Dias   1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |
16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 |


    1
Marcos Passetti      
bom dia amigos...recebi este email mostrando a eficiência do Israelenses na construção de ferrovias,1,5 km ao dia...achei interessante bem que poderiamos investir mais em ferrovias isso implicaria em economia de combustivel, menos emissao de carbono,menos caminhoes circulando nas rodovias, rodovias mais conservadas ,menos acidentes,mais eficiencia no escoamento da produçao,etc... [Ver site]
Marina Born comentou
Então Marcos, acho que esta é uma questão 100% econômica. Houve motivos para que se parasse de investir em ferrovias no brasil em determinada época da nossa história. Motivos estes que continuam existindo até hoje, já que nossa rede ferroviária foi sucateada e, logo em seguida, entregue na mão de grandes empresas que pouco fazem pela manutenção e ampliação da estrutura. E o problema continua existindo... afinal, com qualquer sinal de crise e a primeira solução é diminuir o IPI dos carros. Alguém decidiu, na história do desenvolvimento do nosso país, que o meio de transporte oficial dos brasileiros seria o carro, e das mercadorias seriam os caminhões. Uma opção que está custando caro para todo mundo... menos pra indústria automobilística e de combustíveis, é claro!
Matheus Pamplona comentou
O Brasil deveria investir mais em TUDO, não só em ferrovias. Observem os EUA, no período de crise pegou o dinheiro estocado e investiu em infraestrutura. Foram criadas então os sistemas de ferrovias, hidrovias e estradas, todos os mais desenvolvidos do mundo, além de usinas elétricas, escolas, hospitais, TUDO. Com tantas construções novas, foram gerados milhares de empregos, fazendo assim com que as famílias possuíssem mais dinheiro, podendo comprar mais movimentando o comércio e transformando o país na grande potência que é hoje, apesar de suas enormes dívidas.
Marcos Passetti comentou
MARINA,MATHEUS...ótimas reflexões,grato. Eu tenho esperança de que um dia as decisões passarão por mentes inteligentes e sensatas....


    2
Cristian      
bom dia a todos do painel como voces estao ? bem como eu estava vendo ali em cima da pagina sobre um asteroide de 15 metros se aproxima a possibilidades desse asteroide atingir a terra pq segundo os pesquisadores pode ser bastante perigoso
Matheus Pamplona comentou
Está dito na matéria (segundo parágrafo, última linha) que apesar da pequena distância não há qualquer risco de colisão com a terra. Passará a uma distância de 66.000Km, muito maior do que a distância do asteroide 2011 MD, que passou em 2011 a 12.000Km da terra e também não se colidiu. Não se preocupe com o asteroide.
Administrador comentou
Cristian, veja com atenção as datas.


    3
Fabrício Oliveira Carvalho      
Bom dia à todos.Em Anápolis Goias temperatura de 23 C, umidade relativa de 68%, ensolarado.Tempo maravilhoso (do jeito que eu gosto)Boa semana à todos.Uma foto da Lua ontem:
Marina Born comentou
Bom dia pessoal... Aqui em Rio Grande temperatura de 23ºC, umidade em 72% e ventinho a 40km/h... Baita sol no céu limpinho... Primeiro final de semana com tempo bom do ano!!!
Matheus Pamplona comentou
Tempo Porto Alegre (RS) Temperatura: 26°C Umidade: 58% Vento: 4Km/h-leste Sem nuvens visíveis. Ao contrário de Rio Grande, está difícil de ver chuva aqui em POA.
Marina Born comentou
Sim Matheus, o problema da falta de chuva persiste. Aqui tivemos chuvas rápidas APENAS nos finais de semana, rsrs... Fora isso, o que tivemos foi frio. Frio o suficiente pra mandar a coragem de ir pra praia embora!!! Mas realmente, PoA no verão é um inferno!!! Um dos motivos pelos quais estou em Rio Grande, e não em outro local do estado, é que aqui o verão é mais "ameno"...
Marina Born comentou
Aliás, não vou me esquecer deste verão tão cedo. No natal, acordamos com friozinho de 7º em Bagé!!! No ano novo eu usei casaco!!!
Matheus Pamplona comentou
Sim, o segundo natal gelado da minha vida, o primeiro foi em Farroupilha(cidade natal), onde em pleno verão fez 5°, só faltava a neve mesmo :-), como no inverno. Em Farroupilha nevava sempre, até "nevasca" eu já vi indo a pé pra escola. Bons tempos.


    4
Joai      
Bom dia globais! se não me engano a Sandra abriu um poster ref. ao desmoronamento rescente de prédios no Rio de Janeiro, O que me faz voltar ao assunto é a total falta de zelo e respeito à vida e aos mortos. Quando acontece com outros países uma questão dessas até é enviado especialistas para ajudar (talvez uma questão de marketing), quando é conosco tratamos de qualquer jeito, " pasmem, nos entulhos ja retirados e levados para o depósito da prefeitura foi encontrado um corpo e agora está sendo (garimpado/removido) e estão achando parte de corpos". Absurdo ...
Joai comentou
Complementando, não é só uma questão de indignação, mas falta de treinamento básito para lidar com situações adversas ...
Joai comentou
Marina Born comentou
Não quero nem imaginar a indignação das famílias destas pessoas. É triste que em um país onde tanta gente morre soterrada todos os anos, não exista um treinamento mínimo para estas situações...
Danica comentou
Não sabia de tal informação. Estou em estado de choque! Lamentavel!
Administrador comentou
É verdade, mas é muito fácil achar erros depois que acontecem. Eu quero ver é ir lá e procurar delicadamente os corpos sem o uso de máquinas. Isso pode acontecer aqui, na Rússia, EUA, Japão ou em qualquer lugar em condições semelhantes. Ou alguém acha que nesses países a busca por corpos mutilados embaixo de toneladas de entulhos é feita delicadamente? Falar é fácil, difícil é fazer!
Sel comentou
Acrescendo mais uma informação ao post, em 2010 foram achados 72 corpos do acidente das Torres Gêmeas em usa, isto mesmo, 2010, quase 9 anos depois. Lidar com uma tragédia como esta está muito além de qualquer planejamento abçs [Ver site]
Joai comentou
Sr. Adm. concordo em parte com seu comentário: Para mim é muito fácil falar mesmo, afinal estou aqui sentado no meu sofa só assistinto e de muito longe, pode ter certesa que se eu estivesse perto tb estaria ajudando, este acidende aconteceu em local de fácil acesso, fácil transporte, em uma cidade de muitos recursos, com pessoal que deveria ter treinamento adequado, tudo a favor para acontecer um serviço com mais calma /tempo e consideração. Como disse , concordo em parte, vi na tv as máquinas trabalhando, pode ter certesa que poderiam utilizar equipamentos com mais coerência. Além do mais uma das idéias da postagem é discutir sobre treinamento e planos para condições extremas.
Danica comentou
E ha coerencia em todos os posts. A emoção nos tira a razão, as vezes.
spacetrack5 comentou
Prezado Joai, pensamos que somos algum ser significativo, mas na verdade estamos redondamente enganados.Somos algo quando temos alguem que nós amamos ou que nos ama, ou até algum animal que amamos ou que nos ama, mas para os outros somos simplesmente parte de uma multidao.Acho que nessas situações governo nenhum pensa em considerar emoções familiares para impedir ou atrasar trabalhos de "limpeza" das áreas afetadas, com o prejuizo do atraso de vida da cidade e das pessoas que dependem de tal "limpeza" para continuarem suas vidas ou até mesmo começarem uma vida nova com uma nova tentativa após tal catástrofe.Infelizmente a vida é assim.E simplesmente e somente podemos lamentar até mesmo porque ainda ninguém pode nos tirar esse direito.Aprecio a sua inciativa de postar este, afinal são corpos que se perderam ali.Podemos considerar também que as atividades da Natureza não colaboram para esperar nada.(Chuvas,sol escaldante, algum terremoto ou enchente que pudesse parecer ali, nada pensando em considerar esperar para que todos os corpos fossem encontrados em condições de seus familiares providenciarem devidos e merecidos velórios e sepultamentos).Infelizmente!
spacetrack5 comentou
Infelizmente essas tragédias (11 setembro, terremotos no Japão e outros, e esta do RIO e outras) são enormes tragédias e não simples acidentes de trânsito onde se torna possível abrir "as latas" dos transportes e levar os corpos para IMLs e aguardar algum contado dos familiares.Lamentável é que podem acontecer.
Joai comentou
spacetrack5, Obrigado por me trazer mais perto da realidade, espero que num futuro bem próximo possamos ter mais sentimentos mesmo pelos que não conhecemos, até lá, ... a vida continua! Nossos pedidos a Deus que os conforte a todos.
spacetrack5 comentou
Joai, aqui estão as últimas e mais atualizadas notícias sobre esta tragédia:[Ver site] Boa semana a todos!
ORTIZ comentou
"Minha língua tá coçando que tá danada", mas penso que não devo falar muito neste espaço. Pertenço a uma família de bombeiros (3 coronéis BMs e engenheiros de segurança) e atuo no ramo (gestão de riscos e intervenção em emergências). Os bombeiros do Rio foram precursores em tudo (COSCIP, etc.), foram considerados os melhores do mundo. Os BMs não são os culpados, são verdadeiros heróis, “vidas alheias e riquezas salvar”. Entretanto, quando eu via na mídia aquelas máquinas imensas com esteiras sobre os escombros, bem... (sortudo aquele sujeito do elevador e aquele outro que pegou na bota do bombeiro a tempo). Temos feito em Macaé-RJ alguns trabalhos comunitários sem fins lucrativos de conscientização e treinamentos básicos, mas é um grãozinho de areia, todos nós deveríamos pensar em fazer, se mobilizar, gerar consciência de prevenção de desastres, de intervenção. Jantei várias vezes naquele restaurante da Praça Tiradentes que explodiu, eu poderia estar lá dentro, eu estava no hotel ao lado, um susto tremendo, filmei algumas cenas de pessoas sendo retiradas ensanguentadas que resolvi guardar, mas porque tinham botijões de gás naquele local? Gente, os culpados somos todos nós! Os tempos são outros, as condições climáticas do planeta estão mudando e nós temos que nos preparar. Quer conhecer como se faz uma boa organização? Veja o site da FEMA: [Ver site] : “Are you prepared?” – “Are you a disaster survivor?”. Aqui no PG temos um bom espaço para criar temas, gerar debates e esta consciência. PARABÉNS PAINEL GLOBAL, UMA BOA IDÉIA: 51 mil acessos!
mary comentou
Rogério, concordo com vc! Quem nunca trabalhou com resgate ou ( rescue em inglês) ... opinar fica muito fácil!
spacetrack5 comentou
Uma crítica destrutiva, membro mary, após muitas boas conclusões. Melhor opinar do que ser omisso quando existem soluções possíveis e esclarecimentios merecidos e bem vindos.
spacetrack5 comentou
"Prefeito chama de delinquentes funcionários que tem desviado bens das vítmas." Vergonha para o país é também isto, e devemos saber desses fatos, sim.Há pessoas vítimas de tragédias que nem sabem como ou se vão poder começar algo de novo, e terão mais dificuldaades ainda se não puderem recuperar o pouco que tenha sobrado da destruição. [Ver site]
mary comentou
Ortiz, e por falar em botijão de gás... imagine que na Grécia todos os prédios, sejam residenciais ou comerciais, instalam algo parecido com uma caixa d´água parecida com essa da foto ao lado.... ( não é de metal pq eu já perguntei - mas tbm ninguém explica do qeu é feito, só sabem que não é metal...), onde eles colocam gasolina ( petroleum) no inverno para fazer ao gerador aquecer a água e os ambientes dos apartamentos. Detalhe : Isso fica instalado no subsolo do prédio, ao lado do estacionamento de carros, num quartinho*, com nenhuma construção especial, sendo separado pelo gerador que é elétrico, apenas por uma meia- parede fina! No inverno esse quartinho fica muito quente, pois o gerador funciona quase o dia todo e nunca vi nehnum * respiro* para a troca de ar. Eu já falei com diversas pessoas sobre isso, mas parecem que vivem no mundo da lua...todo diz, Ah eu não sei nada sobre isso, na Grécia é tudo assim, se o construtor fez é por que está bom. Veja a situação, num país sujeito a terremotos, desabamentos, sem dizer problemas elétricos. Me sinto morando sobre uma bomba....
mary comentou
ops esqueci da foto..r.ss.... é algo muito parecido com isso...
mary comentou
Spacetrack, vai me desculpar, mas quem está com crítica destrutiva é você. menos...menos...ansiedade excessiva leva a auto-destruição....
Jorge Oliveira. comentou
Não creio ser uma questão de achar erros ou culpados pois temos sim tecnologia para, procura,localização e resgate, oq acontece na minha opniao é que esta tecnologia não foi empregada..Temos tecnologia sobrando..seja de disparo de laser em satélites com extrema precisão,seja para envios de sondas e robôs ao espaço e planetas distantes,seja para procura de vida em distancias que as vzs é até dificil de calcular..temos tecnologia sim e das BOAS..!! sem sombra de duvida..tecnologia q poderiam localizar e regatar pessoas em casos como este..POREM....esta tecnologia não esta presente e disponível em todos os casos..acredito por ser muito cara (para alguns governos ou agencias ) e/ou por estarem focadas em outras direções...Conseguimos desenvolver a nano tecnologia,conseguimos(falo de alguns paises) monitorar este planeta como se fosse a sala de nossa casa..(mas é INACREDITAVEL e pouco PROVAVEL) q não consigamos localizar pessoas entre escombros...Acredito que o Governo/Bombeiros/Polic.Militares fizeram o Maximo com oq tinham disponível..Parabens a eles..(nada contra em construir satélites,sondas,robôs,ou desenvolver alta tecnologia em aviões,submarinos,porta aviões ou maquinas do tipo..mas poderíamos tbem pesquisar,desenvolver e contruir robôs/maquinas de resgate para estas ocasiões,pois tecnologia não nos falta...)
spacetrack5 comentou
mary, se você tem antipatia por mim, não descarregue em todos do RG!Assuma diretamente comigo! E foi você quem demonstrou crítica destrutiva mesmo, a prova está aqui no você escreveu, após muitos posts já terem sido colocados num bom e educado clima de comentários. Você escreveu isto:"Quem nunca trabalhou com resgate ou ( rescue em inglês) ... opinar fica muito fácil!" Isto além de destrutivo e extremamente agressivo e provocante. Parece que era mesmo o que você quis fazer, provocar algum tipo de irritação no post. Assuma que antipatiza comigo, porque, depois desta demonstração nada diplomática neste site público e internacional, onde eu não tenho o menor interesse em saber a que ponto você pode me afetar ou não (e nem outros), quem acaba de obter antipátia por você sou eu e mesmo, assumindo, sem o menor receio!Vá discutir com quem você conhece e lhe prejudica e não com quem você não conhece e não tem a menor idéia de quem possa ser!Tenha educação e boas maneiras!
Thiago comentou
Vejam o que diz uma vizinha dos ex-prédios: [Ver site] Há 30 anos acontecia ali uma obra do metrô, essa obra deslocou um dos ex-prédios pouco mais para a lateral, a defesa civil a imprensa tinham ido lá, mas só fizeram como solução colocar um cimento nesse deslocamento. É interessante que a imprensa, em especial a Rede Globo, tem culpado a empresa que ali fazia obras de reformas no prédio maior, estranho!
FAbiano comentou
Boa noite gente, o que penso, sobre isso é o seguinte: independentemente da opinião de nosso colega Joai, creio que temos que tentar nos entender sem trocar farpas uns com os outros, e tentar entender o ponto de vista alheio, e o que não concordar , não absorver, mas colocar idéias construtivas de uma maneira e proveitosa a todos, senão um lugar como esse que é rico em conhecimento, acaba dando lugar a verdadeiros ringues de quem leva a razão ou não. Pense nisso. Pazzzzz :)
FAbiano comentou
Gosto muito de vocês, e não quero que essa situação se repita :(
Joai comentou
Gente!!... Que espaço maravilhoso ,todos podem opinar, e que bom, so não vale brigar, afinal a questão não é de disputa de quem estah certo ou errado e sim de enriquecer nossos conhecimentos, eu, pessoalmente , aprendi muito com a colaboração dos amigos e amigas que enriqueceram esta postagem. Mary e Spacetrach5 , beijo no coração e lembrem-se queridos amigos que qualquer divergência nossa é infinitamente menor do que a dor daqueles que estão neste momento sem esperança (vitimados pela tragédia).
Sel comentou
Joai, é verdade mesmo, seu post enriqueceu muito em informações (como esta do metrô que eu desconhecia totalmente, e até perfis como do Ortiz e outros colegas aqui. No período de férias eu quase não consigo tempo para realizar alguma postagem, mas sei que com mais tranquilidade percebemos a importância da Mary e Space aqui no RG. Torno a enfatizar a importância deste espaço e a credibilidade do mesmo, compete à nós Radarenses manter nosso espaço que é fonte de consultas muito além de nossas fronteiras. Agradeço de coração por ter este espaço, bjs no coração de todos.
Jorge Oliveira. comentou
Parabens Fabiano,Muito bom..!! Tanto a Mary como o Spacetrack5 sao integrantes importantes no PG/RG gosto de ler seus posts..Ja aprendi muito com eles..Sujiro calma,equilibrio e muita paz..Um abraço a vc fabiano e um abração (por q sao 2 hehe)a Mary e ao Spacetrack5..
mary comentou
Spacetrack não vou lhe devolver a mesma energia que vc tem dentro de você. Sinceramente não tenho antipatia pela sua pessoa, pois não te conheço e quando escrevi o meu primeiro comentário não me direcionei a você, apenas concordei com o Rogério . já te respondi diretamente o que você me escreveu..e agora você surtou. A todos uma boa noite e uma ótima semana, e se desastres houverem que sejam solucionados da melhor forma possível, e se aos olhos de muitos, a solução não é a melhor, lembrem-se que existem pessoas que estão ajudando como podem, independentemente de políticos ou que seja.
Thiago comentou
Vejam isso: [Ver site]
Thiago comentou
Vou tentar ver se consigo recuperar a matéria do Domingo espetacular pelo R7 pessoal! A Rede Record exibiu aquele vídeo que a tubulação de água estoura por completo, e visualizei uma vibração antes dos prédios desmoronarem. Sendo assim, foi a passagem do Metrô, e o tal barulho de turbina de avião relatado por testemunhas, possível frenagem do metrô!
ORTIZ comentou
Querido Thiago, discordo de você falar "que a imprensa, em especial a Rede Globo, tem culpado a empresa ...", pois a senhora que dá o depoimento no G1 (que é da Globo) indiretamente fala da possibilidade da origem estar nas obras do Metro. A Globo transmitiu espetacularmente via internet sem parar pela Globo-News TV os primeiros atendimentos e, se não me engano, esta Senhora deu entrevista cerca de 1 hora depois do acidente na rádio Band-news FM. Ví as obras do Metrô e, realmente, houve inclinação de vários prédios. Talvez seja igual aquele jogo de palitos, já estava para cair, mas alguém puxou o palito e derrubou tudo, enfim tudo é conjectura. Vamos esperar o laudo do CREA e da Polícia Civil.
everton dos santos comentou
Uai Thiago!! Vc acha "estranho" que vários especialistas em engenharia citem na imprensa que a possivel causa do desabamento foi a obra mas vc, através de uma camera de segurança, chega a conclusão de que foi o metro freiando que causou a queda?? Sobre o barulho de avião, vi uma pessoa citar + ou - isso: "o barulho do predio caindo parecia com o ruido de um avião,ache até que fosse um avião caindo"


    5
Taís      
Boa tarde a todos! Islândia - Nível de água tem aumentado em rio Gígukvísl próximo a caldeira Grímsvötn - [Ver site] - A água do rio é de cor escura com cheiro de enxofre.
Taís comentou
Grécia - Aumento da atividade sísmica de vulcão em Santorini - O enxame altamente incomum de terremotos ao redor de Santorini na zona de falha principal que também define os respiradouros vulcânicos da região continua com cerca de 10 terremotos de magnitude maior do que 2 durante as últimas 24 horas. 2 dos terremotos foram magnitude 4 e 4,7, respectivamente. - [Ver site] -
everton dos santos comentou
É bem interessante esse enxame a sudoeste de Santorini. Começou em torno do dia 25 e esteve intenso ontem. Algo ocorre ali. É torcer p/ que não cause nada grave.
mary comentou
Monitorar e ficar alerta em Santorini e aos arredores, é o melhor a fazer agora...


    6
JANETE CONZATTI      
Olá Pessoal. Observei agora no PG um terremoto no Estado de Wyoming (USA), DE 3.2 COM 6KM de profundidade, nada de mais, se não fosse no estado onde está localizado o Parque de Yellowstone e o super vulcão de mesmo nome.
diegohdm comentou
pois é.. foi bem próximo, espero que fique só nisso.


    7
Sasv      
Ciclone Tropical Iggy, Irá ganhar força e irá se tornar uma Tempestade de Nivel 3 nas próximas 48h a 72h .
Marcos Passetti comentou
boa noite SASV e amigos...IGGY esta com deslocamento lento com ventos sustentados na casa dos 80km/h.


    8
mary      
Vi agora no PG....a Cordilheira Meso-Atlântica com sismos moderados...
Douglas Oliveira comentou
É comum ter sismos nesse local?
Thiago comentou
Ainda bem que foi de Magnetude em torno de 5-6 Ritcher, acima disso pode ser perigoso para a mesma profundidade! Creio que haveria risco de Tsunamis na direção do Brasil!
Jota Jota comentou
E olhem para a divisa da Placa do Pacífico com a Eurasiana, parece prenuncio daquele tal de Terremoto Tokai! Acho que será muito forte, de magnetude ainda não vista!
bruna comentou
Jota Jota não tem haver com o Tokai não. Sempre que houver dúvidas a esse respeito, vc pode acessar esse link: [Ver site] Sempre que existir qq anomalia ou risco do Tokai, os dados serão reportados ali, é uma fonte segura :)
Sandra Silva comentou
Boa madrugada. rs.. Tinha que passar aqui antes de dormir...rs Então, não pude deixar de responder a vc Douglas, que já vi em 2010 e 2011 alguns terremotos naquele pedaço do meso-atlântico, só não lembro de ter visto dois seguidos e dessa magnitude. Depois podemos até pesquisar e trazer os números. Thiago, lembre-se que nem todo terremoto provoca tsunami, vc está se precipitando em dar opiniões que parecem afirmações. Vamos com calma. Até onde consigo entender para que ocorra um tsunam, é necessário que haja um movimento de choque entre as placas de convergência ou zona dee subducção. Dê uma olhada nesse infográfico para perceber o movimento que provoca um tsunami [Ver site] . É necessário essa espécie de impulso provocado pelo movimento de uma placa deslisando para baixo de outra, para provocar essa onda. Por sua vez a placa sul-americana e a Africana estão em um processo de afastamento, ou seja, elas não se sobrepõe, assim, não provocam esse movimento que originam os tsunamis. Os movimentos das placas de convergência podem ter as seguintes consequências: -Colisão entr placas, -subducção de placas, -formação de fossas oceânicas, -formação de Ilhas, -formação de montanhas continentais, -atividades sísmicas, -vulcanismos, -maremotos (tsunamis). Já as de limites de divergência podem provocar as seguintes consequências: - afastamento de placas (contato construtivo - aumento do assoalho oceânico), -formação dos dorsais oceânicos (zona de agregação), -formação de rift velley (vale de afundamento), -formação de ilhas, -atividade sismicas, -vulcânismo. Só lembrando que existem outros dois tipos conhecidos de movimentação como o deslizamento e a colisão e soerguimento. Bem, a novela é grande...rs Porém, pelo que entendi até agora, e posso estar enganada, mas as chances de acontecer um tsunami produzido pela movimentação das placas Sul-americana com a Africana são muito poucas, ou nenhuma, só se houver alguma zona transformante (não sei se esse seria o termo certo) no meio do caminho, ainda não conhecida, que provoque um movimento desses. Vamos esperar que não.rs Deixo aqui um link, um com uma ótima aula em slide sobre as placas e seus movimentos, " A Dinâmica Interna da Terra" é da Professora de geografia Virgínia Ribeiro. [Ver site]
Thiago comentou
Sandra, essa foi uma baita aula básica! Agradeço os esclarecimentos!
Marina Born comentou
Bom Dia pessoal... Respondendo rapidinho a única questão que a Sandra deixou em aberto. Sim, existem alguns pontos de limites transformantes na dorsal meso-atlântica, nas latitudes do nosso litoral... É uma pena que eu não saiba dizer exatamente onde são (tenho isso no meu material de aula, e quando tiver um tempinho dou uma pesquisada.) Sei que os dois pontos mais "ativos" são estes, onde houve os sismos, e na ilhas de são pedro e são paulo (me corrijam se o nome das ilhas não forem estes, faz mais de um ano que ví isso em aula). Sei que lá existe uma formação rochosa super instável que pode desabar a qualquer momento, e este desabamento poderia causar algum tipo de onda um pouco maior, mas q acredito não tenha potencial para gerar uma tsunami. Minha opinião: Tsunami no atlântico, só no dia em que o movimento das placas mudar de direção, rsrsrs...
Marina Born comentou
Agora me esclareçam uma dúvida... O que seria o Tokai?
Douglas Oliveira comentou
Sandra, obrigado pela resposta! :D Fiquei curioso pelo local que ocorreu o tremor porque no pouco tempo que observo o painelglobal não tinha visto um terremoto naquela região, porém após informações dadas, fui atrás e vi que ja houve alguns abalos por ali! Muito obrigado pelo esclarecimento! Abraço!
mary comentou
Bom dia todos do RG! Sandra salvei o teu post, idem o da Marina e Bruna, realmente uma aula!
Jorge Oliveira. comentou
Bom Dia Mary... Para Marina Born: o Grande Terremoto de Tokai é um terremoto que pode passar de 8 graus na Escala Richter e costuma ocorrer a cada 100 ou 150 anos, na região de Tokai (províncias de Shizuoka, Aichi, Gifu e Mie) O último foi há 157 anos, por isso, os especialistas acreditam que ele pode acontecer a qualquer momento.
everton dos santos comentou
Sandra, excelente explicação. #### Marina, as duas principais falhas transformantes no Atlântico são Romanche, que tem quase 1000 km de comprimento e São Paulo, que é onde fica o arquipélago de São Pedro e São Paulo. [Ver site] [Ver site]
Marina Born comentou
O dia começou produtivo no RG hoje!!! Everton, Jorge e Sandra, valeu pelos esclarecimentos. De resto, vivendo e aprendendo...
mary comentou
Boa tarde Jorge! Obrigada por adicionar informações ao nosso conhecimento...:) Boa tarde todos!
Sandra Silva comentou
É bom poder compartilhar essas informações que vamos acumulando. Mas, voltando a questão aqui colocada, tenho que lembrar um outro dado que não falei ontem para não confundir. Porém, é importante acrescentar nesse post que existe uma outra possibilidade de termos um maremoto no Atlântico. Apenas que esse não seria provocado pelas placas que mencionamos, e sim pela Placa Sul Americana que sofre Subducção na Placa de Scotia. Por isso, este é um pontinho do planeta que monitoro e estudo (como posso) com muito carinho. [Ver no Painel Global] . Sem falar sobre as falhas transformantes, e as várias falhas que temos nossa costa, sempre lembrando o terremoto de 1955, na costa do Espírito Santo de 6.3, ainda lembrado por muitos. E naquele mesmo ano houve outro no Mato Grosso, 6,6 graus na escala Richter, só que em terra firme. Todos provocados por falhas geológicas. Só uma observação curiosa que estou fazendo agora, ao escrever o ano desses terremoto, 1955 É, esse ano de 1955 foi muito atípico em termos de clima e geologia. Esses dias comentei sobre ele, que El Ninhã estava em ação e foi um ano de muito frio inclusive no verão e agora que relacionei os terremotos é que percebi ser o mesmo ano... O que será que aconteceu mais naquele ano.hehehe...



Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2019
Política de Privacidade