Dias   1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |
16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 |


    1
Luciana G      
Boa Noite! RJ céu nublado! Curiosidade, qdo se diz em ciclone extratropical o vento é masi forte no litoral? A medida que se afasta da costa o vento perde a força? Ou ele segue com a mesma intensidade? Por exemplo: Na zona sul e Zona norte!Obrigada!
everton dos santos comentou
Primeiro, a formação do ciclone está associado normalmente a passagem de uma frente fria. A passagem dessa frente pelo continente já traz riscos de temporais e ventos fortes tanto no litoral como interior. Já no oceano, parte desta frente começa a girar formando o ciclone, com o vento girando em torno dele. Ai o risco de vento forte é maior no litoral, vindo do oceano. A intensidade vai depender da força e da distancia do ciclone em relação a costa. A medida que se afasta, diminui o vento
everton dos santos comentou
Semana que vem tem possibilidade de formação de um ciclone extratropical. NÃO SE PREOCULPE!!! A instabilidade deve vir do continente entre PR e SP e segue p/ o oceano onde formará o ciclone. É uma boa oportunidade de vc acompanhar.
Meire Ruiz comentou
Opa :o ! Bom saber...quem vai ficar preocupada agora sou eu rsrs.
Meire Ruiz comentou
Estou brincando Luciana :) Eu também vou monitorá-lo. BJS.
Luciana G comentou
E deve chegar ao RJ? Ele irá trazer a frente fria? :(
Luciana G comentou
qual link para poder acompanhar? Para onde posso correr rsrsrs?
Meire Ruiz comentou
rsrs eu era assim Luciana, bastante assustada, moro a 200 metros da praia e tinha muito medo dos ventos e das ondas, apesar de "adorar" o mar. Aprendi e entendi muitas coisas aqui no PG, me ajudaram bastante, agora estou um pouco mais calma. Quando monitoramos temos a opção de tomar decisões antecipadamente. ***** Já já o Everton te responde :)
Luciana G comentou
Fui lá no link de "post antigos" no dia 07/06 e acompanhei as curiosidades daquele dia! Curioso é que não foi só p mim que o dia foi "estranho", mas desde aquele dia que fiquei com pavor de vento!
Luciana G comentou
Meire Ruiz, fui lá nos posts antigos (09/06) vi seu vídeo! Aqui em frente a minha casa tem coqueiros assim, e fico apavorada!rsrs beijus, e muito obrigada por tudo!
everton dos santos comentou
Luciana, o que tem são modelos sobre um possivel ciclone extratropical. Ele ainda não existe. E nenhum instituto postou previsões. Talvez no fim de semana tenha. Mas caso se forme, NÃO deverá passar pelo RJ. Mas claro que ele pode provocar agitação no mar. Chuva e vento não tenho como dizer ainda sem um dado oficial. Não fique com medo. Ventos acontecem e o que vc pode fazer é ficar informada. Só não precisa correr rrssr. Amanhã tento postar algum modelo bem explicado, pois hoje não dá. No mais acompanhe as previsões em [Ver site] e imagens de satelite [Ver no Apolo11] [Ver site] ## Boa noite e até amanhã.
Sandra Silva comentou
Meire, enquanto eles acompanham no Painel a gente verá ao vivo...rsrs.


    2
Bonafim      
Santos, agora às 04:08 desta manhã: 20,2ºC e umidade relativa em 86%, céu coberto (para variar) por nuvens baixas (estratos). A amplitude térmica devido a ausência da insolação solar direta é muito estreita, pois a maxima de ontem na Vila Belmiro foi de apenas 22,2ºC e a mínima de 19,1ºC. Pelo visto, hoje teremos uma mínima pouco mais alta ( e relativamente alta para a época do ano)e a persistir o ENTRECHOQUE, a máxima deverá ficar entr amenos 22ºC e 23ºC...
Sandra Silva comentou
De fato está sol e a temperatura está mais alta aqui em Santos para esse horário, mesmo assim não passa dos 20ºC, porém, com dissemos por aqui, "o sol promete", mesmo que hoje não seja a praia, ao menos um dia bem bonito. abr e um bom dia para todos.


    3
@JeanMilieri      
Imagem interessante dum buraco negro na galáxia NGC 3115 absorvendo gás cósmico. (Foto: NASA/CXC/Univ. of Alabama/K. Wong et al, Optical: ESO/VLT)


    4
Luciana      
Bom dia a todos, Chapecó oeste de SC amanheceu ensolarado e com temperatura de 18.7°C. Muita chuva prevista para a região sul do Brasil e principalmente oeste de SC, meteorologistas alertam para cheias de rios e deslizamentos de encostas pois a chuva deverá persistir até terça-feira da próxima semana, alerta também de temporais localizados com rajadas de vento e queda de granizo.
fellipe comentou
bom dia vem chuva forte mesmo risco de alagamentos e rajadas de vento e temporais e granizo depois freio forte outra vez


    5
Sandra Silva      
A água deveria ser um direito de todos, assim como o Ar, porém, ainda hoje muitos ainda a usam como forma de poder. Até por isso a ONU, a exatamente um ano aprovou uma resolução que reconheceu o acesso a água e saneamento como direito humano básico. Na votação 122 pasises foram favoráveis e 41 se abstiveram, nenhum teve coragem de votar contra. Entre as abstenções estavam os EUA, Botsuna, Etiópia, guiana, Quênia, Lesoto, Trinidad e Tobago e Zâmbia. BRASIL. Ontem - 27/07 - por meio do decreto 7535 foi instituido o Programa Nacional de Universalização do acesso e Uso da Água, o Àgua para todos. Esse programa faz parte do Plano Brasil sem Miséria e irá priorizar a população que vive em situação de extrema pobreza, o que abrange 16,2 milhões de brasileiros, sendo mais da metade residentes no Nordeste.
Sandra Silva comentou
AH! Esqueci, aqui está o link do Decreto [Ver site]
Meire Ruiz comentou
Vou guardar e ler com calma. Obrigada! :)


    6
@JeanMilieri      
Seul teve as mais fortes chuvas em um século. Foi anunciado 53 mortos ou desaparecidos, e mais de 4.500 pessoas desabrigadas. O departamento climático do país registrou que este foi o dilúvio mais intenso para o mês de Julho desde 1907. (Fonte: G1)


    7
Administrador      
Atenção: a instabilidade observada em nosso sismômetro às 13h01 é devido à mudança no ganho no pre-amplificador do instrumento, já que estamos fazendo novos testes de sensibilidade. Mais instabilidades deverão ser verificadas ao longo do dia. Obrigado
everton dos santos comentou
Se estes testes já estivessem finalizados, o tremor de 5.9° ontem, poderia ter sido registrado de forma mais "explicita" ou não?
Administrador comentou
Olá Everton, tudo bem? O tremor foi registrado pelo sismômetro a partir das 23h15. No entanto, nosso sismômetro está orientado no sentido leste-oeste, de modo que ondas vindas no sentido norte-sul, como é o caso deste sismo, produzem pouco efeito sobre o sensor. O mesmo vale para abalos com deslocamentos verticais (eixo-z), que para serem corretamente detectados precisam de instrumentos sensíveis a essa componente do movimento. Normalmente, estações "profissionais" utilizam 3 sensores: N-S / W-E e "Z", cada um detectando três componentes da sismicidade. Mesmo assim fiquei bastante satisfeito com a detecção apresentada.
everton dos santos comentou
Interessante! Não sabia dessa orientação. Obrigado.


    8
Marcelo Fernandes      
Karl Battams, um dos membros da equipe stero da NASA, informou um bem sucedido teste com a Stereo B, que foi virada para Elenin. Segundo o astronomo Leonid Elenin, Descobridor do cometa, em seu site, foi um rolo de 135 graus na nave, conforme já está na atualização do site APOLO 11 [Ver no Apolo11] . De 1 a 5 de agosto o cometa será visível no instrumento HI-2b, e em seguida, a observeção continuará com a câmera HI-1b. Os primeiros dados serão transmitidos à terra nos dias 2 e 3 de agosto e estarão disponíveis a partir do dia 4. No final de setembro, o cometa, estará visível na sonda SOHO.
Marcelo Fernandes comentou
Esaa imagem é, com certeza, a mais nítida de Elenin, e ainda não deve ser encontrada com facilidade, pois é muito recente.
Marcelo Fernandes comentou
*Esta
Administrador comentou
Olá Marcelo, tudo bem? estou achando que essa imagem não é do Elenin. Os atuais telescópios em terra e no espaço não têm essa capacidade de resolução para um objeto ou trilha tão distante. Mesmo assim, vou aguardar maiores informações.
Marcelo Fernandes comentou
Sim Rogério, eu também pensei assim! Mas, se não não for, eles não foram muito corretos, colocando esta foto ao lado da matéria. Isto que eles fizeram no site do Leonid, induz ao erro, concorda?
Administrador comentou
Como suspeitava, essa imagem é do cometa McNaught, em 2007.
Administrador comentou
Eis o link da imagem em questão. [Ver site]
Marcelo Fernandes comentou
Pelo menos, fica a informação. Creio que esta está correta....rs. Abraços!
Marcelo Fernandes comentou
Esta foto vai criar confusão na internet, esperem e verão...rs!
Administrador comentou
Pois então, de fato esta imagem está no site do Elenin, mas se você passar o mouse sobre a imagem vai ver que está escrito "comet_mcnaught_lg". [Ver site]
Marcelo Fernandes comentou
OK, este detalhe me passou desapercebido, ai parte da culpa é minha, senão toda...rs. Obrigado Rogério!
Marcelo Fernandes comentou
*Despercebido
Silvio Dourado comentou
Marcelo, aquele link do filme que te passei seria entao Jupiter, eu tambem nao tinha lido os coments lá. Mas hoje recebi mais links de videos novos, vou dar uma analisada quando chegar em casa, ou passo pra vc ver depois e me falar, ja que daqui do meu serviço nao abre youtube... Abraços...
Marcelo Fernandes comentou
Obrigado Silvio! Maravilha, o que você tiver pode me mandar. Vamos esperar o dia 4 de agosto e ver se temos imagens novas do cometa Elenin disponibilazadas pela NASA.


    9
Meire Ruiz      
Boa tarde! Foram observados mais de 700 tremores de baixa intensidade no vulcão Hierro das Ilhas Canárias com profundidade entre 9 e 16km.
Meire Ruiz comentou
Esses tremores foram observados desde ontem.
Meire Ruiz comentou
Hierro tem 278,5 Km² e 86.000 habitantes. A 50.000 anos uma sequência de tremores produziram um afundamento na ilha , formando uma paisagem semelhante a de um anfiteatro, chamado de El Golfo.
Meire Ruiz comentou
Corrigindo, os tremores foram desde a última semana, não dessde ontem :) [Ver site]
Adri Lima comentou
Boa tarde! Esse vulcão é meio perigoso ,né? Vi uma vez na Tv que se ele entrasse em erupção(dependendo) poderia causar tsunamis.Esses tremores são algum sinal de que está entrando em erupção?
Silvio Dourado comentou
Olha lá, o Sismômetro em São Paulo esta tão sensível que só de eu teclar aqui na minha mesa no meu serviço,(Cuiabá-MT) já oscila... rss
Meire Ruiz comentou
Sismômetros Gran Canaria, Tenerife, La Palma, El Hierro [Ver site]
Sandra Silva comentou
Estava lendo que a maioria deles foram de magnitude entre 2 e 2.5, profundidade da maioria entre 9 e 16 km. O Hierro é um vulcão basáltico e pode ter estado ativo em 1793, porém ainda não é confirmado essa data. A questão do que está acontecendo ou irá acontecer, segundo o Smithsonian Institution, ainda é um mistério, não pode ainda ser respondida com segurança e só podemos por enquanto ficar observando. Segundo eles, é muito cedo para dizer qualquer coisa, ainda há magma em movimento, o que não significa que haverá erupção. A maioria das vezes esse magma não chega a superfície, podendo a atividade cessar a qualquer momento. Então, vamos aguardar... e monitorar. [Ver site] e [Ver site] AH! esse último é direto de lá, esotu inserindo aqui, porque eles não aparecem em nosso painel devido a baixa magnitude.
Sandra Silva comentou
Uma correção, a maioria está entre a magnitude de 1.5 e 2.0, segundo a contagem que fiz agora na lista dos últimos 10 dias.
Meire Ruiz comentou
Oi Sandra, obrigada pelas informações...agora é ficar monitorando, é o que temos a fazer.
Meire Ruiz comentou
Fico impressionada em ver pessoas morando em cima/dentro(?) de um vulcão!
Sandra Silva comentou
Meire, nem fala!!! O que podemos pensar? Falta de opção? Aquele pensamento "só acontece com os outros"? Também me espanta outros lugares habitados, como os mangues, as encostas... Sei que não são vulcões, porém, é pergigo iminente. Toda vez que olho para a Serra do Mar, na via Anchieta e vejo aquelas luzinhas de casas... Quando era criança, olhava para lá e via só luzes dos carros a noite. Depois foram aparecendo uma luz parada, depois outra... Foram crescendo, crescendo... até que é praticamente quase toda iluminada. ainda bem que existe um programa para retirar todas essas famílias, porém, tudo é muito devagar.
Dina comentou
Boa Noite a todos. Voltou a cair temperatura em Divinópolis, mas, estou pasma, será ANA que todos os pontos vermelhos na imagem postada abaixo, representa um tremor na região das Canárias? Fiquei temerosa e espero em Deus que não se concretize a tal erupçao.Já li várias noticias a respeito, e, quando se trata de comentários catastroficos, imagine...é de se perder o sono. Gostaria de saber a opinião da TAIS versada e exper no assunto. Um abração a todos.
Dina comentou
Rsrs peços desculpas a postagem na verdade é para a SANDRA SILVA, colaboradora competentíssima. Um abraço.
Sandra Silva comentou
Dina, sem problemas. rs.. Tem um comunicado do governo das Canárias que esclarece um pouco mais o aumento de terremotos por lá. Em primento lugar eles dizem que a situação é de total normalidade. E outro parágrafo eles comunicam que por ter aumentado o número de terrmotos a partir do dia 17 de julho, para melhor localização destas atividades, implantou uma densificação da rede sismica operacional desde o dia 21/07, que tem ajudado a aumentar o nº de terremotos localizados. Ou seja, o lugar já está tremendo, aumentam a rede ai, vai aumentar o número de lugares detectados. Mas, segundo o Smithsonian Institution, até o momento, ainda não havia sido comunicado nenhuma modificação no terreno, ou gases, o que significa que o magma está se movimentando apenas internamente, sem apresentar outras movimentações. Se vai estourar, ainda não se sabe. Pode ou não. Aqui a comunicação do governo [Ver site] e deixo outra foto, onde as marcas em azul são anteriores as 48h e as vermelhas nas últimas 48 horas. Vamos aguardar e pensar positivamente.
Meire Ruiz comentou
Sandra, tenho várias fotos na subida da Imigrantes, porque o cenáro chama a atenção. Esta foto foi tirada de cima da ponte, já em uma parte elevada do morro. Dá aflição de ver. E como você disse esse plano do Governo para desocupação da serra do mar ainda vai demorar...


    10
Enio      
Senhor adm: toda vez que entro no PG, o meu antivirus avast acusa esse item como vírus: [Ver no Painel Global]
Administrador comentou
Olá Enio, esse é um problema do Avast, não do PainelGlobal. Esse arquivo, por exemplo, nem existe no site!!! O tema já foi debatido no Painel a partir do dia 12 de julho. [Ver no Painel Global] e [Ver no Painel Global]


    11
Bonafim      
Sandra, esqueci de responder a sua dúvida do ENTRECHOQUE! Pois bem, quando o bloqueio atmosférico (que impede na totalidade ou parcialmente o ingresso das frentes frias a nossa região)ocorre no outono, praticamente não há ENTRECHOQUE, permitindo assim a descida do ar mais aquecido e seco à região de Santos, pois as águas superficiais do oceano ainda estão relativamente aquecidas em contraposição ao bloqueio de inverno, especialmente no comecinho de agosto, quando as temperaturas das águas são as menores do ano. Este ano, as massas de ar polar mais intensas chegaram ainda no outono, portanto de certa forma precocemente e logo em seguida o famoso SECÃO, propiciado pelo bloqueio deste mês, chegou também mais cedo e já que as águas superficiais no inverno já estão mais frias do que obviamente no outono, já experimentamos O ENTRECHOQUE. Eeste câmbios de temperaturas das águas e das terras são de forma simples explicados pelo calor específico de cada substância de que são feitos os corpos. É por esta razão também, em contrapartida, que no interior, temperaturas mais baixas já são registradas no outono enquanto no litoral, as temperaturas ainda estão relativamente agradáveis. No final do inverno, temos temperaturas maiores no interior e mais baixas no litoral...
Sandra Silva comentou
Bonafim... Obrigada pela explicação.


    12
Bonafim      
Em tempo: esse bloqueio atmosférico em parte explica por que há tantas nevascas intensas no Chile... Ah, e nesse momento, às 15:50, temos 25,8ºC, com umidade relativa em 51%. A máxima foi às 14:03 (26,4ºC) em Santos na Vila Belmiro.
FAbiano comentou
Alguém sabe dizer com precisão até quando vai este bloqueio atmosférico?, porque aqui em Araçatuba/sp, ta um calor de 33 graus e uma chuva viria bem agora.


    13
MiguelSousa-Portugal      
Boa tarde a todos os Membros do Painel Global


    14
Ricardo Garcia      
Pessoal Estou passando estes dois links para os entendidos, para mim eles soam bem consisos,
@JeanMilieri comentou
Posta um resumo, Ricardo. Só alguns membros estão podendo postar links. Segundo Rogério, é para evitar, justamente, o postar link apenas por postar. Isso desvaloriza o PG. Comenta a notícia e indica a fonte. Abc.


    15
Luciano      
Boa tarde a todos. Céu aberto na grande Floripa (ainda) a previsão diz que o tempo vai mudar de hoje para amanhã aqui. Muito interessante a matéria do Apolo 11 [Ver no Apolo11] !&posic=dat_20110728-092336.inc sobre nosso planeta irmão ou filhote recém descoberto. É impressionante como ainda novas descobertas em termos astronômicos continuam ocorrendo.
Sandra Silva comentou
Boa noite. Em Santos agora o tempo está nublado. O dia hoje foi mais quente, como informou o Bonafim. Estamos agora nos 23ºC.


    16
valen      
segundo o lasco c2 parece que haverá uma nova EMC do sol, estima-se que é 40% de chance de classe M para as pr´ximas 24h. Manchas solares- 1260, 1261,1262- lembrando que os numeros são nomes dados á elas. porém a mancha 1260, abriga energia sufiente para uma EMC classe X.


    17
Luciana G      
Boa Noite! Já estou viciada neste site! Para entender melhor, sou leiga mas curiosa, e tenho adorado as postagens! Estou depressiva por conta do medo dos ventos e estou tentando "me curar", além das respostas para o meu medo, como posso contribuir para o RD? Pq minha foto não aparece?rsrsrsrs
everton dos santos comentou
Boa noite. Fale sobre o tempo em sua região. Se tem tempo severo, se está causando transtornos, se está muito bom. Se conseguir registrar algo relcionado ao tempo, pode postar. ### Coloquei uma informação no outro post
Sandra Silva comentou
Lu, acredito que vc já está ajudando e muito. Não é nada fácil falar assim sobre nossos medos, pode ter certeza que tem muita gente que está lendo e sente o mesmo que vc e também está sendo ajudada. Agora, como o everton disse, aproveite para ir informando como está o tempo por ai... Use sua visão, não se limite apenas a dados. Esse tipo de atitude vai apurando nosso senso de observação a esses fenômenos naturais, desde o por do sol, aos tipos de nuvens, até que aos poucos vamos nos familiarizando e mudando nossa relação com eles. Foi um pouco assim que aconteceu comigo. E como sempre digo... Respire....rs...é o ar. abração.
Marcos Passetti comentou
boa noite amigos...LUCIANA se serve de consolo por medo de ventos e tempestades eu passei a pesquisar ,estudar,acompanhar eventos meteorologicos "trasformei medo em curiosidade" ... e acabei me apaixonando pelo tema isso me ajudou muito...fique em paz e nao deixe o medo te bloquear
Meire Ruiz comentou
Oi Luciana, qdo clico no seu perfil a sua foto aparece.***** Aproveitando vou deixar meus Parabéns para Everton pelo seu dia :) Felicidades, muita paz, saúde e alegria! :)
Administrador comentou
Olá Luciana, experimente redimensionar sua foto e envia-la novamente. Ela é muito grande!


    18
Sandra Silva      
Rogério, gostei dessa novidade que postou ao lado. Essa ordem para leitura ficou 10.
Keel Beccon comentou
Concordo plenamente Sandra, pude ler alguns posts de datas anteriores ao meu ingreso aqui no "CHAT" sem dificuldade alguma. Está matéria sobre o asteróide troiano, eu realemnte não imaginava que existia algo "seguindo" o nosso planeta além da lua, é realmente intrigante e, agora tenho certeza, podemos esperar de tudo quando se trata do grandioso universo. Bom, agora as informações locais. Temperatura beirando os 18°C/65°F, com umidade em 58%, com brisa de 3km/h-2mph NNW(nór-noroeste), com algumas núvens no céu mas com sol. Não sei a previsão de auroras hoje porque, denovo, pegaram todos os jornais, sacanagem. Mas, bom dia/noite a todos, agora aqui em Fairbanks/AK são 5:08 PM.
Sandra Silva comentou
Keel, quanto tempo!!! Li a matéria quase agora, o tempo todo ele caminhando com a gente e só agora sabemos. Imagina quantas novidades ainda nos espera!
Keel Beccon comentou
Pois é Sandra. Ultimamente não pude entrar aqui no PG, mas acho que é so até o final desta semana. Estava agora olhando na internet os jornais ai do Brasil, fiquei impressionado ao saber que o Brasil terá uma nova base na Antartica, mas agora esta realemente sera no continente. Pena que será minuscula, mas já é um começo.



Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2017
Política de Privacidade