Dias   1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |
16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 |


    1
Lerimar      
Pendientes de observar Mapas ionosférico. Enlaces:[Ver site] [Ver site]


    2
Lerimar      
Magnetosfera levemente comprimida [Ver site]


    3
Thiago      
Olá pessoal! Tive que me ausentar uma semana do PG, mas retorno agora! Trago uma reportagem da AFP sobre a situação de Bangcoc! Vejam a fábrica da Honda e sua produção indo ao lixo!
Thiago comentou
lobatoBHZ comentou
Nossa impressionante,espero que aquele povo de a volta por cima. A terra é assim,sempre nos pregando surpresas.
Thiago comentou
Lobato, o povo asiático é um povo realmente sabe "dar voltas por cima". Eles conseguiram sim!
Thiago comentou
Obs: Faltou o QUE na primeira frase, e na segunda é conseguirão! Obrigado!


    4
Marcelo      
Bom dia à todos. Magnetosfera terrestre até o momento normal. 10:45 horário UTC (8:45) horário de Brasília.


    5
everton dos santos      
Tremor forte na região de Papua Nova Guiné de 6.4°, ao menos a 90 km de distância das ilhas locais. E mais cedo, uma sequencia de tremores moderados na região de Porto Rico.
Meire Ruiz comentou
Um dos tremores em Porto Rico(imagem)
Meire Ruiz comentou
A maioria dos tremores em Porto Rico foram e estão sendo no mar, distância em torno de 65 km de Arecibo.


    6
Dedé      
Essa posição do sol a pino é a real? Se for ele fica a pino sobre o equador em que época do ano? Eu sempre fui desportista e um dos meus esportes favoritos é o surf, através de mais de 30 anos de prática sempre fui um observador das temporalidades do clima, tipos de ventos e formações de nuvens e tempestades, a lua e a influencia das marés, a posição do sol em cada época do ano, aqui no ceará nos temos praias voltadas tanto para leste como para oeste, com isto nos acostumamos já em priscas eras a estas obeservações porque não tinhamos outro recurso( sem internet lembram deste tempo?), notei que o sol após o terremoto de kepaluan, aquele de 2004, teve sua posição alterada pois em abril ele punha-se numa direção que na Av. Santos Dumont daqui de Fortaleza era de frente para a nossa visão, isto é iamps de encontro ao por do sol, agora esta posição só se verifica em julho, isto é uma demonstração de alteração no eixo da terra?
Administrador comentou
Olá Dedé, provavelmente suas observações estão incorretas. O Sol continua nascendo e se pondo exatamente na mesma posição.
Arlindo comentou
Creio que voce se refere ao Sol a pino, do Painel. O Sol passa pelo Equador da Terra 2 vezes no ano, nos meses de junho e setembro. Nunca houve inversão alguma na posição solar.
Arlindo comentou
Olá Dedé. Desculpe-me. É em março e setembro a passagem do Sol pelo Equador.
Dedé comentou
Desculpem,mas não foi a rua que mudou de posição. e se vcs estivessem qui, veriam que minha observação é correta, mas....


    7
Walcimar Junior      
' Bom dia! Na madrugada do último domingo tivemos a maior chuva em 5 anos em Rio Branco/AC. Em menos de três horas o acumulado de chuva foi de 118mm, um recorde apesar de estarmos em tempo de chuvas na região. Muitos relatos de moradores de bairros vizinhos que tiveram suas casas totalmente alagadas, muros cairam, carros inundados. O telefone 192 do corpo de bombeiros teve congestionamento durante toda madrugada, não se conseguia completar uma ligação. Infelizmente, o papel da defesa civíl em nosso estado ainda é frágil, não atendendo a todas as ocorrências.
Meire Ruiz comentou
Que pena Walcimar, espero que esteja tudo bem com você e seus familiares.
Nina comentou
Lamentável Walcimar, obrigada pelas informações, esperamos que tudo melhore.


    8
+marcos+      
parece que vai chover hoje aqui na zona sul da cidade de são paulo-sp!!!!
Bruno25 comentou
Chuva intensa aqui na região serrana do Rio. Chove desde ontem sem parar. De acordo com a Somar Meteorologia, já choveu mais de 50mm em 48 horas e a previsão é de chuva até 1 de dezembro.


    9
Marcelo      
Boa Tarde Pessoal... Magnetosfera terrestre ainda calma, estamos no aguardo para ver o tamanho do índice KP que o ECM de sábado irá gerar e se terá realmente alguma conseqüência para o hemisfério norte.13:18h horário de Brasília 15:18h horário UTC.
LucianoSC comentou
Boa tarde. É verdade, o índice Kp está no zero nas últimas 15 horas. É comum esta calmaria antes de uma tempestade magnética? Desde já, agradeço a atenção.
Marcelo comentou
É verdade Luciano, geralmente vem a calmaria e depois o petardo... Já havia percebido isso também.
Marcelo comentou
Desculpe Luciano não percebi que era uma pergunta! Achei que fosse uma afirmação, mas sim geralmente existe uma calmaria, na verdade essa calmaria é o estado de certa forma "normal" do Sol, exceto quando acontece os flares direcionados para a terra em que a massa de ejeção chega "bombardeando" a magnetosfera terrestre e produzindo seus efeitos como sabemos. Até hoje sem muitas conseqüencias, o maior registrado foi no ano de 1859, vejamos agora se teremos algum daquele porte. Torcemos para que não.
LucianoSC comentou
Ok, obrigado Marcelo, inclusive porque em 1859, dependíamos (acredito)muito menos da "saúde" da magnetosfera.
Thiago comentou
Marcelo, eu agradeço se puder centralizar mais seus posts sobre a magnetosfera! Mantenha-nos informado nesse post, pois estou acompanhando suas postagens!
Thiago comentou
Marcelo, acho que você pode me tirar uma dúvida! Veja a imagem que vou por agora ao lado, e compare-a com a que você pôs no post! O que é representa essa linha concorrente aos campos magnéticos em paralelo no mapa planetário?
Thiago comentou
Não falo das que estão assim: +, mas dessas que aparecem como curvas!
stela sonoda comentou
Estou acompanhando também, mas confesso ser leiga, há algum site ou artigo que explique o significado das movimentações destas "linhas" azuis e vermelhas? Gostaria de entender melhor...tenham paciência comigo!rss,sou Dentista...kkkk
everton dos santos comentou
Thiago, aqui talvez tenha a resposta
everton dos santos comentou
faltou o link [Ver site]
spacetrack5 comentou
Olá! Boa tarde a todos! Não sei se por causa desse fato, mas hoje o tempo em Brasilia está bem estranho, céu fechado e com nuvens bem escuras (algumas) e com chuvas em etapas, seguidas sempre com essas nuvens escuras.
gillog comentou
Desculpem, quando postei nao tinha visto este
spacetrack5 comentou
Everton, sobre assunto anterior de "suposto tornado" em ES. Acho que uma vantagem no Brasil são as serras no litoral sudeste, talvez essas serras funcionam como uma coluna que poderá sempre bloquear ou quebrar alguma formação de tornado. Posso estar com muitá fé nesta idéia, mas prefiro acreditar! Baseada também nos vídeos que assiti sobre os tornados nos EUA, aparecem todos em regiões de planícies ou onde não há serras, morros, etc. Prédios, por terem estruturas variáveis e vazadas, acho que não funcionariam como barreiras para tais fatos.
everton dos santos comentou
Stela, basicamente a unica explicação é a que passei p/ o thiago [Ver site] Sobre as linhas, elas são as linhas do campo magnetico da terra que se "contorcem" de acordo com o vento solar que vem da esquerda. As cores seriam questão de polaridade mas não achei confirmação. Ex de EMC chegando no campo magnetico [Ver site]
stela sonoda comentou
Muito obrigada pela atenção! Vou ver todo material que postaram! abssss
JLOP comentou
Desinformação total pelo que vejo, bom o APOLLO fez sua parte, documentou que uma intensa tempestade solar atravessaria o campo magnético terrestre chegando segunda feira na TERRA, agora os modelos e gráficos não terem sido alterados não podemos afirmar nada, apenas aguardar mesmo, mais o fato comentado pelo SPACETRACK é interessante....Só gostaria de saber se o tempo está instável em quase o Brasil todo, tive percebendo que pelo menos aqui em São Paulo durante os eventos de tempestades solares este ano o tempo sempre esteve encoberto, percepção minha, o único dia que não vi este tipo de situação coincidentemente na cidade onde eu moro havia vários rastros de esteira de condensação de avião pelos céus límpidos e azul, quando estava no final da manhã já ficou tudo nebuloso novamente. Pode ser simples coincidência, mais EMCS alteram fatores climáticos de tempo e temperatura na terra? se alguém puder responder.....


    10
Thiago      
Mais um vulcão em alerta! O Vulcão Tungurahua, no Equador, foi elevado pra Alerta Laranja em função da reativação de erupções! [Ver site]


    11
Ericao      
Boa tarde a todos! E aí Thiago quanto tempo hein??? olha só esta noticia: A ONG Oxfam alertou nesta segunda-feira para o aumento da insegurança alimentar no mundo devido aos fenômenos meteorológicos extremos que podem estar relacionados à mudança climática. [Ver site]
Thiago comentou
Ericao, não sei se você e outros irão concordar comigo, mas não estaria retornando a velha Teoria Malthusiana nesse caso?
Thiago comentou
Essas preocupações ambientais apesar de ser recusada por alguns países, consegue avançar nosso mundinho! Vejam a Eco Moto que criaram na Austrália!
Ericao comentou
Thiago, como diz a musica: " osertão vai virar mar!!" hehehehe... tá td diferente... aqui em Ipatinga leste de MG nao pára de chover desde sabado, chove dia e noite!!!
Ericao comentou
Lembra uns dias atrás que eu tava querendo saber sobre um objeto que vi cair do céu?? pois bem, aqui perto de Ipatinga tem um clube nautico chamado lagoa silvana, funcionario relatou que lá caiu uma bola de fogo vindo do céu. mas que nao encontrou nada... e foi no mesmo dia que eu vi um objeto caindo perto de minha casa, então acho que foi uma pequena "chuva de meteoritos"
Thiago comentou
Ah, sim! lembro colega! Realmente terminei em duas opções ou meteorito ou esse lixo espacial ao lado!


    12
Dedé      
Sismo no mar de bali, 6.5º


    13
gillog      
Indice KP ainda continua "zerado" [Ver no Apolo11] as proximas horas isso deve elevar
Thiago comentou
Gillog, não sei quanto ao Índice KP zerado, mas o efeito da EMC já começa a ser fortemente visível se comparar essa imagem [Ver site] com a imagem do post 609 do nosso colega Marcelo! O campo magnético tá sofrendo alterações!
everton dos santos comentou
Ainda não ocorreu o impacto principal da EMC mas deve ser em pouco tempo. O KP só deve mudar depois de 21:00 UTC. Thiago, acompanhe em [Ver site] Há pouco houve um pico na velocidade, densidade e força do vento solar. A EMC está se aproximando.
Thiago comentou
Alteração magnética é bem mais intensa agora que horas atrás! Obs: Ver o link no comentário anterior a esse!
Thiago comentou
Ok Everton, vou observar sua sugestão!
gillog comentou
Valeu, tambem to observando
everton dos santos comentou
Parece que está começando. Vento solar foi de 350km/s p/ + de 500 km/s em um primeiro impacto
gillog comentou
Todos os graficos estao comecando a aumentar
Lázaro- comentou
Se o impacto foi forte... aonde eu posso ficar sabendo em tempo real esses filamentos chegando na terra?
everton dos santos comentou
Lázaro, só está começando. Acompanhe em [Ver site] e [Ver site]
gillog comentou
lazaro vc pode seguir no link que o everton postou logo abaixo
Meire Ruiz comentou
Começam as Auroras... webcam [Ver site]
Meire Ruiz comentou
Que lindo!! :)
Meire Ruiz comentou
Hehe! Agora chega, ou vou congestionar o post de fotos :o rsrs [Ver site]
Thiago comentou
Muita lindo esse fenômeno, mas me preocupa. Ao lado deixo a imagem atual do Campo Magnético da Terra, pressão aumentando!
Meire Ruiz comentou
Outro link de live auroras [Ver site]
everton dos santos comentou
Meire, vi essas cameras agora. São espetaculares!! Se vc for em archive ou original, vc consegue em grande resolução
gillog comentou
Imagem da pressao da magnetosfera neste momento impressiona
everton dos santos comentou
Parte mais densa da EMC chegando agora. Indice KP em 4 agora, ainda sem tempestade geomagnetica e previsão p/ as proximas horas variando entre 6 e 7. Vamos ver se muda com os novos dados.
Alberto comentou
Boa noite pessoal. Acompanhando o desenrolar da passagem dessa EMC vi esta tela do site que o Everton indicou e fiquei impressionado com o estado do campo magnético.
Lázaro- comentou
campo magnético está tudo virado de cabeça pra baixo O.O caral... bnunca vi isso antes kkk
Danica comentou
Já vi imagens muito piores onde todo o desenho vira uma bola só. Acreditem tá tudo bem.
MarceloP. comentou
Voltando após algum tempo de muitos afazeres, embora acompanhando o nosso pg sempre que possível. Respondendo ao lipe que postou lá em cima...Sim lipe kp4. De volta ao EMC x Flare... somente para falarmos a mesma língua, flare está ligado a emissão energia radioativa rx, raios gama, etc... EMC é a ejeção de massa coronal e esta pode conter mais ou menos energia radioativa. A algum tempo atrás tivemos um grande flare no quadrante nordeste do sol com pouca EMC que produziu maiores variações de kp que esta de agora cuja última janela está descrita abaixo:fonte [Ver site] Event Issue Date: 2011-11-27 05:46:03.0 GMT CME Arrival Time: 2011-11-28 23:48:02.0 GMT Arival Time Confidence Level: ± 6 hours Disturbance Duration: 8 hours Disturbance Duration Confidence Level: ± 8 hours Magnetopause Standoff Distance: 5.4 Re Um abraço a todos e um bom dia.
MarceloP. comentou
Digo, onde "emissão energia radioativa rx, raios gama, etc..." entre outras.
@JeanMilieri comentou
Os gráficos não estão batendo com as simulações. Achei estranho. Mas é melhor parar por aqui para não gerar polêmica.
everton dos santos comentou
E a EMC foi fichinha! Nem atingiu o nivel de tempestade geomagnetica. ## Sobre a previsão que falei do KP, entre 6 e 7, eu interpretei um informação sem "ler o manual" e acabei passando a previsão menos provavel. #FAIL.


    14
spacetrack5      
Boa tarde a todos do RG! -:) Eu li e acessei sobre muitos aqui, mas sobre este (também perigoso) ainda não! [Ver site]
Márcia07 comentou
Bom dia a todos! Adorei o vídeo spacetrack5! Obrg por compatilhar!♥,
spacetrack5 comentou
Bom dia Márcia07! Este aqui eu tentei postar ontem, mas não abriu direito para eu conferir antes. Além dos locais citados no vídeo, outros comentam também que Portugal poderá desaparecer e também atingirá o nordeste brasileiro. [Ver site]


    15
Marcos Passetti      
boa noite amigos...previsao de chuvas para os proximos 5 dias no BRASIL


    16
JANETE CONZATTI      
Boa Noite pessoal. Fez 44ºC às 17:28 em Eldorado do Sul, hoje (28/11), PODE?
Marcão comentou
Aqui em Nova Santa Rita/RS na Grande POA o sol das 17 horas estava tão ou mais forte que o sol de meio dia, e uma luz solar muito brilhante, parecia que a luz grudava na pele e uma queimação desagradável, pode ser impressão minha, mas amigos relataram a mesma coisa.
Lucas Ruschel comentou
Aqui em Lajeado/RS, chegamos na casa dos 36º, muito quente, e o solito estava realmente queimando!
Paulo R. Hames comentou
A segunda-feira em Florianópolis foi de bastante variação de nuvens, presença do sol e registro de chuvas fracas passageiras e isoladas. No pluviômetro da estação do CIRAM no bairro Itacorubi, precipitou 2,7mm hoje. A temperatura mínima foi de 21ºC e a máxima alcançou 25,3ºC. Como a umidade relativa mínima foi de 71,9%, os aparecimentos de sol deixavam o ar muito abafado.
John comentou
Com a graça de Deus pelo menos tinha uma brisa em POA.
litoral norte RS comentou
Boa noite a todos do P.G. aqui na cidade de Osório RS noite agradável temperatura de 18°, vento forte durante o dia com rajadas de até 65kmh.
MarceloP. comentou
Desculpe-me Janete não ví que tinha inserido um post do tempo e acabei postando acima. Temperaturas altas e UV altíssimo... Bom dia.
MarceloP. comentou
Marcão, posso estar equivocado mas a Amas(anomalia magnética do atlântico sul) talvez seja a causa de sua impressão, pois esta possibilita uma passagem maior de partículas. Os níveis da camada de ozônio sobre o Brasil estão entre 250 a 280 unidades Dobson(vao de 200 min a 420 max) conforme a imagem cedida pelo cptec-inpe [Ver site] os dados relativos ao uv para não repetí-los indico o post 623.
spacetrack5 comentou
JANETE CONZATTI, 44ºC ontem a tarde aí no Sul? Eu também pergunto: "Pode?" Que tempo estamos tendo!!!
Marcão comentou
MarceloP, vc tem razão, poder ser isto mesmo, havia esquecido do detalhe da camada de Ozônio, pois o que relatei tem sido frequente, mas no dia de ontem estava mais intenso.


    17
everton dos santos      
Boa Noite! Sismo de 5.9° no meio do Alântico, ao norte das Ilhas Ascenção sem qualquer risco p/ o Brasil. Ao lado o registro do sismografo no Rio Grande do Norte. O do PG parece que também registrou [Ver no Apolo11]



Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2019
Política de Privacidade