Dias   1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |
16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 |


    1
Sandra Silva      
Boa madrugada!!! Tentei chegar ao menos para fechar o dia, vou é começar um outro... E por sinal dia de aniversário da cidade de Santos, 466 aninhos. Ontem o dia foi muito quente e seguiu o padrão dos últimos dias, sol pela manhã, nublando a tarde e chovendo no início da noite. Deixo uma foto de minha cidade e meus parabéns a todos que fazem desse pequeno pontinho do planeta, um lugar tão bom para se viver. Apesar do calor...rs
FAbiano comentou
Parabéns a Santos por esses anos de existência, iupiiiiiiiiiiiiiiiiii :D bom diaaaaaaaaaaaaaaaaa Sandraaaaaaaaaaaaaaaaaaa.
Sandra Silva comentou
Bom dia!!! Chove em Santos desde a madrugada, :(( depois de dias seguidos de sol pela manhã. Bem, bom para descansar em um feriado desses. Temperatura 22ºC e umidade nos 88%.


    2
Sandra Silva      
Daqui a pouco ouviremos muito é sobre o Rio de Janeiro, onde dois prédios no Centro, ao lado do Teatro Municipal desabaram agora a noite, um de 20 andares e outro de 10 andares. Como foi por volta das 21 horas, as informações ainda estão confusas, tanto que a princípio estava sendo divulgado que era um prédio, só depois é que foi confirmado o número. Por serem prédios comerciais de pequenos escritórios, nesse horário a maioria das pessoas não estavam mais... Menos mal, pois se fosse em horário comercial a tragédia teria sido maior. A Defesa civil e o corpo de bombeiros trabalham nos escombros a procura de vítimas. No momento li muitas informações e estão um tanto desencontradas. Ao que tudo indica parece ter havido uma explosão e há informações que essa semana pessoas no prédio reclamaram de forte cheiro de gás, agora é precipitado dizer qualquer coisa. As informações estão pipocando e o melhor é aguardar dados oficiais, pois o número de vítimas é incerto e pode ter pessoas soterradas. Foto publicada no Yahoo notícias
Vinicius JPDCL comentou
Bom dia Sandra e todos! Só retificando, foram 3 prédios. Foto produzida por um vídeo da Record News.
Thiago comentou
Olá Vinicius, olá Sandra! Corpo de Bombeiros confirmam 5 mortos, há mais gente debaixo dos escombros! O que intriga é que testemunhas relataram um ruído estranho tipo 'avião' antes do prédio cair, foi tudo muito rápido! O prefeito descartou vazamento de gás em entrevista ao canal Globo News!


    3
Bonafim      
Tema: As nuvens pós-raio que vitimou adolescente no Guarujá!!! Por definição, Mammatus é um tipo de nuvem rara, que pode estar associada às perigosas cúmulos-nimbos (aquelas escuras e grandes de tempestades elétricas). Geralmente surgem após tempestade, no processo de dissipação da mesma ou até indicando condições de tempo severo. Pois bem, finalmente, após contornar defeito em cabo de dados do meu celular, consegui descarregar algumas fotos curiosas, feitas por mim, no fatídico dia 06 de janeiro de 2012, quando turistas foram atingidas por raios e dentre estas, uma criança foi vítima fatal. Saliento que as nuvens do tipo Mammatus que registrei neste dia, foram após o dramático acontecimento, o que indica que as "Mammatus" já indicavam, no caso, a dissipação da tempestade, que foi muito mais preponderantemente elétrica do que chuvosa... Percebam na foto em anexo, o formato que lembram mamas, daí o nome peculiar desta nuvem, também peculiar.... Por outro lado, pode-se visualizar um aspecto que lembra flocos! Em outros reportes, havia eu comentado que (inclusive em matéria do Jornal "A Tribuna" de Santos), que a incidência de raios em Santos e região, ainda pode ser maior, a partir do final deste mês/início de fevereiro, quando o verão tenderá a aportar com médias de temperaturas mais altas, típicas da região, pois até o início da segunda quinzena deste mês, as temperaturas rondaram mais baixas em relação à normal climatológica do mês, devido ao fenômeno de resfriamento das águas superficiais do mar - La Niña!
Sandra Silva comentou
Bom dia Bonafim. Muito boa essas explicações com as quais tem nos brindado. Com essas comparações que fez não esquecerei mais esses nomes, que para leigos no assunto como eu, soam bem estranhos. Assim será mais fácil identificá-las. Vou até compartilhar no Face, pelo Painel, pois identificando logo essas formações temos mais tempo para nos prevenir. Tenho falado muito a respeito disso, não só aqui no Radar, mas com amigos e na minha comunidade. É que temos tido muitas tempestades elétricas (não sei se posso chamá-las assim), o tempo fica fechado e barulhento, com muitos raios e trovões, mas a chuva que cai é mínima. Acredito que ai mora o perigo, pois o que as pessoas não querem é se molhar e se acham que não cairá chuva forte, resolvem continuar em lugares perigosos como a praia, pagando prá ver se irá chover, sem levar em conta os outros perigos.
Bonafim comentou
Verdade Sandra, as pessoas ficam achando que nada vai "rolar", pois a chuva quando há, é mínima e aí ´´e que está também o perigo. Infelizmente, em termos de prevenção, ainda há muito o que trilhar, seja em termos científicos (embora o Grupo Elat do Inpe, já esteja com uma rede de monitoramento de descargas em plena expansão, sobretudo na região sudeste, que é extremamente vulnerável aos raios, devido à instabilidade atmosférica, principalmente no verão. Em termos de Defesa Civil, felizmente, nos postos de salvamento da orla de Santos, já existem faixas com chamada alusiva à fuga da praia em situações, mesmo que só de chuva!
Sandra Silva comentou
Bonafim, infelizmente tudo é por etapas, parece que nada pode ser feito sincronizadamente, ao mesmo tempo. Um exemplo é isso. Teremos um super monitoramento das descargas provocadas por raios, como disse ainda a pouco em expansão. Só queria que essa expansão fosse mais rápida e simultâneamente, em várias regiões, tívessemoa a cobertura que o Projeto Chuva [Ver site] está realizando no Vale do Paraíba/SP [Ver site] . Outro dado que temos de pensar é que não adianta equipamentos e monitoramentos se não persarmos no escoamento dessas informações. É como termos uma super produção de grãos e não termos estradas para distribuição.


    4
Meire Ruiz      
Bom dia! :) A mancha 1402 continua com pequenas atividades. Que bom que ela já está se direcionando para o outo lado rsrs
Meire Ruiz comentou
Imagens mais recentes das atividades na região das manchas 1401 e 1402.
Meire Ruiz comentou
Em vídeo:
everton dos santos comentou
O Sungrazer mostra o detalhe de que a EMC tem uma forma parecida com um coração
Meire Ruiz comentou
hehehehe! Que fofo! rsrs
Sandra Silva comentou
Essa é para guardar...hehehe
Thiago comentou
A terceira EMC em menos de 1 mês! Ê Sol agitado!
Meire Ruiz comentou
Parece que há uma EMC em andamento NA FOTO (21:23:20 UTC) será? :o E um vídeo com outra pequena EMC registrada agora a pouco [Ver site]


    5
mary      
Bom dia pessoal do RG! Passei rapidinho para comentar sobre o tremor pertinho de Santorini, não é nenhuma novidade haver sismos na região da Grécia, Turquia, Itália... como todos sabem, um forte tremor é esperado por esses países...só não se sabe quando . Enfim, o vulcão de Santorini não está inativo, e nos jornais da tv grega, apesar de alguns estudiosos dizerem que será muito raro que o vulcão venha a ficar * mais ativo * ( me desculpem se falo em linguagem popular e não científica.), a maioria da população não está acreditando muito. Bem, houver tremor a partir de abril, isso com certeza afetará o turismo grego, que é uma das únicas fontes de renda * oficial*, num país onde não há produção industrial, e a maioria sonega imposto, com uma geração entre os 30-50 anos dependentes da renda dos pais. Quem sabe, alguns tremores, balancem a cabeça e coloquem os neurônios desse povo no lugar...rs Bom dia a todos!
Sandra Silva comentou
Bom dia Mary e amigos. Verdade, Mary. Infelizmente os abalos econômicos da Grécia podem piorar se continuarem esses abalos sísmicos. Logo que entrei no Painel ele me chamou a atenção, devido ter tido quase a mesma intensidade do da Itália.
Meire Ruiz comentou
Oi Mary, vamos torcer para que não ocorram...
Taís comentou
Boa noite Mary :) Tem havido um aumento da sismicidade em torno de Santorini, estendendo-se directamente sob Thera para o nordeste em direção ao vulcão submarino Kolumbo - [Ver site] - . Discovery Volcano vem registrando tremores ligeiramente acima dos níveis - [Ver site] - Aqui podemos conferir sismógrafos em Santorini - [Ver site] - Dados sismicos em tempo real - [Ver site] - "Instituto para o Estudo e Monitoramento do Vulcão Santorini (ISMOSAV)" - [Ver site] - Webcam Caldeira Santorini- [Ver site]
Sandra Silva comentou
Muito bom Tais, obrigada por mais essas informações.
mary comentou
Olá Taís! como eu disse na minha foto profile... tive sorte dele estar calminho* nos dias que passei lá... Mesmo assim, com todo o meu respeito à natureza, fiquei meio longe da Caldeira apesar da vista Maravilhosa...rsrs... pois todas as casas e hotéis por lá, ficam *penduradinhas* na encosta... imagina se tiver um sismo um pouco forte... vai ser igual a um dominó... sem falar no vulcão, que já foi responsável pelo desaparecimento de uma civilização. Bem, hoje existe aeroporto em Santorini, e muita gente já sabe que é melhor evacuar em casos de alerta.
Taís comentou
Realmente deve dar um medinho hahaahahha, mas é tudo tão lindo , muito mágico ! :) Me divirto olhando a cam, afinal é bem mais seguro... hahahahahah


    6
Thiago      
Olá pessoal! Ontem pela noite assistia o Jornal do SBT, e o respectivo jornal anunciou a intensificação de auroras boreais com essas tempestades solares. Ocorre que devido a essa última tempestade solar, além de verdes, houve auroras laranjas! O que indicaria essa cor laranja? Vídeo aqui: [Ver site]
Administrador comentou
Olá Thiago, na realidade são avermelhadas. Essa cor é devido à exitação dos átomos de oxigênio. Colorações esverdeadas são caudadas pelo nitrogênio.
Thiago comentou
Obrigado pela informação Rogério!
Taís comentou
Boa tarde pessoal!E por falar nelas Thiago, está lindo... :)- [Ver site] -
Thiago comentou
Que belas imagens Taís! Agradeço pelo link!
Meire Ruiz comentou
Lindo Taís! :)
Taís comentou
Meire e Thiago, ainda não consegui parar de olhar! :)


    7
Fabrício Oliveira Carvalho      
Boa Tarde à todos.Em Anápolis Goias temperatura de 27 graus e umidade relativa de 50%.Uma foto do céu agora:
Meire Ruiz comentou
Salvei a foto, a cor é muito bonita :)
Fabrício Oliveira Carvalho comentou
É a cor ficou bonita mesmo.E agora já vem mais chuva: Temperatura de 28 graus e umidade relativa de 54%, céu agora:
Thiago comentou
Boa Vista-RR com muito calor e Sol ardendo na pele! Faz nesse momento 33ºC!
Jota Jota comentou
João Pessoa faz 30ºC, e Cabedelo-PB faz a mesma temperatura de João Pessoa! Apesar de não ter chovido forte aqui por João Pessoa ontem, a enxurrada foi para o lado de Cabedelo, onde ruas amanheceram alagadas!
Sandra Silva comentou
Em Santos continua a chuva, atrapalhando os planos de muita gente que queria curtir o feriado da cidade curtindo uma praia. Ao contrário, estamos com um clima de meia estação, chuva muito gelada que deixa a temperatura por volta dos 20ºC e umidade nos 94%. Voltei para casa gelada, porém, como nem só de sol vive a praia, deixo aqui a imagem registrada por um amigo, o Júlio Bittencourt.
Meire Ruiz comentou
Não creio! Estou com vestindo roupa de frio em pleno Janeiro! Aonde está o céu estrelado?! Vídeo com a previsão do tempo:
Sandra Silva comentou
rsrs... Calma Meire, logo elas voltam a aparecer.
Drika comentou
Boa noite pessoas!! Bem fresquinho aqui em São José/SC... Temperatura: 21°C Direção do Vento: S Intensidade do Vento: 13 km/h Condição: Poucas nuvens Umidade: 83%. Me preparando para ir amanhã, pra praia da Pinheira (Palhoça). Espero que dê uma esquentadinha pois a água do mar anda muito gelaaaada! Abraços.
Sandra Silva comentou
Drika, aqui cujas águas são mais quentes ela anda fria, imagino por lá. Boa viagem e divirta-se.
Drika comentou
Obrigada Sandra!!Você, como sempre, atenciosa aos colegas!! Te desejo um ótimo fim e semana também! ,)


    8
Taís      
Equador - Vulcão Sangay - [Ver site] - intensificou a sua actividade nos últimos dias, enviando cinzas na atmosfera segundo pilotos que sobrevoam a região de Morona Santiago, nas montanhas centrais do Equador. - [Ver site]


    9
Sandra Silva      
Esses dias estávamos comentando sobre os últimos terremotos na República Dominicana, que divide a ilha La Española com o Haiti [Ver no Painel Global] Hoje vi um estudo do Instituto de Geofísica americano (U.S. Geological Survey), publicado no Bulletin of the Seismological Society of America que diz sobre a possibilidade do terremoto que destruiu a Capital do Haiti em 2010, ter sido o prenuncio de um novo ciclo de atividade sísmica ainda mais intensa naquela região. Esse estudo levou em conta o registro de 500 anos de terremotos, o que pode ser pouco tempo em relação a história de nossa Terra, porém, com os dados obtidos eles elaboraram um . Nele é descrito uma série de terremotos devastadores no século XVIII, na falha de Enriquillo, que atravessa a ilha de leste a oeste e depois de 240 anos de aparente calma, essa falha parece estar novamente ativa. Resumindo: -1701 ocorreu um terremoto de 6,6 no Haiti, com epicentro muito próximo ao de 2010. -outubro de 1751 terremotos de 7,4 e 7,5 perto da extremidade leste da falha de Enriquillo na República Dominicana. -21 novembro 1751 um terremoto de 6,6 Perto de porto Príncipe. -junho de 1770 terremoto de 7,5 a oeste da falha. Aqui está o estudo para quem quiser dar uma olhada. [Ver site] Em alguns informativos da rede já tem algumas notas sobre esse estudo.
Thiago comentou
Olá Sandra! Só me preocupo porque ali é uma região sem infra-estrutura pra suportar essa situação! Além do mais, um forte sismo ali poderia gerar tsunamis na direção de outras nações também sem infra-estrutura pra suportar as ondas!
Sandra Silva comentou
Thiago, em caso de tsunami não sei se existe infra-estrutura que resista. O bom de estudos como esse é poder pensar em possibilidades a curto e longo prazo. Ou seja, um alerta de que essa falha despertou novamente, então se for isso, o que se pode fazer? Lembrando que esse é um campo de probabilidades, nunca se sabe quando nem com que intensidade poderá acontecer. Ou mesmo se acontecerá.


    10
Thiago      
Pedra Lunar da Apolo 11 revela novos dados sobre a lua! Parece que a lua teve um campo magnético como a Terra, e a análise dessa pode responder uma questão aqui da Terra! [Ver site]


    11
Deniset      
Um pequeno asteróide vai passar muito perto da Terra amanhã (27 de janeiro, 2012). Nomeado 2012 BX34, a (44 mil milhas 0,00048 Unidades Astronômicas, a partir da última atualização)60,000 km (37,000 milhas, 0,0004 UA), Por volta das 16:00 UTC, de acordo com o Minor Planet Center. As últimas estimativas este asteróide tem o tamanho de um carro e viaja a cerca de cerca de 8.900 metros / segundo (cerca de 20.000 milhas por hora). 2012 BX34 tem sido observado pelo Catalina Sky Survey e do Mt. Pesquisa Lemmon , no Arizona, eo Magdalena Ridge Observatory no Novo México, como sua órbita está bem definida não há risco de choque .
everton dos santos comentou
Boa noite! Apenas uma observação, que a Deniset quiz dizer 8,9 metros. [Ver no Apolo11]
Arlindo comentou
Everton, voce se equivocou. A velocidade é de 9,9 Km/S, na previsão aqui mesmo no Apolo11. Embora a Denizet tenha colocado 8.900 metros (8,9 Km) vc pensou ser 8,9 metros!
everton dos santos comentou
Olá Arlindo, obrigado pela correção. Eu errei mesmo e o texto da Denizet está correto. Desculpe!


    12
FAbiano      
BOA NOITE A TODOS, AGORA NOITE PROMETE OUTRO PÉ D'ÁGUA EM ARAÇATUBA/SP, NÚCLEOS DE CHUVA SE DESLOCAM DE ILHA SOLTEIRA NA DIREÇÃO LESTE-SUDESTE, PELO POSICIONAMENTO DA ROTA PASSARÁ POR ARAÇATUBA/SP, ONTEM CHOVEU POR AQUI POR 2 HORAS BEM FORTE, MAS NÃO TEVE DESCARGAS ELÉTRICAS, :) [Ver site]
Thiago comentou
Aqui por Boa Vista-RR faz 29ºC e a previsão para as próximas horas, segundo o gadjet via GPS instalado em meu notebook, é de uma tempestade, nuvens acompanhadas de descargas elétricas! Ao lado uma imagem de satélite da tormenta vindo!
Thiago comentou
Aqui por Boa Vista-RR as nuvens carregadas que vinham do Sul do Estado acabaram perdendo força no meio do caminho, e desviaram-se no sentido noroeste! Ufa, aqui não há mais tempestade!


    13
Meg      
Boa Noite a todos! Não sei se é por causa da presença das auroras, mas estou apostando que o radar global anda mais colorido ultimamente. A seguir, seguem dois arquivos referentes às cores do universo. Primeiro leia este artigo [Ver site] A seguir, leia este [Ver site] e tire as suas próprias conclusões a respeito das cores do universo
Sandra Silva comentou
Isso é bom, não é? Afinal, nem só de tragédias vive nossa humanidade. ,)



Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2019
Política de Privacidade