Dias   1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |
16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 |


    1
Maurent      
Boa noite a todos, em Natal RN chuvaaaaaa!!! Ja esperada ha muito tempo... No sertão então nem se fala... A terrinha anda muito tranquila ultimamente, ja o sol, se espera o redespertar... Abraços a todos!!!
Glauber comentou
Aqui em Natal-RN ta tem hora que chove, tem hora que faz sol e tem hora que e os dois no mesmo tempo. São Pedro não decidir.
Maquilson comentou
Aqui em João Pessoa também, muita chuva!


    2
FabriPorto      
bom dia! na cidade de castillo uruguay, varias pessoas avistaram um corpo celeste e ouviram um grande estrondo. ainde nao se sabe se foi lixo espacial ou um meteorito.
Maurício comentou
Qual o link para a noticia?
Rejaine Monteiro comentou
Oi FabriPorto, onde vc viu essa noticia? Não encontrei nenhuma nota a respeito no jornal uruguaio elpais.com.uy. No Twitter também não encontrei relatos sobre o evento, pelo menos por enquanto. Vamos aguardar confirmações.
Danica comentou
Bem, existe alguns relatos. Há também informações em alguns jornais do Uruguai. Na verdade esse fato aconteceu de sabado para domingo. Um professor do Departamento de Astronomia do Instituto de física, chamado Gonzalo Tancredi esta tentando reunir as informações necessárias sobre o evento para poder falar efetivamente o que aconteceu.
everton dos santos comentou
Segue uma reportagem da Tv local. Como disse a Danica, foi de sabado para domingo.
FabriPorto comentou
Rejaine Monteiro comentou
Obrigada Danica e Everton pela atualização das notícias e pelo envio das imagens! Pelo visto, agora só resta mesmo aguardar a confirmação do que se tratava o objeto.
FabriPorto comentou
no site do subrayado.
Rejaine Monteiro comentou
Agora sim FabriPorto, encontrei a reportagem que vc falou (pesquisando por 'bola de fuego' no site que vc informou) Impressionante as imagens das câmeras de segurança nesse vídeo. Achei especialmente curioso o formato do rastro que o objeto deixou no céu (por volta de 1:10 do vídeo em questão)
FabriPorto comentou
Estruendo generó asombro y miedo en Castillos, Rocha - Subrayado pesquisar no google.
everton dos santos comentou
Rejaine, esse video que você assitiu é do meteoro da Argentina , semana passada! Inclusive, são imagens novas e impressionantes [Ver site]
Danica comentou
Bem legal Everton. Imagens de vários pontos. Isso que é iluminar o céu. Show!
Rejaine Monteiro comentou
Exato, já tava voltando aqui para corrigir a informação (mas vc foi mais rápido..rsrs) O video que a FabriPorto reportou foi outro...
Marcos Cunha comentou
Pessoal, encontrei esse video também. Será que é o mesmo? Impressionante mesmo!
everton dos santos comentou
Marcos, o primeiro meteoro do video foi registrado na Espanha, dia 15/04/13 e os demais na Argentina dia 21.


    3
everton dos santos      
Olá! Essa foto mostra os cometas C/2002 V1 NEAT e C/2011 L4 Panstarrs quase na mesma posição, com a diferença exata de 10 anos e 10 minutos. Os resgistros foram feitos por Ian Cooper, na Nova Zelândia, em 28 de fevereiro de 2003 e 2013. Além de estarem visualmente em posições bem próximas, os cometas também ficaram bem parecidos! Foto divulgada no site Spaceweather.
rone abbad comentou
bela foto!!!!
Dione Moraes comentou
Realmente, muito semelhantes e ....... belíssimas.


    4
Rejaine Monteiro      
Ola pessoal. Acompanho as vezes ohttp://satview.org e tenho uma dúvida. Li por lá que a previsão de reentrada dos detritos não é uma ciência exata e que depende de uma série fatores e variáveis, o que pode gerar uma margem de erro de até +/- 8hs (ou até 3 orbitas). Mas o que queria saber é como se confirma a reentrada de um detrito. Por exemplo, se sabe que hoje, 29/04 as 20h32 UTC, está previsto a reentrada do IRIDIUM 33 DEB(35055U). No entanto, como ficamos sabendo se foi confirmada ou não a reentrada do objeto? Eu imagino que se o objeto não pode ser mais observado ou monitorado, tendo coincidido com os cálculos das previsões de sua reentrada, provavelmente é pq ela aconteceu. Mas como se confirma isso com certeza? Existe algum lugar onde posso consultar?
Rejaine Monteiro comentou
Uma outra dúvida ainda em relação ao lixo especial. Como e quando são catalogados e atualizados os banco de dados desses detritos no [Ver no Satview] Pergunto pois a todo momento há lançamento de novos satélites e foguetes. Ou até mesmo surgem novos detritos a serem monitorados: na última caminhada especial, por exemplo, o cosmonauta Vinogradov deixou escapar um painel de 3kg e 45×30cm no espaço, que até então não pareceu representar riscos para ISS, mas que é mais um detrito que se junta ao "lixão" especial, pelo menos até que um dia queime na atmosfera (já ocorreu no passado deles perderem uma maleta de ferramentas também, imaginem que situação..rsrs) Será que algum dia será possível monitorar esse painel, por exemplo?
Rejaine Monteiro comentou
uai.. sem querer consegui inserir um link (ta liberado, adm ?)
Administrador comentou
Olá Rejaine, essa não é uma tarefa tão fácil, mas você pode tentar obter informações de reentrada junto ao US Strategic Command (USSTRATCOM), mas na maioria das vezes as informações são disponibilizadas somente alguns dias após a confirmação, quando o objeto não mais pode ser rastreado. O link é: [Ver site] Nosso banco de dados é atualizado diariamente, mas sempre tem satélites ou objetos que não fazem parte da lista, principalmente os de pequeno porte como microsats, detritos, etc. A manutenção do banco de dados de reentradas do Satview é uma tarefa bastante insana, já que o cálculo é feito por um algoritmo nosso junto a um outro de terceiros e leva um bocado de tempo para processar. :-)
Rejaine Monteiro comentou
Obrigada pelo retorno, Rogério. Nem imagino o trabalhão que isso tudo deve dar, mas é muito bacana a informação gerada pelo site. A minha dúvida surgiu depois dos últimos eventos ocorridos na Russia e Argentina (que já foram confirmados ser meteoros) e esse último no Uruguai (ainda sem confirmação) Nessas ocasiões, consultei o Satview para ver se havia alguma previsão de reentrada de algum objeto, mas lá mostra a previsão para reentradas futuras (como consultei o site após os eventos, não deu pra saber se houve também ser uma reentrada prevista pelo site) Sei que confirmação sempre vem, cedo ou tarde , muitas vezes até divulgada pela própria imprensa, mas enquanto isso não vem, teria como ver as reentradas anteriores, que foram previstas pelo SatView?
Administrador comentou
Infelizmente não tem como ver as previsões anteriores, pois iriam interferir com as previsões. É nosso objetivo tentar apresentar onde provavelmente ocorreram as reentradas, mas o satview não tem demanda de usuários suficiente para uma dedicação tão grande de nossa parte. Isso será feito, mas não é prioridade! :-)


    5
KarlSteg      
Rogério, acabei de ver novamente um fato curioso em uma das câmeras no site da Estação Neumayer. livemovieT o que acha ? pode ser postado e debatido ?
everton dos santos comentou
Se for o grande ponto brilhante que passa na imagem da direita para a esquerda, é a lua! E ela "some" de um frame para outro pois tem uma diferença de 1 hora entre eles! Inclusive, da para ver a constelação de escorpião passando antes da lua.
Administrador comentou
Caramba Everton, matou a pau!
KarlSteg comentou
Olá Everton. Os frames são de 10 em 10 minutos. Achei estranho que os frames com a Lua vão das 18:30:02 até às 20:40:07, da direita para A esquerdA, passando um pouco do centro da objetiva, e após isso "simplesmente some". E dá para ver nitidamente que o clima está bom.
KarlSteg comentou
o Anta aqui não viu que o próximo frame é do dia anterior(28-04), pois os vídeos são das últimas 24hs.
everton dos santos comentou
Karl, você tem razão. São frames de 10 em 10 minutos. E que aqui estava dando um pulo de 1 hora. Mas o tempo fechou na região, encobrindo a lua e as estrelas. Não está mais bom!
everton dos santos comentou
Há! Eu também não tinha notado Karl!! Por isso que não gosto das imagens de lá rsrsrs
rone abbad comentou
você tem o site desta câmera Karl , desde já te agradeço, uma boa noite a todos!!!
KarlSteg comentou
NM_WebCam
KarlSteg comentou
awi.de
KarlSteg comentou
Sol da esquerda para a direita e Lua da direita para esquerda, estranho.:/ pelas imagens do Sol a câmera esta a NE da Estação, e quando surge a Lua a câmera esta a !? da estação.?!?
everton dos santos comentou
Olá Karl. O sol e a lua se deslocam na mesma direção, da direita para a esquerda. Nos polos, o posicionamento dos astros vai ser diferente do que entre os trópicos. O sol e a lua se deslocam próximo do horizonte, as vezes o sol não se põe(sol da meia noite) ou há periodos de total escuridão. Sugiro que você baixe o stellarium e confira a posição dos astros nas regiões polares. Ou então você vai ficar perdido vendo essa camera!
Rejaine Monteiro comentou
Ola Karl No site da AWI (parte de infra-estrutura) tem algumas informações detalhadas sobre as webcams instaladas na estação (inclusive algumas informações do que podem ser algumas 'luzes' vistas nas fotografias. Vou tentar mandar parte do link: awi.de/en/infrastructure/stations/neumayer_station/web_cam_infos/
KarlSteg comentou
Obrigado Everton e Rejaine. Agora é aprender a usar o Stelarium


    6
Fernando Oliveira      
Natureza e Suas manifestações, beleza nos mínimos detalhes. Belo Horizonte/MG - 18:00
Rejaine Monteiro comentou
Bela foto, Fernando. O céu em BH estava muito bonito hoje, cheio de "nuvens ovelhinhas" rsrs Também não resisti e fiz uma foto do por do sol (a luz de outono é especial)
Danica comentou
Nossa, que foto divina Rejaine.. Linda, linda!
Klaus comentou
Rejaine, to aqui tentando imaginar de onde voce tirou essa foto (local). Linda ...
Fernando Oliveira comentou
Nossa, Rejaine, que belo horizonte!
shirlene comentou
Lindas fotos!
Rejaine Monteiro comentou
Obrigada pessoal, mas o mérito é todo da natureza!! Klaus, esse registro foi feito a partir da vista da janela do meu trabalho (que fica entre BH e Contagem) Nesses dias de outono tenho visto cada por do sol mais lindo que o outro!!
Klaus comentou
Rejaine, to ouvindo nesse instante Hello Goodbye dos Beatles e dei de cara com o que voce escreveu: "o mérito é todo da natureza!!"...Eu não sei o que é mais bonito a foto do por do Sol ou essa frase..Prabéns. A ciencia tambem tem poesia.


    7
Rejaine Monteiro      
Observei um duplo Iridium Flare agora a pouco. Um fraquinho de -0.6 e outro mais nítido de -1.9, ambos na mesma direção (S-N) Muito bacana!
Administrador comentou
Eu fui ver o Hubble passar e e vi um belo meteorito cruzar o céu de Sampa por uns 5 segundos. Fazia tempo que não vi um!!!
Klaus comentou
Rogerio, já tem meteoros da Aquatids Eta riscando o céu...quem sabe ?
Klaus comentou
Aquarids e não Aquatids
Nori comentou
Desculpe-me administrador: Meteorito ou meteoro? Ele caiu na superfície terrestre?
shirlene comentou
Cinco segundos, administrador, foi belíssimo então, muito, muito legal!
KarlSteg comentou
Klaus ----post 441 - observador brasil...
Klaus comentou
Karl, já respondi ao comentário...grato
KarlSteg comentou
ele está confundindo com o asteroide 2012 DA14 que "passou" a 27.700km em 15/02/2013. SÓ Um ano de diferença hehehe.
Administrador comentou
Sim, meteoro. Desculpe a confusão!!! :-)
Klaus comentou
Provavelmente foi isso mesmo, ele trocou o cometa ISON pelo asteroide que passou bem perto em fevereiro deste ano.


    8
Glauber      
Alguém sabe dize algo sobre esse terremoto registrado no litoral no RN ?
Carlos Araujo comentou
Glauber voce tem informação sobre esse terremoto do dia 26 no site:
Carlos Araujo comentou
site: sismosne.blogspot.com.br


    9
ALEXANDER PITHON      
Pôr do Sol em Bragança Paulista - 29/04/2013
Klaus comentou
Alexandre, o por do sol ta bonito em tudo quanto é parte. Bela imagem...
Rejaine Monteiro comentou
Uau, bela foto!! Realmente, o por do sol deu um espetáculo hoje...



Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2019
Política de Privacidade