Dias   1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |
16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 |


    1
Sandra Silva      
Boa noite. Mais um dia chegando no outro dia por aqui. Porém, marcando o ponto para dizer que em Santos o dia foi perfeito. Muito sol, céu azul, calor suportável e agora com uma noite estrelada. Temperatura nos 20ºC e umidade de 77%.


    2
Paulo R. Hames      
Segundos dados de medição por satélite, o Ártico já teve seu mínimo de extensão de gelo em setembro e agora volta a se recompor. No gráfico da figura ao lado, vemos que a linha vermelha, que representa o ano de 2011, está se elevando, mostrando que a extensão de gelo está voltando a aumentar. Mais mapas aqui [Ver site]


    3
MiguelSousa-Portugal      
Bom dia a todos os membros do Painel Global


    4
PattyCalma      
Bom dia RG'S Bom dia SEL Bom dia ADM... Apenas de passagem. Abraçosssssssss


    5
lobatoBHZ      
Foguete russo Proton-M será lançado ao espaço hoje as 11:10Pm,da base russa baikonur,colocará em órbita o satélite chinês AsiaSat-7,satélete este de comunicação asiática,o mesmo irá durar em órbita por 15 anos.


    6
MiguelSousa-Portugal      
Nações dos Himalaias acordam colaboração conjunta nas alterações climáticas - Na ausência de um acordo global para as alterações climáticas, quatro das setes nações dos Himalaias concordaram em trabalhar juntas para lidar com os impactes das alterações climáticas na região. O acordo foi assinado pela Índia, Bangladesh, Nepal e Butão, na Cimeira do Clima por uns Himalaias Vivos. [Ver site]


    7
MiguelSousa-Portugal      
Planetas extra-solares com mais potencial para a vida Investigadores desenvolveram sistema de avaliação para analisar características desses novos mundos Conhecem-se mais de 400 planetas extra-solares e nos próximos anos, com a investigação a crescer nesta área, eles chegarão aos milhares. Para determinar o seu potencial para albergar vida, um grupo de investigadores desenvolveu um sistema, baseado nas ideias de habitabilidade e semelhança com a Terra. Na sua grelha, algumas luas do sistema solar qualificam-se muito bem mas também há três exoplanetas no top ten dos que têm maior potencialidade para a vida. [Ver site]


    8
aurora      
Sistemas Inteligentes da Natureza: fungo copia forma da orquídea, típico caso de mimetismo, filmei no quintal de casa: ¨¨ [Ver site] ¨¨
Ana Dutra comentou
Olá Querida Aurora, que bom que está de volta e recuperada! Gostei do mimetismo, a natureza é realmente incrível!!! Um grande beijo!


    9
Vinicius JPDCL      
Boa tarde! Veja o robô Curiosity sendo instalado no foguete que o levará a Marte


    10
Fabrício Oliveira Carvalho      
Boa Tarde à todos.Novamente vi uma luz passando acima de Júpiter, essa luz tem a aparência de um satélite e parece o Hubble quando é visível a olho nu.É a quarta vez que vejo esse objeto (nas noites a partir do dia 16/11/2011, as noites em que não o vi foi porque o tempo não permitiria)Tentei tirar uma foto mas devido a péssima qualidade do me equipamento fotográfico não consegui.Dados: -16/11/2011 20H53m Elevação por volta de 40~50 graus. -17/11/2011 20H46m Elevação por volta de 40~50 graus. -19/11/2011 20H44m Elevação por volta de 40~50 graus. -24/11/2011 20H13m Elevação por volta de 40~50 graus. Uma simulação (aproximada) da região do céu por onde esse "satélite" passou:
Cristian comentou
eu tbm vi aqui mais no site que vc me mando o hubble estava na minha posição
Fabrício Oliveira Carvalho comentou
O meu comentário foi apagado pensei que tivesse postado bobagem!Mas parece que todos os comentários foram apagados e só ficaram os posts!Rogério o PG está tendo algum problema técnico?
Cristian comentou
sim eu tbm estranhei isso deve ser algum problema
Fabrício Oliveira Carvalho comentou
Deve ser mesmo e na pagina de posts antigos do Pg também não tem nenhum comentário: [Ver no Painel Global]
Fabrício Oliveira Carvalho comentou
Espero que não tenha sido nada grave e que tenha como voltar ao normal.
Cristian comentou
entao ontem eu vi a mesma luz de novo mais nao tinha nada na minha mao pra grava era o mesmo horario que comentei a baixo
Fabrício Oliveira Carvalho comentou
É essa luz está me enchendo!Também não consegui filmar.Vou perguntar no Yahoo respostas para ver se alguém mais viu, para mim poder juntar informações.O pior e que ainda não consegui identificar essa luz.
Administrador comentou
Olá pessoal, ninguém apagou nada. Pode ter havido algum problema técnico. Não tenho como saber. Quanto ao satélite visto, é preciso maiores informações: sentido de deslocamento, Azimute, elevação, Hora UTC, tipo de brilho, etc. Não sei onde onde o Cristian e o Fabrício estão, então é preciso colocar também as coordenadas geográficas. Dizer que viu uma luz no céu não quer dizer nada!!!
Administrador comentou
Reparem também que pelos horários, há uma regressão no tempo em que surge, o que é bem típico de satélite de órbita heliosíncrona.
Fabrício Oliveira Carvalho comentou
Decupe-me Rogério pela falta da informação.Vou postar o máximo de informações que eu tenho: Sentido de deslocamento S-N conforme está imagem que vai no post.Elevação média de 40~50 graus.Azimute 80~40 graus.Os horários que eu passei estão todos de acordo com o horário oficial de Brasilia (e em horário brasileiro de verão).O brilho tinha por volta de 0.0 graus de magnitude.Minhas coordenadas são: Longitude 48°55'2.13"O Latitude 16°17'16.65"S altitude de 1027m (Anápolis Goias).Muito obrigado pela informação do tipo de orbita que eu ainda não sabia.Esta noite realizarei algumas medições para "pegar" dados mais precisos.
Cristian comentou
ah sou de sao carlos sp rogerio mais como nao tinha nada em maos nao deu pra tirar foto
Administrador comentou
Exato Fabrício. Sem dados não dá pra comparar as observações. Cristian, faça como o Fabrício, colocando informações precisas. Você está mais ao sul que o Fabrício. Se for o mesmo satélite, deve ser visto antes por ele e depois, já que o o Fabrício viu ele se deslocar S>N. Comparem os horários. Façam da observação um desafio técnico, com parâmetros que possam ser comparados. Não adianta dizer que viu uma luz no céu. Tá cheio de luz no céu!
Fabrício Oliveira Carvalho comentou
Pior que tá cheio de luz no céu mesmo, eu tenho um caderno cheio dessas anotações.Essa foi a que mais me chamou a atenção pela consecutividade.Essa noite estou com a maquina fotográfica apostos e presa a luneta.Se o tal objeto passar vou filma-lo.Também preparei um astrolábio caseiro um relógio bem ajustado e uma garrafa de café kk.
Administrador comentou
Olá Fabrício. Já sei qual o satélite. Mas hoje ele não vai passar à noite, só às 18h55 BRT. Vai a dica: Tá caindo e deve reentrar no dia 29/11.
Administrador comentou
Um objeto que talvez dê para você ver hojé é o ATLAS CENTAUR 2. Vai passar por volta das 20h15. Experimente: [Ver site]
ORTIZ comentou
Estes debates estão muito bons e me agregando conhecimentos que eu estava precisando. Sugiro que o PG abra uma seção com boletins técnicos, por exemplo: COMO ORIENTAR SEU TELESCÓPIO, COMO INSTALAR UM MOTOR/DRIVE, COMO ESCOLHER E INSTALAR EQUIPAMENTOS – LENTES - FILTROS necessários para se TIRAR FOTOS ou FILMAR artefatos no céu noturno, A exemplo do boletim informativo do Apollo 11, que fala “ATENÇÃO ROTAÇÃO DE 180º LASCO C3... “ ou “EXPLOSÃO SOLAR....”, que é muito bom, por sinal, mas que poderia já ter sido substituído por outra matéria.
Sel comentou
Vou aguardar o resultado de sua observação Fabrício. Abçs :)
Sandra Silva comentou
Fabrício, como é bom ver essas tuas observações e saber dos teus equipamentos. Fico muito feliz, mesmo quando leio os teus posts. E você também Christian, há dias vem falando dessa luz. E Rogério, um Satélite que vai reentrar em 29/11??? Caramba, tinha que ler isso agora..rs A princípio pensei no Fobos-Grount, mas, não era essa a data prevista ... só amanhã para tentar matar essa charada, ou ficar com a Sel, aguardando as observações do Fabricio e do Cristian...rs abr...
Administrador comentou
Puxa, mas é muito fácil. É só ir no Satview e clicar em "Próximas Reentradas".
Administrador comentou
Ou ir na capa do Apolo11. Não precisa nem rolar a página...
Fabrício Oliveira Carvalho comentou
É eu ia tentar, mais infelizmente o tempo não permitiu, o tempo aqui está muito nublado e a visibilidade está péssima (difícil até de ver Júpiter).Rogério este satélite é o SL-16 DEB?Muito obrigado à todos.É esse atlas Centaur 2 acho que já vi uma vez.Foi no dia 26/05/2011.
Administrador comentou
Eba!!! É o o SL-16 DEB mesmo, que levou a Phobos-Grunt. Bate com todos os horários que você viu! :-)
Fabrício Oliveira Carvalho comentou
Então fim do "mistério".Quando ele reentrar será que vai ser visível daqui?Muito obrigado Rogério.


    11
everton dos santos      
Seria mancha de óleo na costa do RJ? Não sei mas é o que parece. A imagem do satélite AQUA desta tarde registrou na região da bacia de Campos manchas que se assemelham a óleo, na altura de Macaé e Cabo frio. E perto de Campos, manchas parecendo espuma. Comparem com a imagem do Golfo do México [Ver no Apolo11] Não tenho como confirmar o que são mas fica claro que tem algo no mar e bem próximo do litoral. Pode não ser nada mas se for óleo, pode ocorrer uma dano muito grave. Eu enviei a imagem pelo twitter da SkyTruth e vamos ver se eles informam algo. Imagens originais: [Ver site] [Ver site]
Professor Rubens comentou
Nossa, mas vc viu isso sozinho ou através de outros? A imagem parece mesmo de mancha e se for realmente é algo muito grave, já estaria perto das praias ?
everton dos santos comentou
O satelite era o TERRA. A imagem do AQUA saiu ha pouco. ## Professor, estou acompanhando as imagens destes satelites diariamente, mas hoje antes de conferir, fiz uma postagem no forum Meteobrasil [Ver site] (confere que vc deve gostar) e lá tinha uma imagem do dia de hoje. Então fui no site do TERRA peguei a imagem orginal, coloquei no Google earth, escrevi o texto e postei aqui.
Maria Cecília comentou
Está havendo um grande vazamento no poço de petróleo que a Chevron Corporation explora.Teve início o dia 15/11.
lipe comentou
impacto muito forte para o brasil... ainda mais agora na temporada... e nao afeta apenas o litoral carioca.. muito triste... esse óleo são as lagrimas de um planeta sofrido... energia renovável na veia !!!
Sandra Silva comentou
Será? Pelas últimas informações a mancha está afastando do litoral. Como não é algo fácil de esconder, acho que eles não falariam isso se não tivessem certeza. Será que está vindo de outra fonte? Pode ser outra coisa?
lipe comentou
independente se esta afastando ou nao.. se esta reduzindo ou aumentando, o estrago está feito.. e nunca ninguem leva culpa, por ser uma empresa que move literalmente aquilo que o ser-humano mais tem utilizado para se locomover...
Sandra Silva comentou
Oi Lipe, não questiono isso. Estou querendo saber é se pode ter outra origem, pois levando em conta essa comparação que o Everton postou, parece ser uma mancha de óleo. Bem, vamos aguardar, com certeza amanhã (mais tarde) teremos a resposta.
Administrador comentou
Precisa saber como a imagem foi captada, sensores utilizados, etc. Pode ser diferença de temperatura, corrente marítima, etc. Não é a mancha de óleo. Seria descomunal se fosse.
Administrador comentou
Tem que acompanhar, porque essas variam bastante.
everton dos santos comentou
Rogerio, tomara que eu tenha errado! Não tenho como responder esses dados que vc citou. A principal observação que fiz é que os "traços" na agua apareceram na região onde tinha o reflexo do sol. Mas no dia 12 com reflexo do sol semelhante não apareciam estes traços. Podem ser mesmo variação na imagem


    12
LucianoSC      
Boa tarde. Observando o painel de monitoramento diariamente, costumo verificar que aproximadamente são registrados cerca de 1 sismo a cada hora. No dia de hoje a frequência de sismos está bem inferior (menos de 1 a cada 4 horas). Considerando os sismos registrados nos últimos dias (inclusive 2 fortes no Japão) temo estar havendo acúmulo de energia em algum canto do planeta. Espero estar enganado, ou que a energia acumulada seja liberada gradativamente. Obrigado.
Sandra Silva comentou
A primeira coisa que pensei depois de entrar e obeservar o Painel lá em cima foi que não lembro de ter visto ele tão calminho assim.
LucianoSC comentou
E no dia de hoje segue a calmaria sísmica, com pouco mais de três registros de tremores a cada hora aqui no painel de monitoramento.
Ana Dutra comentou
Olá Luciano! Tenho observado a mesma coisa, também espero que, se for acúmulo de energia, que esta seja liberada aos poucos!!! Abraço
LucianoSC comentou
É mesmo, só que hoje os registros já normalizaram, embora muitos sismos tenham se concentrado em Porto Rico, provavelmente relacionado a vulcões.
LucianoSC comentou
6.4 - New Ireland tomara que esteja dissipando esta energia que acumulou estes dias de calmaria. Boa tarde.


    13
Luciana      
Boa tarde a todos, até que enfim teremos dias de verão por aqui, Chapecó oeste de SC segue com tempo aberto e tempertura de 28ºC.
Maurent comentou
Boa noite a todos do RADAR, em Natal a tempweratura é de 26°C, Céu parcialmente nublado, Sensação de 28°C, Vento: de Sudeste a 13 km/h, Ponto de orvalho: 21°C, Umidade: 74%.


    14
PattyCalma      
Nossa ADM...! Bem que vc falou, estão apagados quase todos os comentários aqui dos posts. Que pena! Abraços...
mary comentou
Eu acho bom... faz uma limpeza.
Marcos Passetti comentou
ola MARY PATTY...segundo o Rogerio nenhum comentario foi apagado,pode ser um problema tecnico...post 562
Sandra Silva comentou
Boa noite!!! É que o Rogério esses dias falou tanto em fazer limpeza que o Radar resolveu atender ao pedido.rsrs Passou o rodo geral, acho que ele está tendo vida própria. rs.. Mas, dá para perceber que foi algum problema técnico.


    15
Paulo R. Hames      
Boa noite colegas. Um cavado (área alongada de baixa pressão atmosférica) formou algumas células convectivas hoje em Santa Catarina, com maior atividade no centro-norte do estado. Estações do INMET acusaram chuva hoje em Curitibanos, Caçador, Joaçaba, Itapoá e Urubici. Neste momento, a rede Elat detecta muitas descargas elétricas entre o Meio-Oeste e Planalto Norte catarinense.



Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2019
Política de Privacidade