Dias   1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |
16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 |


    1
Keel Beccon      
Olá pessoal, sei que é tarde aí, mas é a hora que eu posso entrar ne, fazer o que. Aqui em Fairbanks/AK a temperatura é de 15ºC/59ºF, nublado, com humidade em 86% e variando rapidamente, sem vento, ou seja, está um dia agradável. Hoje já ando de manga curta, quando cheguei estava sempre de casaco. Tenho que me acostumar, aqui é sempre fresquinho:) Bom, não tem previsão de auroras boreais para hoje, e o sol nasceu a 4:30AM e irá se por as 11:22PM (agora está certo Sandra). Bom doia/noite a todos, vou dormir aqui tambem, já é 9:30 e como acordo cedo estou com sono. Até mais.


    2
Silvio Dourado      
Alguem mais reparou a sombra que esta fazendo atras de Venus no stereo B que esta aparecendo no site [Ver no Apolo11] Anomalia na Stereo ou o que?
everton dos santos comentou
Vc deve estar falando do SOHO C3(azul). Após a rotação do Coronógrafo, a imagem ficou com grande brilho. Durante o ajuste, o computador deve ter escurecido a região onde estava Vênus, ficando aquela mancha. Agora vão ter acertar aquele ponto ou esperar Venus sair da imagem e corrigir tudo. [Ver site] [Ver site]
Silvio Dourado comentou
Eita entao vai ficar escuro por vários dias... Aguenta as perguntas até sumir... rsss. Grande Abraço...
FAbiano comentou
Se tivesse como te mandar um e-mail, te passaria um link interessante que aborda sua dúvida sobre o estéreo B.
Silvio Dourado comentou
Bom dia FAbiano, olha que interessante o Fluxo de raio X ta subindo... Não pode passar o link por aqui? Minha curiosidade é ver este cometa que tanto ta dando o que falar nos sites conspiratórios e em de noticias alarmistas, hahaha. Tomara que não seja nada daquilo que falam. Já chamaram este cometa de tudo, a última é que ele é um capacitor que esta super carregado de energia por ter uma trajetória de mais de 11 mil anos e só foi acumulando elétrons que vai sendo liberado ao se aproximar do Sol. E o chato é que tudo conspira a favor dos conspiradores, que coisa chata, eu gosto de ver os dois lados das questões, só que a realidade é que fala por sí e todos interpretam como quer, mas eu não creio ser tudo isto (Minha interpretação). Cara como estes conspiracionistas são loucos geniais, na loucura deles dariam ótimos filmes de ficção estilo Impacto Profundo, é incrível isto. "Capacitor", duro que questionar ou falar algo, é difícil de tão incrível as ideias deles. Os inventores do capacitor devem estar se contorcendo nos túmulos deles... Rssss. Grande abraço.
FAbiano comentou
Caro colega Silvio, ainda não tem status de estrela se puder atualizar seu perfil colocando o contato lá mandarei um e-mail para você, porque quem é participante 3 estrelas , colaborador, podem mandar links por aqui.
FAbiano comentou
corrigindo "Eu não tenho status de 3 estrelas ainda".
Silvio Dourado comentou
Três estrelas pra postar links? Mas eu consegui postar link e não preciso de estrela alguma, só colar dentro do post que ela vai tranquila já convertida entre parenteses e tudo... Muito massa este instrumento, da até para corrigir palavras escritas erradas. Mas meu email esta no perfil já. Todos podem mandar email pra mim gosto de ler sobre tudo que postam aqui, as vezes não tenho é tempo de responder, e as vezes é falta de conhecimento do assunto mesmo. Rss mas aprendi a não ter medo de fazer pergunta boba, na faculdade sou mestre nisto, faço perguntas que todos tem medo ou vergonha de fazer de tão obvias que são as vezes, rsss. As vezes até já sei a resposta mas pergunto só pra outros me mostrarem outros pontos de vista... FAbiano manda email pra mim, desde já fico grato.
FAbiano comentou
Só posts do apolo 11 quem não tem o status de 3 estrelas consegue postar, quando digo de não conseguir postar é de outros links que não sejam apolo 11.
FAbiano comentou
E-mail enviado!!!
Silvio Dourado comentou
Obrigado FAbiano, mandei um arquivo do word para você ler com texto traduzido, vale a pena dar uma olhada, se vc tiver mais sobre pode me mandar por email...


    3
MiguelSousa-Portugal      
Vulcanismo raro detectado na face oculta da Lua. [Ver site]


    4
MiguelSousa-Portugal      
Bom dia a todos os membros do Painel Global.
Silvio Dourado comentou
Bom dia Miguel, será que o sismômetro de SP esta desregulado? Ou aqueles riscos são detecções de um terremoto em algum local do mundo? Faz tempo que não vejo riscos tão acentuados...


    5
FAbiano      
Bom dia á todos do RG, Araçatuba/sp 20º graus sensação térmica de 17º graus, ventos á oeste a 18Km/h , umidade relativa na casa dos 57% predomínio do sol o dia inteiro e umidade baixa á tarde mas creio que ainda não chegue á níveis críticos nem me animo com essa frente-fria que virá porque não há índices pluviométricos para região noroeste e também oeste do Estado de São Paulo, creio que só a brisa da massa de ar polar chegará por aqui rsrs....


    6
Luciana      
Bom dia a todos, Chapecó Oeste de SC amanheceu ensolarado e temperaura de 18.1°C. Previsão de instabilidade para o final de semana com temperaturas amenas, espero queo o frio não volte mais.
Luciana comentou
A tempestade tropical Nock-ten causou grandes enchentes e deslizamentos de terra nesta terça no nordeste das Filipinas, a tempestade isolou várias cidades. Autoridades locais cancelaram voos em algumas cidades e a navegação também está proibida, aulas foram suspensas devido a falta de energia elétrica. Nock-ten que em Laos significa "pássaro" é o décimo dos 21 tufões e tempestades que devem atingir as Filipinas neste ano informaram os meteorologistas locais. A tempestade segue para o norte do país nos próximos dias e já começou a afetar a capital Manila.
everton dos santos comentou
A tempestade sobre o caribe se organizou e o NHC estima que nas próximas horas deve virar Depressão tropical, com 80% de chance de formar ciclone Tropical em 48h. O sistema está no litoral de Cancun e uma webcam mostra o tempo instavel na região [Ver site] e as nuvens se desenvolvendo ao amanhecer [Ver site]
Meire Ruiz comentou
Gostei da webcam, bem posicionada. Na imagem vejo uma formação semelhante a do Caribe, essa no Pacífico próxima a costa de Costa Rica, pode ser o começo de outra tormenta? Ou não dá para prever?
everton dos santos comentou
A imagem de satelite mostra instabilidades se desenvolvendo na argentina e se aproximando do oeste do RS. Ocorrem várias descargas eletricas e pela imagem podem ter chuvas fortes. ##Meire, o NHC aponta apenas areas de instabilidade. Não fala em intesificação e formação de ciclones. ###
Meire Ruiz comentou
OK! :)
Marcos Passetti comentou
boa tarde amigos...probabilidade de formaçao de tempestade tropical no caribe e de 100% em se confirmando a formaçao seu nome sera (DON)
everton dos santos comentou
Exato marcos. O sistema está na região de Cancun e tem a camera abaixo e essa ao vivo de lá. [Ver site]
Meire Ruiz comentou
Webecam Cancun, por vezes mudam a posição dela e focam o céu, uma boa visão [Ver site]
Meire Ruiz comentou
(*Webcam)
Marcos Passetti comentou
boa noite amigos...agora e oficial acaba de se formara tempestade tropical DON ela deve atravessar o golfo e atingir o TEXAS
Marcos Passetti comentou
Eu quis dizer "acaba de se formar a tempestade"
Marcos Passetti comentou
DOM tem chances de atingir a maior cidade do texas HOUSTON [Ver site] vejam imagem de satelite [Ver no Apolo11]
Meire Ruiz comentou
Gosto de acompanhar por este link [Ver site] creio que quando a tempestade se aproximar a câmera será ligada. Página principal [Ver site] (Imagem de Cancun agora a pouco)
Meire Ruiz comentou
(*Digo, se aproximar de TEXAS)
everton dos santos comentou
No RS as nuvens continuam se desenvolvendo e a climatempo aterta p/ temporais nesta noite. Ocorrem muitas descargas eletricas.


    7
Administrador      
Olá pessoal. Vou pedir uma gentileza aos participantes. Evitem comentar posts com assuntos diferentes do tópico aberto. Por diversas vezes tenho visto alguem abrir um post falando de alguma coisa, mas com comentários que nada tem a ver com o tema. Por exemplo: ontem postei um texto falando sobre a possibilidade de ler os posts antigos. Logo em seguida o post foi desvirtuado e os cometários passaram a ser sobre o LAsco, Stereo e Elenin. Se for o caso, abram novo post. Fica mais organizado e não se mistura alhos com bugalhos. Obrigado!
Silvio Dourado comentou
Ow desculpa Administrador, velhos hábitos não se perdem da noite para o dia, é mesmo, agora da pra ver sobre os assuntos postados... Tens razão, desculpa...


    8
mary      
Lendo esse texto sobre a estação espacial russa que será destruida em 2020... sinceramente com tanta tecnologia hj em dia... tem que jogar os destroços, ou o resto do dito cujo no mar??.... como diz um amigo meu biólogo, o ser humano acha que os rios e o mar desintegram tudo...
Silvio Dourado comentou
Concordo com você mary, plenamente...
Fabrício Oliveira Carvalho comentou
Boa Tarde Meire,Silvio e a todos.Concordo com vocês mesmo que a ISS possa originar muito lixo espacial tinha que ter um jeito melhor, pois se lá no espaço esse lixo é perigoso aqui também será.Afinal de contas o mar não pode simplesmente virar um deposito de lixo, e nem o espaço.


    9
mary      
Terremoto na Turquia, em Konya, de 4.8 , com epicentro no Mar Marmara, ( se pronuncia Marmára...e não, Mármara) deixa 8 feridos. Segundo o canal de tv grego, Alter.
Meire Ruiz comentou
Foi bem raso, não é Mary...
mary comentou
Foi sim Meire... chegando perto da Grécia....


    10
Luciana G      
Boa Tarde, muito obrigada à todos pelas explicações!E hj às 23:00 (horário de Brasília) haverá uma matéria no canal Brasil sobre Saturno e seus anéis. Na chamada a matéria é lindissima!


    11
FAbiano      
Tempestade Nock-Ten mata 25 pessoas na Filipinas . Escolas e alguns escritórios do governo foram fechados nesta quarta-feira, mas voos domésticos para as regiões central e sul das Filipinas estavam operando normalmente após interrupções na terça-feira. O serviço de balsas ainda estava suspenso.
Meire Ruiz comentou
Oi Fabiano, um vídeo de ontem nas Filipinas, que força!
Marcos Passetti comentou
As FILIPINAS e um dos paises que mais sofrem com intemperes(TUFOES) sao ilhas agrupadas numa regiao tropical onde as aguas do mar estao sempre aquecidas um dos combustiveis para que ocorra esse tipo de fenomeno [Ver no Apolo11]


    12
Silvio Dourado      
Fluxo de Raio X O Degrauzinho está subindo, rsss. Nestes últimos três dias esta seguindo um padrão de crescimento de intensidade do Fluxo de Raio X. Se continuar assim, amanhã estaremos tendo classe C no Fluxo de Raio X. Nos resta esperar até amanhã para vermos.
aurora comentou
Olá, Silvio Dourado! Sim, atividade aumentou e hoje já ocorreu flare classe M ref. mancha número 11260. Boa Noite a Todos!
aurora comentou
Ah! A imagem correspondente:
Silvio Dourado comentou
Uau, obrigado Aurora, além da otima explicação proporcionou-nos uma belíssima imagem. Grato.


    13
Ricardo Garcia      
Srs. Tudo está diferente, as tempestades de saturno, Raio X, terremotos .... e aíiii
Administrador comentou
Pra mim está tudo absolutamente normal, igualzinho como sempre foi!
everton dos santos comentou
Rogerio, o link que foi passado pelo twitter não esá funcionando.
Alencar comentou
Boa noite a todos ! Até o Radar Global está calmo ultimamente...rsrsrs! Leio sempre os post e quase não comento e aprendo muito com todos vcs mesmo em silêncio. Sei que algumas pessoas não pararam de acompanhar o RG apesar de não postarem por aqui, creio também que elas estão lendo essas palavras... Então quero registrar aqui a falta de vocês (é o que tenho notado). Polêmicas ou não, magoadas ou não, impulsivas ou não, seja como for, sanguíneo, colérico, melancólico, fleumático, vocês somaram com assuntos diversos e na troca de informações e pesquisas, e como dizem os mais vividos “de bom grado”. Bem, em tudo tiramos algumas lições para a vida, não gostamos de cometer o mesmo erro duas vezes e a sociedade ainda nos leva a querer a “perfeição e a excelência” senão seremos engolidos... Aprendemos uns com os outros e devemos sempre reter o que é bom, aliás o nosso corpo faz isso muito bem. Mas o mais difícil creio eu, é controlar um órgão tão pequeno e estrategicamente posicionado como a "língua" !! (então já peço desculpas pelas palavras) hehehe Que bom que somos feitos do mesmo material, vivemos na mesma casa e respiramos o mesmo ar... O meu desejo é que as amizades aqui construídas, possam continuar sendo edificadas seja aqui no RG ou não. Não posso deixar de citar a ausência de alguns ou o pouco comparecimento como... TIÃO, REZENDE, MARI (SE), CARMEN, VINICIUS JPDCL entre outros. Abraço a todos vocês ! Alencar.
Marcos Passetti comentou
ola Alencar...tbm senti a falta do REZENDE... espero que esteja bem!
Sandra Silva comentou
Também sinto falta, como também do Hilton, do Claudio... Mas, assim como lá fora também o é aqui... Tudo passa, com a diferença que aqui os terremotos ficam...rs Como vc disse Alencar, em tudo tiramos lições inclusive dos momentos de calma. Mas, é ciclico, como o painel... olhe como hoje ele já está mais agitado, depois de uma semana bem calma. O Radar acompanha esse ritmo. rs


    14
Bonafim      
Mais um entrechoque na região de Santos. Desta vez, até já é tempo de ocorrer em Santos e região o ENTRECHOQUE, encontro de duas massas de ar de características distintas: uma aquecida e seca e outra, fria e úmida, embora já tenha acontecido precocemente no começo deste julho de 2011.... Enquanto a parir do planalto, o céu está aberto com alguma nebulsidade, a Baixada Santista se e3ncontra sob céu encoberto por nuvens baixas advectadas, resultado da advecção da umidade marinha, uma vez que as águas superficiais estão frias, possibilitando circulação de ventos dos quadrantes oeste e sudoeste. Devido a este fenômeno, a umidade relativa em Santos , agora às 17:30 é alta: 77% e a temperatura é relativamente baixa: apenas 20,9ºC na minha estação da Vila Belmiro. A máxima de hoje não passou dos 22,2ºC, embora a mínima tenha sido relativamente alta: 19,1ºC às 05:50 de hoje, 27 de julho.
Sandra Silva comentou
Olá Bonafim, vc sabe explicar a razão desse entrechoque ter acontecido antecipadamente? Porque o normal seria a partir de agosto, conforme disse.


    15
FAbiano      
Está tendo palestras em Araçatuba do INAPE quem quiser assistir o site é inape.org.br entre no menu cosmos x ao vivo. O astronauta Marcos pontes esteve no evento.
FAbiano comentou
A palestra está ao vivo nesse momento, O INAPE é uma ONG (Organização Não Governamental) sem fins lucrativos fundada em 1996 e declarada como entidade de utilidade pública Municipal.A entidade tem como objetivo difundir o estudo da astronomia e ciência afins, incentivar a curiosidade científica e a conscientização ecológica através de projetos culturais e educacionais. Presta serviços à comunidade fazendo demonstrações e ministrando palestras nos estabelecimentos de ensino público e privado de Araçatuba e região.
FAbiano comentou
inape.org.br/agenda/cosmos-x-ao-vivo
FAbiano comentou
Senão me engano a palestra vai até as 22:00hs ou pouquinho mais
FAbiano comentou
Uma correção, o evento que tem parceria com INAPE e tem seu nome "cosmos", teve seu ínicio dia 25/07/2011 com a 1 palestra do Astronauta Marcos Pontes e segue outras palestras com outros Especialistas em cada assunto diferentes até o dia 29/07/2011.
FAbiano comentou
Palestras Ministradas em Araçatuba/sp.
Sandra Silva comentou
Olá amigo Fabiano... tudo bem? Desculpe, ontem tive que quebrar minha promessa e acabei postando um link para a DUDA...rs Mas, me diga, essa palestra estará disponível para vermos?
FAbiano comentou
Está agora ao vivo nesse link, sandra, inape.org.br/agenda/cosmos-x-ao-vivo
FAbiano comentou
clique no player Ustream Live para assitir ao vivo.
FAbiano comentou
Ás vezes aparece comerciais publicitários, por causa que a conta deles é gratuita, mas é só esperar os segundos do comercial que volta a retransmitir sozinho o ao vivo.
FAbiano comentou
conta no Ustream Live
Sandra Silva comentou
É que agora não posso ver, terminando um trabalho e estudando...rs. Mas, devem disponibilizar a gravação.
FAbiano comentou
Amanhã você assite, tem mais palestras, começa as 19:30hs guarda o link no favoritos e assiste amanhã.
Alencar comentou
Valeu FAbiano ! Obrigado pelo link ! Té +++
Sandra Silva comentou
Ok. Já guardei.
Silvio Dourado comentou
Obrigado FAbiano pelo link, valeu...


    16
everton dos santos      
Tremor de 5.9° com pouca profundidade no Atlantico a cerca de 1300 km da costa do Pará. Não houve nenhum alerta e deve se manter assim. Em maio houve um de 6° na costa do nordeste com 10km de profundidade e não houve nenhum efeito. o sismomero do PG parace que registrou ele as 23:15-23:20
Meire Ruiz comentou
Que bom...
Luciano comentou
Boa Noite. Será que estes tremores nas cadeias mesooceânicas, têm relação direta com a expansão do assoalho oceânico? Ou seja, tremeu, ejetou lava abriu!
Meire Ruiz comentou
FOTO abaixo ERRADA :o Desculpem ....
Sandra Silva comentou
Boa noite. Em Santos o dia esteve nublado, vi um ou outro raio de sol, bem timidos por uma janelinha, mas prevaleceram as nuvens e essa temperatura amena, por volta dos 20º. Agora 19º e 97% de umidade. *EVERTON*, quando vi esse de hoje no painel, lembrei que quase nesse ponto houve um outro recentemente, e é esse que vc citou. Tem um outro de ontem mais ao sul, de 4.8. É impressão minha, ou aumentaram o número de terremotos essa Placa nesse ano em relação aos outros?
Sandra Silva comentou
Oi Meire, Desculpa... Estava lendo os posts e não atualizei, só vi seus comentários agora. Mas, é o que estou pensando, qual o motivo que está levando ela a se manifestar com mais assiduidade..rsrs
Meire Ruiz comentou
Parece que foi bem raso 6.3 km. Imagina Sandra rsrs :)
everton dos santos comentou
Luciano, tem que ver caso a caso. tem pontos que a cadeia é divenrgente e pode ocrrer o que vc disse. Esse de 5.9° foi em uma falha transformante, ou seja, as placas estão deslizando lateralmente, literalmente roçando uma na outra. Dai os tremores. Aqui [Ver site] um exemplo próximo #### Sandra, o de 6° foi um pouco + ao sul, na dreção de Fernando de Noronha. No local do 5.9° de hoje, já ocoreram tremores de até 7.1°.
Luciano comentou
Ok, valeu Everton, não tinha reparado nesse detalhe, da falha poder ser transformante. Tava olhando no Google Earth e vi que a profundidade do local onde ocorreu este tremor e de 4 km, aí pergunto: a profundidade de 6.3 Km considera a profundidade da superfície? ou este sismo ocorreu bem próximo a superfície mesmo?
Sandra Silva comentou
Certo, EVERTON... Lembrava que havia sido lá prá cima..rs Estou tendo uns trabalhinhos extras, por isso nem tenho estado muito presente, porém, vou tentar ver quantos foram no último ano nessa placa. MEIRE, foi bem raso, mas essa movimentação parece não oferecer grandes riscos com esse grau da escala.
Meire Ruiz comentou
Gostei do vídeo Sandra :)
everton dos santos comentou
Luciano, o USGS diz assim: "A profundidade pode ser relativo ao nível médio do mar ou a elevação média das estações sísmicas que forneceuram dados do terremoto". Então neste valor de 6,3km, tem a altura do oceano e mais a profundidade abaixo do assoalho marinho. Não sei qual valor de referencia mas deve ser parecido com a profundidade do local. Pode ser 4km de água + 2,3km de rocha. De qualquer forma foi bem raso.
Sandra Silva comentou
Um navio que esteja passando nesse momento por ali, vai sentir essa intensidade?
Meire Ruiz comentou
Sandra, se alguém souber interpretar a bóia do local .... [Ver site] talvez dê para saber como está o mar naquela região.(eu acho).
everton dos santos comentou
[Ver site] |NORTHERN+MID-ATLANTIC+RIDGE|SOUTHERN+MID-ATLANTIC+RIDGE&min_intens=0&max_intens=8&view=1 Sandra, olha a lista de tremores na codilheira meso-atlantica. Acho que sua impressão se deve aos 5 tremores em sequencia na parte central(2 em junho e 3 em julho). Em 5 meses de 2011 foram 6 tremores na parte central. Em 30 dias entre junho e julho foram 5. A curto prazo é um aumento, mas tem que analizar outros periodos. ## a do navio não sei agora.### Ao lado registro do sismografo no RN. outros da America do sul no Apolo11 [Ver no Apolo11] Boa noite!!
Sandra Silva comentou
Sim, EVERTON, por isso estou pretendendo ver um período maior e tentar entender o que poderia estar provocando esse aumento. Se é que seja possível..rs Quanto a questão marítima, fiquei a imaginar a rota de navios em nosso litoral que é uma movimentação muito grande, principalmente dos pequenos barcos pesqueiros naquela região.
everton dos santos comentou
coloquei link errado com lista de trmeres. esta dá certo [Ver site] alguns marcados como NORTHERN, podem ser lá na europa. então confiram o mapa
everton dos santos comentou
Se vc olhar a lista, verá que teve epocas com varios tremores no sul. outras com varios no norte. Até mais que em 2011. e asim vai
Sandra Silva comentou
Valeu EVERTON, só que 2011 ainda não terminou hehhe. mas estará dentro da normalidade. Mas vc tem razão quanto a minha percepção, devido a esses seguidos no último mês.
RoZANNY comentou
EVERTON SANTOS ONDE VOCÊ VIU ESSE REGISTRO NO SISMOMERO ? POIS PRA MIM AQUI APARECE SOMENTE. DO DIA 26.
everton dos santos comentou
Rozanny, aqui as imagens aparecem atualizadas. Tem a estação do PG acima e outras da america do sul no Apolo11 [Ver no Apolo11]
RoZANNY comentou
ô meu anjo valeu a dica . não sabia que tinham outros .legal.. mas ainda aparece dia 26 no de são paulo pra mim ... valeu .!!


    17
Riva      
Em agosto haverá grande proximidade de Marte com a terra. alguém sabe que influência isso poderá ter sobre as marés e outros eventos? Há quem diga que terremotos e vulcões ativos podem sofrer influência das forças gravitacionais...
everton dos santos comentou
Ola Riva, não se preoculpe. Não vai ter aproximação em agosto. Alias em agosto estarão bem longe a 300 milhões de KM um do outro. Essa aproximação ocorre a cada 26 meses aproximadamente e a menor dos ultimos 60000 anos foi em 2003 com 55,7 milhoes de KM. A proxima só em 2/2012 com 102 milhoes de KM de distancia. Veja o artigo do Apolo11 [Ver no Apolo11] e o modelo animado do sistema solar [Ver site]
Prof. Marciel Jara comentou
legal o seu link, posso usar em sala de aula! obrigado!
everton dos santos comentou
O sistema solar 3D é muito bom. No topo vc consegue colocar em português e em tela cheia.


    18
Sandra Silva      
MARCOS, hoje pela manhã o DON tinha 70% de chances de se tornar uma tempestade tropical, no meio do dia era de 80% nas próximas 48 hs... Eu ia responder, mas não consegui, que pela progressão não demoraria até a noite para aparecer no painel.rs Estava lendo agora que o Brasil irá instar em dezembro, um módulo científico no interior do continente antártico, onde a temperatura costuma ficar por volta dos -35º. Ali pretendem recolher informações sobre temperatura, ventos, radiação solar e umidade, míveis de material particulado e gás carbônico que chegam ao continente. É bom lembrar que existem muitos módulos por lá, porém, no interior onde as condições são mais dificeis são poucos. Aqui tem mais informações. [Ver site]



Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2016
Política de Privacidade