Dias   1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |
16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 |


    1
Alessandro      
Um super vulcão localizado na Itália nos campos Flegrei esta dando sinais de vida. Segundo sismólogos a preocupação não é somente com a temperatura do solo na região, mas também com deformações visíveis em sua superfície. Tomara que não passe disso, pois um inverno vulcânico não seria nada bom.
Sousa comentou
Sem medos Alessandro Tudo sobre Controlo... Lololol
Alessandro comentou
Não to com medo não Sousa! Se um dia for acontecer acontecera, e o unico controle é o da natureza. Fica mais a informação.


    2
Sousa      
As cheias em Moçambique estão "Feias" ... Se não me engano o Número de Mortos já Ultrapassou as duas dezenas. Se alguém Tiver mais Informações agradecia... Obrigado
Alessandro comentou
O pior é que a previsão para hoje em Moçambique é de mau tempo no centro e no norte com chuva que podem alcançar 75mm em 24 horas.
Astroman comentou
48 mortos. 150.000 desabrigados. 70.000 sendo alimentados em abrigos temporários. A ONU estima que serão necessários inicialmente pelo menos US$15Mi. O exército foi chamado a colaborar. Muitas plantações foram perdidas colocando em risco a segurança alimentar do país. As ligações por estrada entre o norte e o sul do país estão severamente prejudicadas por águas que atingiram até 8m. Em Maputo mais de 1000 casas foram destruídas assim como escolas, estradas e sistemas de distribuição de água. Em 2000 uma inundação em virtude de chuvas que duraram 5 semanas matou 800 pessoas. Há preocupação com a malária e será necessário distribuir mosquiteiros.


    3
Colombo      
Aftershock nas Ilhas Santa Cruz !! Magnitude subiu muito em relação ao choque principal. 6.2
Colombo comentou
Outro Aftershock ! 5.6
Colombo comentou
Outra réplica , 5.6 de novo


    4
GTravisani      
Pra quem estava reclamando da calmaria... Bem Uma série de Tremores significativos surgindo.
Sel comentou
Verdade G.Travisani, eu não estava reclamando, mas estava bastante preocupada...abçs!


    5
Leonardo Ferreira      
A quem interessar, a ISS vai passar visível hoje em Fortaleza, acabo de receber o e-mail da NASA. 31 jan às 19:48 (Hora Local) , Visível: 5 min, Altura máxima: 69 graus, aparece de Sul sudoeste e desaparece a Nordeste. Pena que não estarei em casa para registrar a passagem..
Administrador comentou
Amanhã a ISS vai cruzar o disco lunar às 10h41m50s aqui em Sampa. A passagem vai durar 2.2 segundos. O problema é que a elevação da Lua e da ISS será de apenas 10 graus e justamente no horizonte oeste, onde não tenho visibilidade nessa altitude. Aguardemos nova oportunidade!
Administrador comentou
Alguém se habilita a tentar filmar e fotografar? Não é tão fácil assim!
Junior comentou
De onde eu moro também não uma elevação boa, se não eu tentava filmar com o telescopio. Como fiz neste video...
Administrador comentou
Junior, essa informação vale para São Paulo, como está escrito. Não vale para locais diferentes! :-)


    6
Astroman      
CLIMA ESPACIAL E FOME NA INGLATERRA MEDIEVAL. Pesquisadores da Universidade de Tel Aviv dizem que os efeitos do clima espacial podem ter mais efeitos sobre nós do que originalmente pensado. Sobe certas condições, o clima espacial pode influenciar o nosso clima e ter efeitos dramáticos sobre a agricultura causando quebras de safra e fome. Os raios cósmicos poderiam ionizar partículas de poeira que, por sua vez, atrairiam vapor d'água causando a formação de nuvens. Isso somente aconteceria em regiões com a atmosfera em estado crítico , com altos níveis de umidade. Numa região isolada, sem livre acesso a alimentos, em que o clima local seja vulnerável as variações do clima espacial e em que a agricultura seja vulnerável a repentinas mudanças do clima, os preços dos alimentos sobem e há escassez. Os pesquisadores relacionaram o preço do trigo na Inglaterra medieval e registros de atividade solar até o tempo de Galileu. Há registros do preço do trigo até 1259. Durante a época da mínima de Maunder - 1580/1700 - os preços foram excessivamente altos durante os mínimos solares se comparados com os do próximo máximo. fonte: MIT Technology Review.
Astroman comentou
* sob certas condições


    7
Jacob      
Boa tarde a todos do PG. Meire,lendo sobre a aproximação do 2012 DA14,fiquei muito triste pois sei que gostarias de poder acompanhá-lo e fotografar no perigeu, mas que infelizmente não se dará para os brasileiros em horário em que é impossível observação de um elemento relacionado ao tamanho, distância e hotário de observação. Me conforta qu outros eventos, muitos ainda ocorrerão, pra que possas registrar. Abraço extensivo a família.
Danica comentou
Poxa Jacob. Que pena!
Márcio Vidigal comentou
boa noite Jacob! Boa noite globais! Sabendo que a trajetória deste asteroide passará por dentro do perímetro dos satélites, existe a possibilidade de colisão entre o asteroidee algum satélite? Se sim qual o percentual?
Jacob comentou
Boa noite Márcio Vidigal. Quanto a sua dúvida que tb ainda tenho, mas não consegui achar a resposta correta, é que é possível o choque com satélites artificiais. Infelizmente ainda não achei resposta para a proporção. Rogério, poderia nos dar um auxílio? Desde já agradeço. Tenham todos uma boa busca ou descanso.


    8
Danica      
Ruptura de um filamento. Imagens com intervalo de 15 em 15 min. Lindo!!


    9
M. Ianner      
Boa Tarde E nós homens, nos consideramos muito avançados... Revista científica especializada em Biologia, Current Biology. publicou um artigo aonde se demonstra que escarevelhos se guiam pelas luz da galáxia, estrelas, sol ou lua. Durante experiência os pesquisadores notaram que eles subiam no alto das bolas de fezes para rolá-las distantes de seus competidores, levando-as em linha reta e não no caminho de um rival, de volta ao monte de esterco.
Astroman comentou
Nessa matéria dizia-se que eles se perdiam quando se tampava a referência da via-láctea, que seria a última opção para se guiarem em noites sem estrelas ou lua. É isso mesmo Ianner? Li esses dias mas não lembro se era isso mesmo.
M. Ianner comentou
Astroman, eu estou pesquisando o material original direto na Cell.com, mas são 165 páginas...As matérias que eu li a respeito, eram citações incompletas. Mas nenhuma delas descrevia isto que mencionas. Mas não é nenhum absurdo, já que a luz da Lua ou estrelas próximas são mais visíveis, obviamente. o que me surpreende é a "correção" um tanto rápida do trajeto da lua no trajeto escolhido por eles, já que o "movimento dela o céu não vagoroso", por assim dizer...
Astroman comentou
Vou tentar achar a matéria em que li para maior precisão da informação que mencionei.
Astroman comentou
Achei. Quando é noite sem Lua eles se voltam para o brilho da Via Láctea para se orientarem. O tempo que demoram para se orientarem varia com a condição do céu no momento mas mesmo o brilho difuso da Via Láctea é capaz de servir de guia. Tem mais detalhes aqui:
Astroman comentou
//cosmiclog.nbcnews.com/_news/2013/01/23/16668013-dung-beetles-guided-by-milky-way?lite


    10
Administrador      
Sismômetro de São Paulo aparentemente funcionando novamente. O pêndulo estava simplesmente travado. Mesmo assim, o computador ainda está bem capenga, se arrastando para não parar. :-)
Sel comentou
Mas já é uma boa notícia! :)


    11
     
Para quem reclamava da falta de atividade sísmica, estamos voltando a normalidade?
Astroman comentou
Eu não reclamei mas comentei que estava muito baixa mesmo. Passou um pouco do normal pois não é sempre que se vê 3 tremores de 6 ou mais ao mesmo tempo embora já tenha acontecido antes. A calmaria chama atenção quando é muito óbvia e indicativo de pressão a ser liberada. Para mim poucos tremores ou falta de tremores acima de 6.0 não necessariamente representam calmaria mas como há alguns dias não tinha quase nenhum.... saltava aos olhos de qualquer observador atento.
Márcio Vidigal comentou
Afinal todo mundo precisa de férias! nesse momento em Vitória, 27ºC Vento do Sul a 3km/h e céu parcialmente nublado.
rone abbad comentou
Eu tambem nao reclamei, apenas disse que olhando o painel ,a gente via poucos terremoto, Abraço a todos!!!


    12
Marcos Passetti      
boa noite amigos...Ciclone tropical FELLENG visto por imagens de satelite muito proximo da ilha de MADAGASCAR [Ver no Apolo11]


    13
Danica      
Houve uma explosão em um prédio de uma estatal no México. Tive a informação de 14 mortos e vários feridos.
Danica comentou
Foi no edificio da Pemex.
Danica comentou
14 mortos e 80 feridos confirmados pela conta de twitter da Pemex.



Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2019
Política de Privacidade