Dias   1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |
16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 |


    1
Klaus      
A Nova região de manchas solares 1882, produziu uma erupção solar classe M2.9 moderada às 03:02 UTC de hoje, sexta-feira.
Administrador comentou
Olá Bom dia! Parece que tivemos um Classe-x agora pouco. O Sol deu uma acordada!
KarlSteg comentou
X 1,7 as 8hs UT. Está esquentando.. Quando foi a última classe X ?
KarlSteg comentou
fonte NOAA - Alerts Issued in October 2013 [Ver site]
Administrador comentou
Novo alerta emitido pelo PGCast: [Ver no Apolo11]
Loyola comentou
Como entendo quase nada deste assunto, em comparação com aquela noticiada na terça feira pela Apolo11, qual a mais forte?
Administrador comentou
Esta última é bem mais forte. O gráfico está em Watts por metro quadrado.
Administrador comentou
Os raios-x não atingem a superfície da Terra, pois são bloqueados na alta atmosfera. Imagine uma área do tamanho do Brasil, com 8 milhões de km quadrados, sendo atingida por um flare penetrante de raios-x de 10^-4 Watt por metro quadrado!
Klaus comentou
A nova região 1882 ja produziu um classe M2 e agora esse classe X1.7
Administrador comentou
Se meus cálculos estão certos, um flare classe X1 entrega em uma área do tamanho do Brasil nada menos que 800 megaWatts. Área do Brasil = 8×10^12 de metros quadrados. Um flare X1= 10^-4 watts por metro quadrado. (8×10^12) * (10^-4) = 800.000.000 watts. Me corrijam se estiver errado!
Klaus comentou
O que impressiona tambem foi o pico de fluxo solar de aproximadamente 610 sfu.
M. Ianner comentou
Bom Dia Rogério, pelas informações que eu tinha, os raios X e além deles, muito mais preocupante os raios gama, são bloqueados até certo ponto, dependendo da intensidade de suas emissão. Realmente não sei se isto incluiria este tipo de evento mas depois de um certo nível e pela repetição de eventos sginificativos em curto espaço de tempo sempre deve passar alguma coisa pelo bloqueio, o que torna a possibilidade bem preocupante sobretudo pelo raios Gama. Estou errado?
Klaus comentou
Rogerio nesses dados que tu mostrou ai sobre a potencia em watts, não tem como saber o tempo, ou tem ? Em caso afirmativo poderiamos saber o valor em joule, e como 1 Joule = 1 kg m² / s² teoricamente poderiamos saber a quantidade de massa que foi transformada em energia...É só pra complicar um pouquinho....OK
Administrador comentou
Olá Klaus, precisaria pesquisar mas não deixa de ser interessante! Ianner, os raios-gama também são absorvidos nas camadas mais elevadas e não chegam à superfície. A não ser que seja uma explosão cataclísmica, com emissões absurdas. Por isso que é preciso enviar satélites ou balões muito alto para estudá-los.
Danica comentou
Boa tarde a todos os globais. Outra atividade: X2.1 na mancha AR11882 as 14:55UTC.
Administrador comentou
E lá vem outra explosão na 1882: Uma poderosa X2.1!!!! Quanto tempo!
Raphael Cozzi comentou
Olha ai, Alisson David !
Meire Ruiz comentou
Uau!!
Alisson David comentou
Nossa, eu falei sobre isso hoje 0.o


    2
tavinho      
Alguém tem alguma informação sobre um novo Asteroide? O "MASDA1" ,segundo as primeiras medições, sua aproximação estimada 0,05 UA, que o incluiria na classe dos potencialmente perigosos, conforme publicado pela Agência russa RIA Novost.


    3
M. Ianner      
Astrônomos descobrem novo sistema solar, semelhante ao nosso, a cerca de 2.500 anos anos luz da Terra. Esta descoberta foi praticamente simultânea com dois grupos trabalho de pesquisa de exoplanetas. [Ver site]


    4
Taís      
Uma nova erupção foi relatado por KVERT no vulcão Zhupanovsky ontem à noite tornando-o o sexto vulcão a entrar em erupção em Kamchatka este ano. A última erupção do Zhupanovsky ocorreu em 1959.- [Ver site]
tavinho comentou
Será que tem ligação com os eventos solares?
Taís comentou
Não Tavinho, grandes erupções ocorreram também quando o sol estava quietinho.


    5
Alisson David      
O que esperar não esperando nada? Pensei que este ano seria um show de espetáculos no céu, a mídia mobilizou ano passado em rechear o ano de 2013 como o Ano Astronomico. Falaram tanto do cometa ISON que a nasa ja admitiu que ele pode causar a maior decepção e desintegrar. Falaram tanto do Ápice solar, até disseram que o tal do Julian Assange criador do wikileaks dizia que em setembro teriamos uma tempestade solar catastrófica. O Ápice Solar também deixou a desejar, imaginava que o SOL estaria agitadíssimo este ano. Para surpresa de todos como sempre, mais um ano normal nesta grande esfera celeste. Tivemos uns eventos de meteorito, cometas observados, algumas descobertas no universo. Mas nada que o mundo se preocupasse. Ao contrário disso, não só o brasil mas em outros países do mundo virou tudo uma confusão só. O povo nas ruas. Me pergunto e céu? E o universo? E o tão famoso ÁPICE SOLAR? Ja estamos em novembro e pelo visto este ano passa normalmente como outro ano, só a mídia que enriqueceu dimais para efeito de propaganda? Vocês que acompanham o painel a algum tempo, o que acham? Vamos conversar.
Raphael Cozzi comentou
Mais ou menos. Temos que lembrar do meteoro que caiu na Rússia, no começo do ano. E sobre o ápice solar, pelo que temos visto nas últimas 72 horas, quem sabe pode estar começando agora!
Administrador comentou
Alisson, tudo precisa ser interpretado. Se você tivesse um telescópio de grande porte e olhasse para o céu todo o dia com ele, iria estar dando pulos de alegria e achando que 2013 é o ano dos cometas pois tem diversos deles sendo observáveis. Entre os astrônomos, ISON e Lovejoy estão dando um verdadeiro show!
Administrador comentou
Olha essa animação do cometa Comet C/2011 W3 (Lovejoy). Não é um espetáculo?
Leandro Santos comentou
Boa tarde Alisson. Concordo com tudo o que disse. Vivemos em uma época tão “elétrica” que tudo o que se passa parece que já foi visto ou noticiado, então acaba perdendo a graça. E quando aparece alguma coisa diferente como o meteorito da Rússia, se torna um bumm de informação por todo o mundo e em menos de uma semana ninguém toca mais no assunto. No caso do ciclo solar e de ISON é como se estivessem fazendo marketing para pegar você para informações que ainda irão acontecer. Não estou falando da capacidade dos cientistas, mas sim de como a mídia trata as informações e justamente por ser tudo uma normalidade como você mesmo disse acabamos criando em nossos subconscientes situações para sairmos da mesmice. É por isto que acompanho o PG todos os dias, pois vejo aqui informações que me dão a base sólida das informações que temos pelas mídias afora.
ORTIZ comentou
Perfeito Alisson, até que enfim uma alma viva se manifestou. Eu fui um daqueles que, baseado nos informes dos astrônomos, propaguei estas informações, e agora me sinto mal quando me perguntam: "Cadê o ISON que teria uma luminosidade maior que a Lua?". E a inversão polar do Sol? Cadê as explosões solares? Eu gostaria também de ver aqui um debate sobre o assunto. Também foi divulgado pela mídia da futura queda de um corpo em Marte em 2014, poderemos acreditar?
lecoflor 1 comentou
hehehehehehe hilário....
Administrador comentou
Bem, é importante separar as coisas e saber interpretar o que se lê. 1 - Em nenhum momento, qualquer site sério disse que ISON brilharia mais que a Lua cheia, mas que tinha potencial para isso. Essa informação foi divulgada há mais de um ano, logo que o cometa foi descoberto e algum tempo depois já se especulava sobre isso não se concretizar. No Apolo11, seguidas vezes dissemos "nenhum astrônomo, amador ou profissional, coloca a mão no fogo por isso". 2 - Assim que foi descoberto, o cometa Siding Spring tinha chances de colidir com Marte, não porque os cálculos mostravam isso, mas porque o limite inferior de aproximação ainda tinha incertezas. Depois de mais observações, o shape da órbita foi melhor modelado e o limite inferior foi determinado em 30 mil km, mas o valor nominal, ou seja, aquele mais provável, é de 110 mil km de altitude. No Apolo11 tem diversos artigos sobre isso. Astronomia é assim e quanto mais observações se faz, melhor é a precisão do resultado obtido. De resto é imaginação. É o mesmo que ler a informação postada há 3 dias de que o satélite GOCE vai cair em 12 de novembro. De lá pra cá a previsão já mudou e os motivos já foram largamente explicados. É preciso ler e acompanhar o desenrolar das coisas e não se fiar na primeira informação obtida e esperar as coisas acontecerem exatamente como informado no passado. Isso sim é coisa de profecia sem credibilidade, que não muda nunca, mas também nunca dá certo!
M. Ianner comentou
Alisson, especulação, exageros e desinformação à parte, não foi a J. Assange que DISSERAM ter informações sobre explosão gigantesca. Na verdade imputaram estas palavras ao Edward Snowden, EX-AGENTE da NSA que está exilado na Rússia, ok? Mas os sites que "contaminaram a WEB" com esta notícia eram de péssima reputação, ok? Dos milhares de documentos que ele revelou, existem uma centena de milhares que ainda não foram colocados a público. Dos colocados a público, NENHUM FALA DE EXPLOSÃO SOLAR. Isto te falo por que estes documentos foram colocados a disposição por sites de compartilhamento, estes sim de reputação confiável. Praticamente 100% trata de coisas bem mais escusas.
M. Ianner comentou
Sendo assim, fica impossível confiar em uma notícia que não coincide com aquilo que é humanamente possível conhecer (os documentos revelados por ele).
Klaus comentou
Um sujeito, não lembro o mome, disse: "Eu me responsabilizo pelo o que eu penso e falo, mas não me responsabilizo pelo que voce entende". A frase "eu acredito ou não acredito" nos remete ideia de "crenças". Nas ciencias físicas, químicas e biologicas não existe esse termo "crença". O que existe é uma constante observação dos fatos e no dinamismos com que as coisas acontecem. Alguem poderia prever duas erupções classe X como as de hoje ? Não sabiamos com exatidão a configuração magnética dessa região 1882, portanto fica dificil saber as possibilidades de uma erupção significaiva. Indícios podem levar a argumanetações, mas tudo isso baseado em fatos e não em previsões com cara de profecias sem pé nem cabeça. Se basear em uma unica observação pode levar a equivocos graves e de certo modo a uma decepção infundada. As vezes as pessoas acreditam no que querem acreditar e quando os fatos são apresentados com seriedade elas se revoltam contra os próprios fatos...! Pois é, caro Alison, só peguei um gancho na tua obsevação, esse comentário não é dirigido a voce ou quelque individuo aqui no RG, é apenas uma convesa como voce proprio sugeriu...OK
jvcastro comentou
Alisson, parabens por incitar a discussão. Klaus, resposta brilhante. Como outros, também as minhas crenças, mas este não é o local para debatê-las.
jvcastro comentou
Retificando: Como outros também tenho minhas crenças, mas este não é o local para debatê-las.
Alisson David comentou
Magnifico, respostas fantásticas. Obrigado galera. É bom conversarmos, é um canal muito informativo. Mas perceberam que foi só eu falar e tudo virou do avesso? hahahaahah Ja dizia minha vó! " Não fala se não acontece minino!" hahaahahah


    6
RL25      
Gente, boa tarde, esse tremor no na costa do Japão, pode gerar tsunami?
Magdalini comentou
RL25 esta bem na rota de Fukushima.
phellipef comentou
Consultivo Tsunami em Fukushima.
diegohdm comentou
Caramba.. o governo de lá disse esses dias que a parte mais destruida do predio nao resistiria a um novo terremoto/tsunami.. situação bem grave.
Magdalini comentou
phellipef Tsunami de 1 a 2m já pode provocar grandes estragos na usina. vamos acompanhando!
phellipef comentou
Magdalini comentou
Ok phellipef boa noticia então, ótimo site! Obg
Léo Galvão comentou
Um centro de alerta de tsunami norte-americano afirmou que não há risco de um tsunami após o tremor na região. Fonte: UOL
phellipef comentou
Magdalini, as ondas máximas esperadas são de 1 metro. Uma boia meteorológicas no litoral japonês, registrou um pequeno aumento no nível do mar. Tsunami de 30 cm em Ishinomaki City, Miyagi
phellipef comentou
Pequenos tsunamis de 0,2 m relatos em Ofunato, 0,3 m em Ishinomaki-shi Ayukawa. Houve um pequeno tsunami também em Kamaishi, porém a altura não foi relatada.
Iraci Lira comentou
Phellipef, alguma notícia sobre a usina de Fukushima?
phellipef comentou
Pequenos tsunamis de 0,4 m foram relatados em Soma e Kuji-ko. Não houve nenhum dano adicional a usina de Fukushima, vale ressaltar porém, que podem ocorrer chuvas fortes neste sábado na região devido a tempestade Francisco.
Lailton comentou
Boa tarde, vi relatos por agora e não consegui achar muita informação sobre, no caso então não houve danos a nada com a tsunami ou com o conjunto(Terremotos + Tsunami) todo?
Meire Ruiz comentou
Boa tarde. Um vídeo do momento do tremor.
everton dos santos comentou
Meire, esse vídeo é de 2011 e foi repostado hoje por varias páginas como se fosse atual!
Meire Ruiz comentou
Obrigada Everton!! Outra vez enganada. Desculpem.


    7
     
Um tremor de terra alertou os moradores de várias cidades do Rio Grande do Norte nesta sexta-feira 25/10. O evento teve seu epicentro na cidade de Pedra Preta, mas foi percebido até em Natal, a 149 km de distância, de acordo com informações do laboratório de sismologia da UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte), dois tremores foram registrados na mesma cidade nesta manhã. O primeiro, às 8:09 hs (hora local), teve registrada a magnitude de 3,7 graus na escala Richter. O segundo ocorreu cerca de três minutos depois, e teve magnitude de 3,3 graus. Pedra Preta já havia registrado ontem um tremor de 3,0 graus.


    8
Ana_Paula      
Pôr do sol Piracicaba/SP 19:00 às 19:13hs
Ana_Paula comentou
segunda foto
Ana_Paula comentou
3foto
Ana_Paula comentou
última



Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2019
Política de Privacidade