Dias   1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |
16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 |


    1
Mateus      
Bom dia, tempo amanhecendo parcialmente encoberto em Garibaldi-RS, a temperatura atual é 21,3ºC a 92% de umidade e a pressão atmosférica é 1.011,1 hPa o vento é nordeste a 0,0 km/h é calmo.


    2
MiguelSousa-Portugal      
Bom dia a todos os membros do Painel Global - 9:30 Lisboa chuva


    3
Taís      
Bom dia a todos!Vulcão Kirishima- Timelapse da webcam Kirishima-live.jpn.org: [Ver site] Timelapse webcam JMA : [Ver site]


    4
MiguelSousa-Portugal      
Muita actividade no Irão


    5
Anônimo      
Bom dia! Aracaju teve uma noite chuvosa com rajadas de vento. No momento céu parcilemnte encoberto, temperatura em torno de 29º, um solzinho gostoso, muitas nuvens se aproximando pelo L e um espetáculo sonoro de trovoadas.


    6
Taís      
Erupção do vulcão Bromo atrapalha tráfego aéreo na Indonésia- [Ver site]


    7
Anônimo      
Ilhas Bonin no mar do Japão - Daqui a pouco vem um tremor daqueles
Anônimo comentou
Realmente Rubens, há muita atividade naquela região e coincidentemente ou não, próximo a cadeia montanhosa onde o vulcão recentemente entrou em atividade. Vamos aguardar.


    8
Anônimo      
Mudança na classificação da magnitude do sismo no sudeste do Irã. De 5.8 foi para 6.0 segundo o USGS.


    9
Anônimo      
Aracaju - SE nuvens de tempestade se aproximando e se aglomerando, se o vento não espalhar essas nuvens teremos uma chuva daquelas!
Anônimo comentou
Tempo fechado completamente e está ventando muito.
Anônimo comentou
Começa a chover e o vento continua forte.


    10
Schaal      
Caro HiltonA minha pergunta foi retórica, o que ocorre é que certos materiais apresentam uma relutância magnetica muito baixa distorcendo as linhas do campo terrestre em seu entorno, causando o aparecimento de um momento(força)que poderá deslocar a peça para a posição que este seja mínimo.
Hilton comentou
Se os materiais que tem baixa relutância, certamente tem maior permeância e o alinhamente com o campo magnetico terrestre teria um momento maior, Pesquise "relutancia magnetica" na Wikipedia, p ex..
Hilton comentou
Car Schaal. O estudo da magnetismo e do eletromagnetismo é bem amplo e é bem difundido. Aprendemos, no colegial que o magnetismo é quase uma exclusividade de materiais ferrosos e não é bem assim. O aluminio não é magnetico, mas em algumas ligas (alnico p.ex) tem enorme eficiencia. Hoje, com o conhecimento do supercondutor (descoberto em 1911) ja conseguiram campos com mais de 14 Tesla e até mais. Não vou consultar apostilas de alguma coisa que estudei a mais de trinta anos. A visão que tenho hoje, sobre magnetismo, é mistica. O magnetismo é a chave de muitos "mistérios" do universo, porque ele é perfeito. Tudo tem magnetismo, nós é que ainda não conseguimos medir valores muito baixos ou muito altos, que ainda não estão na nossa dimensão, na nossa compreensão. "O que eatá em cima é como o que está em em baixo e o que está em baixo é como o que está em cima", Hermes Trimegistus e os conhecimentos herméticos, esta é a linha de pensamento. Se a sua proposta é medir forças de conhecimento, procure um especialista, da USP, p.ex, Tem um físico de nome alemão, que é fantástico. Um abraço.a
Hilton comentou
Vou te fazer a mesma pergunta que fiz aqui no PG e ninguem me respondeu: È corrente que o campo magnético da terra é gerado pelo núcleo que é formado de metal líquido (magma) contendo ferro na sua maioria. Mas por outro lado sabe-se que metais aquecidos a mais de 800 graus centigrados perdem suas propriedades magneticas, qual o teu entendimento sobre isso? O sol tem enormes campos magneticos, mas é composto por gases e todas aquelas ações e reações do hélio e tudo mais e não tem metais ou muito pouco( e ai relutancia, permeancia, histeresis magnetica, remanencia, etc.?) Até agora temos o magnetismo como uma qualidade, assim como é para o frio e o calor, não existem sós. Ou algo está magnetisado, ou frio ou quente. Sobre esse ponto de vista que eu gostaria de ver alguma explicação.


    11
MiguelSousa-Portugal      
Japão: vulcão coloca ilha de Kyushu em alertaMonte Shinmoedake entrou em actividade. Autoridades proibem moradores de se aproximar do local


    12
Anônimo      
O Instituto Colombiano de Geologia e Mineração (Ingeominas) declarou nesta quarta-feira, 26, alerta laranja devido às mudanças registradas na atividade do vulcão Galeras, localizado no sul do país. fonte
Taís comentou
Wilson está linda a imagem dele! :)Que continue assim!webcam vulcão Galeras - [Ver site]


    13
Anônimo      
Apesar da instabilidade do tempo no litoral de Sergipe, no interior e agreste sergipano, onze municípios decretaram estado de emergência devido ao longo período de seca. Estima-se que em torno de 75000 pessoas tenham sido afetadas. Varias campanhas estão sendo realizadas para arrecadar cestas básicas para amenizar o sofrimento do sertanejo sergipano.


    14
Lena      
Gente, vocês que estão aí filosofando, já repararam em como a coisa tá tensa ali no pacífico?


    15
Anônimo      
Boa noite pessoal do PG...voltei com outro cadastro pois náo consegui mesmo usar o primeiro...rsMuito bom os debates, vou lendo e pesquisando...abraços


    16
Schaal      
Caro HiltonObrigado por sua mainifestação. Eu coloquei a questão da agulha curva para ver como seria a reação dos amigos. Eu sou eng eletrônico e professor da USP. De qualquer modo gostei das respostas.Abs Schaal
Hilton comentou
Obrigado. Esse fisico que te falei ja deve estar aposentado. Eu vi suas manifestações num debate quando houve (acho que na TVE) o primeiro apagão. No meio de tantas "abobrinhas" faladas por reporteres e "tecnicos" do governo ele dominava o assunto como o Ronaldinho Gaúcho domina uma bola, bonito de ver. Sou tec em eletromecanica, formado ha 33 anos, hoje sou comerciante, mas continuo lendo e questionando, num formato mais "filosófico" sobre esse assunto que ´muito interessante. uma experiencia simples e interessante, e pra quem tem curiosidade sobre o assunto. Um abraço.
Hilton comentou
Obrigado. Esse fisico que te falei ja deve estar aposentado. Eu vi suas manifestações num debate quando houve (acho que na TVE) o primeiro apagão. No meio de tantas "abobrinhas" faladas por reporteres e "tecnicos" do governo ele dominava o assunto como o Ronaldinho Gaúcho domina uma bola, bonito de ver. Sou tec em eletromecanica, formado ha 33 anos, hoje sou comerciante, mas continuo lendo e questionando, num formato mais "filosófico" sobre esse assunto que ´muito interessante. uma experiencia simples e interessante, e pra quem tem curiosidade sobre o assunto. Um abraço.
Hilton comentou
bem interessante


    17
Sandra Silva      
Rogério, recebi hoje de duas fontes diferentes o link para uma notícia. Queria saber se é veridica, como fala inclusive em nome de cientistas e dão alguns dados,a credito que seja. Só estou enviando por aqui, porque não sei outro caminho, caso queira é só apagar. [Ver site]
Administrador comentou
Olá Sandra, tudo bem? Essa matéria não é nova. Veja dois links no Apolo11: [Ver no Apolo11] [Ver no Apolo11]
everton dos santos comentou
inclusive ha algumas semanas atras houve varios tremores em poucos dias no golfo de aden(entre a etiopia e o yemen) mas agora parou. curiosidade: naquela região tem um pequeno pais de nome DJIBOUTI. nunca tinha visto este pais e acredito que muitos aqui também nunca ouviram esse nome.
Anônimo comentou
Este processo de abertura de oceanos é tecnicamente conhecido como rifteamento, pode se desenvolver ao longo de milhares de anos, mas também pode estagnar cessando a formação do novo oceano, neste caso gerando um rift abortado, estrutura geológica presente nos registros da evolução da terra. Falou, um abraço a todos!


    18
Anônimo      
Tempo segue instável em Aracaju - SE. No final da tarde tivemos uma queda na temperatura. Toda essa instabilidade está causando disturbios na saúde da população. Muitas pessoas estão ficando resfriadas ou com crise alérgica. No momento céu parcialmente encoberto com nuvens carregadas se aproximando pelo L.


    19
Hilton      
Este video é muito bom, muito esclarecedor
Hilton comentou
Teoria meio maluca, mas plausivel.
Sandra Silva comentou
Valeu... só consegui ver um, depois assisto os outros. Ufa... vem um monte de perguntas à cabeça? AH!!Também compartilho de algumas opiniões tuas, porém, aqui não seria o lugar para discuti-las. abr e mais uma vez te sou grata.
Anônimo comentou
Ola Hilton.....Físicos jamais se aposentam....assim como químicos, biólogos, matematicos, astronomos, geólogos e etc....Abraço


    20
Anônimo      
Santos/SP Temp 30.3°C UR 53% e caindo 1009.2 mbar sem chuva


    21
Anônimo      
boa noite! em osasco sp o tempo estavel,muito com previsao de chuva,


    22
Mateus      
Hoje, em Garibaldi-RS, a mínima foi de 21,1ºC e a máxima de 31,8ºC houve e muitas instabilidades localizadas a precipitação ocorreu agora pouco com 0,7 mm.


    23
Anônimo      
Foram feitos alguns monitoramentos a respeito da anomalia geomagnética do atlântico sul sobre sua evolução e extensão...mas esta havendo uma certa dificuldade na aquisição de dados desse estudo..portanto se alguém sabe de alguma fonte de informação eu ficaria grato.....OK


    24
everton dos santos      
[Ver site] Foguete da Nasa destrói “arco-íris” no lançamento. os dois videos são bem interessantes.mostram o que ocorre quando uma aeronave passa no meio de um arco iris. rogerio leite, da uma olhada ae.
everton dos santos comentou
neste video fica facil de vizualizar as ondas. achei incrivel


    25
Hilton      
Aqui em Pelotas/RS continua muito calor, nuvens escuras vem de nordeste, que não é comum por aqui, sempre vem do sul, acho que amanhã vamos ter mais um dia quente, sem chuva.


    26
Anônimo      
Senhores, noticia nova de minha região. Reporteres da TV TEM (afiliada da Globo) estiveram na cidade de Maracai (próxima a Ourinhos-SP) investigando a queda de um Raio na praça central da cidade. O fato ocorreu por volta do Meio dia em condições climáticas de tempo bom com sol e céu sem núvens. Mistério? Qualquer dúvida acessem


    27
Anônimo      
Senhores, bom dia. Ontem comentei a respeito dos peixes que apareceram em nosso litoral mortos. Os números finais são 10 toneladas.Hoje vou falar sobre Abelhas: Os Apicultores do mundo noticiaram que As Abelhas estão sumindo. Os mesmos alegam que as abelhas estão morrendo vitimas de Virus e tambêm por algum tipo de inseticida ainda desconhecido. Em Santa Catarina , comunidades que dependem das abelhas para produção de MEL,já sentem no bolso devido a queda da produção. Aqui em Ourinhos - SP, devido a cultura da Cana de açucar, algumas espécies de Vespões e Marimbondos estão sumidos. O Mesmo fenômeno está acontecendo por todo o mundo. Os especialistas foram categóricos de que não é resultado de variações climáticas e sim a ação nociva do homem.
Patrus comentou
Marcelo, Bom dia. Agora pense nas consequencias que o final das abelhas irá trazer para cadeia alimentar,é triste. Parece que a praga que deve ser combatida somos nós...
Anônimo comentou
Bom dia Marcelo, falar qualquer um fala, gostaria de ler estudos sobre essa mortandade de aves e peixes. O que consegui apurar na internet é que não existe uma explicação plausível sobre o assunto, somente teorias. Se é o homem que esta causando, deveria ser encontrado a substância causadora da morte, ou no mínimo combinações de substâncias. O homem não é perfeito, é ganancioso, mas, como tudo é polar (claro, escuro, amor, ódio, começo, fim)existem homens de boa fé, digo, da boa ciência. Portanto culpar o homem por tudo de ruim que exista sem comprovação científica, não resolve em nada a situação do mundo.
Patrus comentou
Neto, Bom dia. A questão não sair por aí achando culpados para este ou aquele fenomeno, mas sim assumirmos nossas responsabilidades perante as mudanças causadas ao meio ambiente pela ação humana, quando ligamos nosso carro para locomoção, estamos mesmo sem querer contribuindo para a poluição atmosférica, atos simples podem resolver grandes problemas, é uma questão de consciencia não de culpabilidade.


    28
Anônimo      
Pelas imagens do SOHO/NASA, o Sol, hoje, está bem agitado, hein?
Anônimo comentou
ola isabel......Bem agitado mesmo...!
Hilton comentou
Neste site tem um video das explosões de hoje.
Anônimo comentou
Essas explosões começaram ontem após 11:00 h. Pelo menos começaram a ser registradas neste horário.
Sandra Silva comentou
Bom dia. Aqui em Santos estamos sentindo os efeitos da explosão solar da madrugada....brincadeirinha. Mas está fazendo muito calor. Segundo os termômetros 32º, mas a sensação lá fora é de uns 40º.


    29
Anônimo      
Bom dia, matéria: Aquecimento Global: altura do nível do mar continua subindoMuito boa parabéns Rogério
Patrus comentou
Bom dia, "Efeito Borboleta", olhando para o gráfico apresentado na matéria e sobrepondo o aumento do nível dos mares a nossa história:por volta de 1800 início da revolução industrial as máquinas a vapor queimavam carvão CO² lançado na atmosfera, aumento da tempertura do planeta, geleiras milenares começam a derreter, os mares começam a elevar-se, CO² continua sendo lançado na atmosfera, temperatura continua subindo, os mares também regulam as temperaturas do planeta, o ponto de equilíbrio é afetado, o processo entra na situação irreversível, pergunto - Ainda há tempo? Ou daqui para frente a humanidade terá que correr contra o tempo e criar meios e soluções para sobreviver a nova configuração climática que parece aflorar? Começo pensar que Terremotos, vulcões, tsunamis estão perdendo de longe da degradação que nós mesmos estamos causando ao nosso planeta. Educação, Conscientização, Mudança de hábitos e readaptação são temas importantes a serem discutidos pelo mundo, é uma questão de sobrevivencia a qual não podemos ficar alheios, antes de ficar aqui mostrnado e falando sobre fatos e elocubações científicas devemos na verdade alertar as pessoas ao perigo que estamos correndo, sem pânico ou sensacionalismo, mas mostrando uma verdade que já não pode mais ficar guardada nos meios academicos e salas governamentais, ou mudamos ou seremos mudados daqui, friamente falando EXTINTOS. Podem criticar mas pelo amor de DEUS vamos acordar para a realidade que bate as nossas portas.
Anônimo comentou
Patrus, concordo plenamente com você! Não adianta apenas especular os motivos de tantas mudanças e eventos climáticos. Neste forum temos acesso a muita informação e adiquirimos conhecimento mas a pergunta é: Com todo esse conhecimento o que realmente estamos fazendo para reverter essa situação ou apenas nos dislumbramos com os efeitos das chuvas torrenciais, os sismos nos continentes, os espetáculos dos vulcões e por aí vai? O que cada um dos participantes aqui estão fazendo de verdade? Será que ao menos passam as informações em seu meio familiar e germinam a sementinha da necessidade da preservação do meio ambiente?
Patrus comentou
Bom dia Mari, é isto aí, a questão é o que podemos fazer? O simples ato de reciclar nosso lixo em casa, economizar água, energia elétrica, utilizar menos nossos veículos a motor, andar de bicicleta, não deixar lixo espalhado na areia da praia, quando visitarmos parques e matas não retirarmos animais silvestres de seu habitat natural, não contribuirmos com o comércio ilegal de animais, plantas e madeira, etc,etc.
Sandra Silva comentou
Bom dia Mari, Patrus... Sabem, faz tempo que escrevo sobre isso e que falo, não só com parentes.... rs.. Mas me sentia falando com as paredes. Até parei, porque cansa. Só que os fatos estão acelerados e continua a mesma discussão, não digo só aqui a de "preservar o meio ambiente"... eita, como é difícil trocar disco. Ai pergunto sempre aos meus botões: Preservar o meio ambiente? Qual? Estamos falando daquilo que conhecíamos e tínhamos como certo? Com uma mudancinha aqui, outra acolá? Tem que cair a ficha que a caca está feita. Educação ambiental, sempre. Porém, as mudanças que estão acontecendo se devem a vários fatores e os principais, que conhecemos pública e científicamente são de ordens naturais e pela intervenção errada do homem em seu meio. Esse último ajudou a precipitar e acelerar alguns desses processos naturais. Não vou aqui falar o que a maioria conhece até bem melhor que eu. O que acredito é que precisamos entender que uma alteração,que não estava em nossos planos, está em curso. Ponto. Precisamos preservar o que resta. Ok. Mas antes de tudo e essa deveria ser a pauta principal, o outro lado do disco: como nos estruturar para enfrentar os impactos dessas mudanças? Quais são os novos paradigmas? Temos que ser mais espertos e rápidos para não ficarmos sempre correndo atrás do prejuízo com o custo de inúmeras vidas. Quando falo em vidas digo tanto das humanas como dos animais e vegetais. Estamos é muito atrasados. É difícil? E como? Vai dizer para um construtor para não fazer aquele prédio enorme, luxuoso em frente ao mar.... Vai dizer para aquele que sonhova com um apartamento desses, pensar bem antes de adiquirí-lo, porque seu neto (vou ser otimista) que herdará esse apartamento vai precisar de um ancoradouro e não de uma garagem. Ou para aquele que está morando em um barraco no morro, para ele sair imediatamente.... É difícil. Mas os esforços nesse momento daqueles que tem um tiquinho de consciência deveria ser em intervir nesse sentido, junto aos poderes públicos, à defesa civil ou paralelamente.
Anônimo comentou
Bom dia Sandra. Particularmente não acredito que haja mais como reverter essa situação. A degradação já vem há séculos e as consequências estão aí, batendo à nossas portas, ou melhor, derrubando-as. Aqui estamos um tanto quanto limitados a expressar nossas opiniões e discutir o assunto mais abrangentemente. Deixarei meu msn(e-mail) para que quem desejar adicionar e discutir amplamente todos esses fatos sem ferir as regras de postagens, as quais concordo parcialmente...rsrsrs...Rogerio já sabe disso não é amigão! Isso fica berto a todos!
Anônimo comentou
ale.aju.2003@hotmail.com
Sandra Silva comentou
Ok Mari, legal a tua iniciativa. Já anotei e enviarei um e-mail com o meu. abr As vezes fico constrangida e falar algumas coisas aqui... Mas meus dedinhos são rápidos no teclado e quando vejo já foi o enter...rs..


    30
Sandra Silva      
Bom dia. Na Baixada Santista muito Sol, a temperatura está em 26º, dentro de casa. Mesmo assim a sensação térmica é bem maior. A previsão é de que chova a tarde. Já estamos 4º dia sem chuva, nem as famosas pancadas de verão.
Anônimo comentou
Ola Sandra...agora são 20:05h e nada de chuva aqui na baixada.......como tu pode ver..OK
Sandra Silva comentou
Upa, Só 30º? Mas as 20h30 caiu uns chuviscos... vi os reflexos de relâmpagos, escutei uns trovões, e a rua estava molhada quando sai da aula.. mas acho que está tão quente que a chuva que ia cair evaporou antes...rs.
Anônimo comentou
Ola Sandra....Mudanças climáticas sempre aconteceram e sempre irão acontecer..o problema é que as atividades humanas estão acelerando esse processo...Mas quando o Homem aprender que ele não esta no topo da evolução e que ele não é o centro do universo, talvez as coisas melhorem. O planeta já esta dando sinais de alerta a algum tempo...Estudo esse tema a mais de 20 anos, pratica e teoricamente e fique certa, tenho motivos para acreditar que essas mudanças não serão para daqui a um século....O sistema Terra é muito delicado e frágil...e a tendência da natureza é sempre reestabelecer o equilíbrio, uma "homeostase climática" Modelos climáticos são frios e digitais e a natureza é analógica....
Hilton comentou
Ola Sandra, Claudio e os outros deste assunto. Vou colocar a minha posição quanto ao aquecimento global: -Um "esfriamento global" seria varias vezes pior do que o aquecimento, faltariam alimentos, como foi na úlltima mini era glacial (Maundner) e no repique (min de Dalton) e países como a Islândia onde morreram milhares de fome por falta de alimentação para si e seus animais, sentiram o drama, marcado pelas estatuas (que estão lá) de pessoas famintas para lembrar seus sucessores do que o frio pode causar. E somente 2 graus centigrados nos separam de uma mini era glacial. Não estou profetisando ou prevendo uma mini era glacial, não é minha imtenção e nem estou influenciado pelos conspiradores. O norte do planeta seria o mais afetado, mas de qualquer forma são nossos irmãos e isso nos afetaria economicamente e em vários outros aspectos com impacto mundial.- O aquecimento global esta causando vários e vários problemas, como todos aqui sentimos, mas a produção agricola, essencial, está garantida, pois calor e umidade são os maiores adubos da planta. è claro que temporais são mais frequentes com o aquecimento, mas como disse o Claudio, são nossos velhos conhecidos. Com um esfriamento teriamos temporais, mas sem produção, sem alimentos. Como fala o Patrus, a Mari e todos que participam do painel, a grande culpa é nossa. Construimos na beira do rio, na praia, nas encostas, (desculpem a expressam)"amontoam-se" em grandes nucleos de forma desordenada e ai estão os desastres. Os problemas maiores são pontuais e maiores nos grandes centros e cada vez serão maiores (crescem com a radiação: ao quadrado do inverso).Se voces pesquisarem a história da era medieval, vão encontrar comportamentos inescrupulosos da época e olhem o gráfico do clima desta era atá hoje: frio(anterior a era medieval), calor(era medieval), mini era glacial (Maundner) e a nossa era, calor de novo, coloquem em algum programa e façam uma projeção para mais cem anos. Parece haver um nexo entre comportamento e natureza e ela, sem dúvida é bem mais forte do que nós. Um abralo a todos
Anônimo comentou
E a temporada de manchas solares ainda nem começou !



Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2016
Política de Privacidade