMIONI comentou
Glauber e rodrigo muito obrigado a informação de vcs me levou a pesquisar " Estudo de nuvens! foi me aprimorar mais neste assunto! grato!
Marcos Passetti comentou
ola amigos...parece se tratar de stratocumulus
Vania C. comentou
Linda Foto!! Parabéns!
Fernando Oliveira comentou
Linda foto! Presenciei algo parecido em BH ontem no cair da noite, mas não tão incrível! Parabéns!
Gui bnu comentou
O bom dia da mãe natureza. Fenomenal!
Renê comentou
Linda foto ! E realmente como disse o Glauber, se trata de nuvens Altocumulos. Este tipo de agrupamento também é conhecido como céu encarneirado pois parece com um monte de carneiros agrupados. Certamente alguma frente fria está se aproximando. Abs
Thaís C.A comentou
Muito obrigada!Adoro registrar estes momentos mágicos, hoje de manhã fiquei muito admirada ao olhar o céu,também fiquei curiosa para saber que tipo de nuvens eram estas.
Thaís C.A comentou
Vou postar mais uma:


    4
Glauber      
acho que são nuvens Altocumulos. Não tenho a certeza.
Glauber comentou
mil desculpas era pra ser na foto de baixo.


    5
everton dos santos      
Boa tarde! Os sites events.slooh.com e virtualtelescope.eu/webtv estão com transmissão do eclipse lunar! São boas opções para acompanhar o ápice, como mostra o texto do Apolo11 [Ver no Apolo11]
Rejaine Monteiro comentou
E como foi informado pelo Rogério no Mirante-Apolo11, hoje também teremos Saturno bem do ladinho da Lua, o que deverá render belas astrofografias! Ahhh, se eu tivesse um telescópio... Ainda assim, valerá a pena admira-los, mesmo a vista desarmada.


    6
Nori      
Olá a todos: Aconteceu grande liberação de enegia na mancha solar 1727???
Danica comentou
Nori comentou
Agradecido Danica!


    7
Tiago Henry Harder      
Olá Pessoal!!! Estava dando uma olhada no photojournal do site do JPL da Nasa e encontrei essa foto tirada pela sonda Cassini em 27 novembro de 2012. Muito interessante a formação de um hexágono no polo norte de Saturno. No apolo11 também tem matéria interessante - data de 11/12/2009 e 14/10/2008
MANOEL comentou
Bela foto mesmo!!!
KarlSteg comentou
Aproveitando a deixa, estive dando uma olhada no site do link que o Mauricio deixou lá embaixo inovacaotecnologica.com.br, sobre um foguete com motor a fusão nuclear, poderemos em alguns anos chegar a ver "in-loco" estas maravilhas criadas pela natureza no universo.


    8
Klaus      
Nessa epoca do ano é comum a presença de halos lunares, geralmente eles tem a forma de um circulo em torno da lua, mas existem os halos elipticos que são bastante raros. Só estou escrevento isso porque hoje se iicia o ciclo da lua cheia e halos lunares podem aparecer, mas se alguem presenciar um halo eliptico tire uma foto, não é sempre que isso acontece Ok. A foto ao lado foi tirada em 22 de abril por alguem chamado Darryl Luscombe de Sointula, British Columbia. A imagem é do spaceweather
Klaus comentou
Correção: onde se le "ciclo lunar" entenda como "fase lunar" Grato
Glauber comentou
a Lua ainda agora aqui na minha cidade tava com esse circulo. so que achei feio e esperei sair pra tira uma foto na verdades varias fotos. essa e uma
Klaus comentou
Achou feio...entendi !
Fernando Oliveira comentou
Há dois dias eu presenciei um halo redondo. Klaus, pode me explicar por que esse efeito ocorre?
Klaus comentou
Ola Fernando Nessa época do ano é comum a presença desses halos ou anéis em torna da Lua. Eles acontecem quando nuvens altas (cirrus) estão à bem altas na atmosfera. Pequenos cristais de gelo na atmosfera criam esses efeitos (halos) devido as propriedades refração e reflexão da luz. Esses cristais de gelo tem forma hexagonal e quando a luz passa através destes cristais, ela é desviada por duas vezes, resultando em ângulos de desvio variando de 22°a 50°. Esses halos as vez são coloridos (azul e vermelho) é só lembrar das experiencias com prisma e a decomposição da luz. Dai esses Halos...Abraço


    9
t.st      
Boa Noite! alguém tem noticias se o cargueiro Progress M-19M conseguiu consertar a antena e acoplar a Estação espacial
Rejaine Monteiro comentou
Ola t.st... A nave de carga russa Progress foi acoplada com sucesso nesta sexta-feira na Estação Espacial Internacional (ISS), apesar de uma falha técnica registrada dois dias antes da operação(...)A antena do sistema de aproximação automática não pode ser acionada, apesar de repetidas tentativas, o que levantou preocupações. A operação, que ocorreu em regime automático, durou quase 10 minutos, um pouco mais do que o habitual, e foi concluída às 12h34 GMT (9h34 no horário de Brasília) Fonte: Terra Noticias
t.st comentou
Grato pela resposta, abraços!!


    10
Debora7      
Boa noite, em Guaratinguetá tempo maravilhoso, 17º umidade 82%, vento 11km.. e uma linda Lua registrada ás 22:37 Canon sx30 iso 80 modo manual .
Denilson comentou
Belas fotos.... A lua e a sua....
Marcelo Fernandes comentou
Valeu!


    11
Luiz Gustavo      
O Sol começou a se mostrar essa ultima semana. E Pelo monitor, velocidade alta do Vento Solar 578, mais aumaneto do tamanho das manchas e atividade de Ejeção elevada, poderiam indicar a chegada do Pico. Será que as previsões da NASA estão corretas, e agora em maio veremos tormentas solares nunca vivenciadas na história do mundo tecnológico?
Nori comentou
Olá Luiz Gustavo: É..Pode ser. Espero que não, mas não vamos fugir da realidade. Um dia isso acontecerá e aí... O máximo solar vai testar nossa tecnologia, avançada, mas frágil.
Danica comentou
Luiz Gustavo, tormentas solares nunca vivenciadas na história do mundo tecnologico??? Bem, eu desconheço publicaçao nesse sentido. De qualquer forma vale lembrar que o ciclo 24 esta muito aquém do que foi imaginado. E o menor ciclo em 100 anos até o momento.
Luiz Gustavo comentou
Sim Danica a NASA fez estas declarações, baseados no ultimo Evento Carrington, e foi pra esse ano!
Klaus comentou
Bom dia Como disse a Danica, o atual ciclo solar(24) é bem atipico e o de menor atividade dos ultimos 100 anos. Alguns pesquisadores como o O físico solar Dean Pesnell do Goddard Space Flight Center falam em um possivel duplo pico solar em 2013 e ínicio de 2014, algo que não é incomum. O ciclo de manchas solares nos hemisférios do sol nem sempre são iguais. No ciclo atual, o hemisferio sul tem apresentado um pequeno numenro de mancas solares ao contrario do hemisferio norte (voces do RG ja devem ter observado esse fato). Se começar ocorrer um aumento de manchas solar no henisferios sul, é um possivel indicio, VOU REPETIR, é um possivel indicio de que esse duplo pico solar pode acontecer. E quanto a essas "tormentas solares nunca vivenciadas na história do mundo tecnológico" eu desconheço totalmente. Obs: A media do numero de machas solares no atual ciclo esta bem abaixo das previsões.
Danica comentou
A comparação foi feita por que em 1859 se esperava um ciclo abaixo da média, assim como o ciclo 24, e mesmo assim tivemos o E. Carrington. O artigo fala sobre isso, que mesmo em um ciclo "fraco" há a possibilidade de atividade significativa no sol. Tendo que pensar em todas hipóteses veio a tona em questão: uma atividade como aquela nos dias atuais. Porém, hoje temos mais dados e estudos do sol, portanto a prevenção também é bem melhor. Existe inclusive um projeto chamado Solar Shield que identifica perigo de falhas na rede elétrica. Com isso há a possibilidade de ter o desligamento durante algumas horas para não termos problemas. Então o termo "nunca vivenciadas na história do mundo tecnológico", analisando por esse ângulo é correta, mas as vezes penso ser um tanto confusa também. Dependendo da maneira que se lê pode parecer catastrófica, mas a verdade é que sempre vai ser assim. A cada ciclo vamos estar tecnologicamente mais avançados e mais dependentes também da tecnologia espacial. Por outro lado, também mais avançados no que diz respeito a prevenção
Danica comentou
Lembrando que não foi uma previsão e sim uma hipotese dentre tantas outras. Talvez eu esteja me confundindo no conceito real de previsão e hipotese, mas acho que deu para entender.
Luiz Gustavo comentou
A Própria Nasa já havia adiado o pico do ciclo para setembro. Só nos resta observar a beleza do Astro Rei. Por ser atípico parece mesmo imprevisível, não há o que temer. Ainda que aconteça outro evento da magnitude de 1859, não sofreremos, apenas os aparelhos eletrônicos. Não estou preocupado. Foi só um comentário, baseado nos relatórios da Nasa.
Luiz Gustavo comentou
Corretísssimo Danica. Em hipótese alguma expus o termo como sinal de catástrofe, até pq os relatórios da Nasa só dizem respeito aos EUA, não falam sobre consequências em outros locais e se falam, não foram expostos nos meios de comunicação. UM exemplo disso é a reportagem leviana do fantástico, dizendo que o Brasil é blindado contra tais eventos, sendo que nosso país está boa parte dentro da AMAS.
Astroman comentou
Lembrando sempre que a NASA não é Deus e não é infalível. A ciência que estuda o sol é recente e o painel que votou quanto ao pico deste ciclo não foi unânime e a votacão quanto a quando seria o pico foi de 7x6. Além disso foram apresentados 30 modelos diferentes se propondo a analisar o ciclo. Portato, as previsões de atividade solar são imprecisas e a margem de erro não é desprezivel.
Danica comentou
Astroman, todos sabemos disso. A proposito, já disse aqui antes e continuo com a mesma opinião. Para mim o pico do ciclo já até aconteceu. Mas, obviamente, eu prefiro continuar observando e de preferencia quero que as previsões da NASA estejam todas corretas. Inclusive, neste ano a NASA publicou mesmo que indiretamente sobre a remota possibilidade de um inicio de uma mini era do gelo. Foi bem timido, mas ela publicou! Gente, to falando de "possibilidade". A previsão é exatamente a que o Klaus citou abaixo.
Astroman comentou
O todos fica por tua conta né Danica?
Danica comentou
:-)
Rejaine Monteiro comentou
Só sei que nada sei! rsrs Brincadeiras a parte, todo dia aprendo um pouquinho com vocês, mas como o meu passo é lento, posso dizer que estou ainda no "nível-fraldinha" de conhecimento ,o)
Danica comentou
Gente, ha um erro grave na minha postagem abaixo. No lugar de mini era de gelo na verdade tem que ser colocado um novo "minimo de maunder".



Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2019
Política de Privacidade