Dias   1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |
16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 |


    1
Fernando Oliveira      
Alguém saberia nos informar o que gerou o aumento no índice KP nas primeiras horas do dia 30?
Astroman comentou
Fernando, acho que deve ter sido o vento solar - post 256.
Fernando Oliveira comentou
Falha de iniciante, não conferi o post 256 antes de perguntar. Grato, Astroman!
Astroman comentou
De nada! Isso acontece quando o post fica muito para baixo. :-)


    2
KarlSteg      
Olá a todos, sou um eterno aprendiz e gosto de olhar as estrelas, conhecer, admirar e entender todas as forças e enigmas que nosso Universo nos apresenta, as vezes de forma dramática, muitas vezes de forma surpreendente e belas.


    3
Celso      
Bom dia! Alguém sabe o motivo de queda do sinal de satélite das operadoras de TV a caboagora a pouco (foto da informação que as empresas colocaram no ar no lugar da programação)?
Verde comentou
Olá colegas do RG, olá Celso, é só virar a foto que estará tudo explicado (brincadeirinha rsrsrs).
Administrador comentou
Olá Celso. Isso acontece porque o Sol está atrás do satélite, aumentando o ruído na recepção. Em alguns casos o ruído é até maior que o sinal útil (relação sinal/ruido muito pequena), inviabilizando a recepção.
Astroman comentou
Não entendi, Rogério. A posição do sol influencia numa possibilidade maior de interferência para uma tempestade geomagnética de KP=5 ou não tem nada a ver?
Astroman comentou
Acho que os canais voltaram.
Administrador comentou
Olá Astroman, isso não tem a ver com tempestade solar. É uma interferência causada pela posição do Sol, que fica momentaneamente atrás do satélite. Consequententemente, a antena da estação terrestre também fica apontada para o Sol, captando muito ruido. Isso impede a recepção adequada do sinal.Normalmente, as operadoras por satélite têm o calendário em que isso ocorre. O período de interrupção se chama "Solar Outage". [Ver site]
Astroman comentou
Show Rogério! Captei!
Lab comentou
Celso posso fazer uso desta foto da tv para fins não comerciais? (Blog)


    4
DriSwell      
Boa tarde a todos! A chuva passou por aqui, e deixou uma tarde ensolarada com temperatura agradável. Uma dúvida,esta tempestade solar que está chegando índice KP5 é devido a outro buraco coronal em direção à terra, ou o aumento do anterior na ejeção de massa coronal do dia 27/03? Grandes auroras boreais nos céus hoje e amanhã para as pessoas que estão em alta latidude da terra. Bom fim de semana a todos!
everton dos santos comentou
A alteração no indice KP foi causada por fluxo de vento solar de um buraco coronal.


    5
Uilson      
Boa Tarde PG,A queda dos canais de TV a Cabo foi sí em SP ou em todo Brasil?
everton dos santos comentou
Uilson, aqui em Vitória normal. Mesmo que tenha ocorrido problemas em outros locais, podem ter sido outros motivos.Dica: tente usar a opção comentar!
Astroman comentou
Foram somente alguns canais.


    6
Uilson      
administrador, mercúrio na elongação máxima, poderá ser visto a olho nu?
Administrador comentou
Sim Uilson, Mercurio pode ser visto a olho nu, mas não tente ficar achando ele muito tempo depois do nascer do Sol, pois poderá ficar cego. O ideal é antes do nascer do Sol até uma meia hora depois.


    7
Administrador      
Aproveito para informar que estarei de férias por alguns dias, mas sempre darei uma passadinha por aqui! :-)
Nori comentou
Boas férias! Espero que tudo continue na normalidade científica enquanto você estiver em férias.
shirlene comentou
Aproveite bem Administrador,com muita Luz!
Astroman comentou
Bom descanso!
rone abbad comentou
Abraço e boas férias!!!
Lab comentou
Boas férias e bom divertimento.
Iraci Lira comentou
Aproveite bem esse momento.Férias é bom demais!!!
silvia comentou
Não entro muito no Radar, mas acompanho de 4 a 5 vezes por dia, aprendo e sempre me sinto muito bem informada, obrigada. Boas Férias! Muita luz!
DriSwell comentou
Uma feliz férias para você!


    8
jrferreira      
Boa Tarde PG, índice KP maior que 5, terremotos moderados, atividade vulcânica, semana bem movimentada por aqui.
Mixbc comentou
Em compensação, semanas passadas estava tudo tão calmo.
Colombo comentou
ainda estamos sob calmaria sísmica , se formos levar o periodo dos sismos nas Ilhas salomão hahaha e na costa leste de Honshu
lipe comentou
Não tivemos nenhum índice Kp maior que 5. 5 não é novidade, tivemos 8 ano passado. tudo está tão normal quanto sempre. não tivemos atividades solares ainda tão fortes quanto em 2003. O Sol não tem um ritmo, portanto impossível adivinharmos quando iremos ter algo forte em direção a terra. É como atirar no escuro, em uma moeda de 1 centavo a alguns metros sem saber onde ela está. Uma hora você acerta, com uma questão de sorte.
everton dos santos comentou
O jrferreira deve ter se enganado.
Astroman comentou
2011 foi bem agitado.
Nori comentou
Talvez só no índice KP ele tenha se enganado, apesar dos gráficos de atividade solar indicarem aumento. Ele falou em terremotos moderados, e vários aconteceram, falou em atividade vulcânica, e algumas pessoas já esqueceram o que aconteceu nas Canárias. Parabéns jrferreira! Você está certo.
Astroman comentou
Movimentada em termos relativos, se considerarmos um período de tempo pequeno e muuuito recente(meses). Está tudo muito calmo, tirando atividades vulcânicas pontuais.


    9
everton dos santos      
Olá! Uma chuva torrencial causou destruição e mortes hoje na cidade de Port Louis, capital das ilhas Maurício. Segundo a imprensa local choveu em 3 horas cerca de 150 mm. A água tomou as ruas da cidade, provocando correnteza, arrastando carros e causando a morte de 8 pessoas, que ficaram presas em um túnel subterrâneo. Após as águas baixarem, o cenário era de muitos carros amontoados uns sobre os outros ou tombados e transito caótico. Site local com várias imagens [Ver site] e mais um vídeo da inundação [Ver site]
Nori comentou
Trabalhei durante dez anos no ensino universitário, sempre lembrando meus alunos sobre as mudanças climáticas. Sempre tive base no conhecimento científico. Poucos me escutaram porém. O conhecimento científico, só serve quando não atrapalha nossos anseios. Pelo conhecimento científico, as ilhas Mauricio submergirão em menos de 50 anos. Estudem.
Astroman comentou
Aconselho, como formador de opinião, a leitura de "Gaia: o alerta final", de James Lovelock. Citei como "formador de opinião" como um adendo às informações de cada um. As opiniões sobre o planeta tem que ser formadas pela leitura de várias correntes. James Lovelock é o criador da teoria de Gaia.
Nori comentou
Olá Astroman! Muito agradecido pela recomendação de leitura. James LoverlcK já voltou atrás em muitas de suas hipóteses, mas a Teoria de Gaia continua em voga. Todos devemos ler Elizabet Sahtouris, além de "viajar" no campo das palestras de Nelton Friedrich, atial diretor da Itaipu Binacional.


    10
Nori      
O SOHO mostra vênus disforme. Alguém pode me explicar?
everton dos santos comentou
Está disforme na Lasco C3(azul) pois está saindo de "trás" do anteparo. Se não me engano, lente tem que recalibrar novamente o brilho emitido. Assim que estiver mais afastado, a imagem ficará mais uniforme, como no Lasco C2 [Ver no Apolo11]
Nori comentou
Muito agradecido pela explicação Everton.


    11
Dione Moraes      
Olá pessoal. Há muito tempo acesso e acompanho diariamente todas as atividades do PG. Quando surgiu a oportunidade de participar, não perdi tempo e entrei em contato com o Administrador Rogério, e hoje estou aqui, com uma enorme satisfação pelo privilégio de poder interagir com vocês, e aprimorar, cada vez mais meus conhecimentos. Minhas saudações e meus votos de uma doce, alegre e abençoada Páscoa.



Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2020
Política de Privacidade