Dias   1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |
16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 |


    1
Tião      
Bom dia Globais. Um grupo de cientistas russos divulgou hoje em Moscou, que a radiação cósmica está causando destruição no revestimento da ISS. A explicação é que na composição do revestimento da plataforma, são usados poliamidas (espécie de plásticos usados na engenharia) que pouco resistem à radiação. "Toda a proteção do casco está sendo destruída", advertiu Deshevaya que é do Instituto de Problemas Médico Biológicos da Academia de Ciências russa. Ela ainda informou que o revestimento já havia sido testado, mas depois de um tempo ele fica debilitado. O problema, segundo Deshevaya, pode ser resolvido com o uso de polímeros resistentes à radiação (se bem que já era meio óbvio). Sinal de alerta e mais um aprendizado para nossa evolução.
Amilton Rodrigues comentou
Olá Tião. Estranho esta informação. Imaginava que os cientistas tiveram diversas oportunidades de testar este polímero no espaço e perceber sua vulnerabilidade antes de utilizar em um projeto tão sério!
Tião comentou
Boa tarde Amilton. Pois é. Como citei acima, seria o óbvio fazer estes testes. Mas ela justifica dizendo que foram feitos testes na plataforma espacial e se estabeleceu que em um primeiro momento a radiação até fortalecia a estrutura, mas depois fica debilitado e frágil. Fonte: [Ver site]


    2
Tião      
Pessoal hoje é sexta e para descontrair um pouco... TERREMOTO NO BRASIL Depois dos terremotos ocorridos na Ásia, o Governo Brasileiro resolveu instalar um sistema de medição e controle de abalos sísmicos, que cobre todo o país. O então recém-criado Centro Sísmico Nacional, poucos dias após entrar em funcionamento, já detectou que haveria um grande terremoto em uma cidade do interior do país. Assim, enviou um e-mail à Delegacia de Polícia da cidade pacata. Dizia a mensagem: *Urgente.* *Possível movimento sísmico na zona. Muito perigoso.** Richter 7. Epicentro a 3 km da cidade.Tomem medidas e informem resultados com urgência. * Somente uma semana depois, o Centro Sísmico recebeu o retorno no e-mail da pequena cidade que dizia: Movimento sísmico totalmente desarticulado. Richter tentou se evadir, mas foi abatido a tiros. Desativamos as zonas e todas as p... estão presas. Epicentro, Epifânio, Epicleison e os outros cinco irmãos estão detidos. Não respondemos antes porque houve um terremoto da porra aqui'... Bom final de semana a todos. :)
Administrador comentou
Olá Tião, vamos tentar não criar posts desse tipo, ok? Entendemos que a descontração é importante, mas se a moda pega, daqui a pouco a descontração vai ser geral. Vamos deixar isso para as redes sociais e manter o espaço para as informações úteis, ok? Obrigado!
Tião comentou
Ok. Desculpa Rogério. Você tem razão. Achei engraçado e por ser uma piada que tem como foco um assunto tratado aqui, não resisti e postei. Mas foi um equívoco. Por gentileza deleta o post.
Administrador comentou
Beleza!


    3
Arlindo      
Olá amigos do Apolo11. A nave Cygnus foi lançada ontem de uma base no litoral da Virginia, com 33 pequenos satélites e com provisões e materiais de consumo para acoplar-se a ISS.
Meire Ruiz comentou
Boa tarde Arlinodo e todos. Qual a data e horário da acoplagem? Obrigada.
Charles k comentou
Boa Tarde! Este lançamento não aconteceu dia 10 e acoplagem dia 12 ? Me desculpe se estiver enganado.


    4
Meire Ruiz      
Boa tarde! Uma enorme mancha escura foi registrada pelo instrumento MODIS do satélite Aqua. Biólogos indentificaram como sendo o florescimento de Myrionecta rubra ou Mesodinium rubrum.
Amilton Rodrigues comentou
Boa tarde e bom calor a todos rsss. Olá Meire, sabe dizer que região do litoral brasileiro se inicia e termina esta mancha?
Administrador comentou
Pela imagem de satélite, vai do RJ até SC.
Raphael Cozzi comentou
Sim, estimasse que tenha em torno de 800 km de extensão.
Meire Ruiz comentou
Estou tentando imagens atuais da região para verificar se estão se aproximando da costa, talvez o Everton consiga.
Raphael Cozzi comentou
Agora que eu vi que essa medida está no mapa... Eu li uma reportagem onde dizia que pode ter se originado devido ao acúmulo de substâncias orgânicas provenientes do esgoto. Mas na foto parece que na verdade está indo em direção ao continente, e não o contrário.
Administrador comentou
A melhor foto de hoje é esta ao lado, feita às 11h20 BRS pelo satélite Terra, da Nasa. De quando é esta foto postada? Alguém sabe?
Administrador comentou
Agora que estou vendo. A foto que está andando por aí é do dia 19 de janeiro. Tem duas semanas!
Administrador comentou
Uma boa parte do clarão sobre o oceano na imagem de hoje é devido ao reflexo do Sol.
Meire Ruiz comentou
Realmente Rogério, não atentei para a data! Os reflexo do sol na imagem de hoje estão dificultando a visualização da mancha.


    5
Elisabeth53      
Ola Boa Tarde , no Tucuruvi estamos com 36º e sensação térmica de 40º!!!
Administrador comentou
Apenas para complementar, Tucuruvi fica na Zona Norte de São Paulo.
phellipef comentou
Com a máxima de hoje de 34,5ºC na estação automática do Mirante de Santana, São Paulo registrou a maior média de temperatura máxima da história. A média das máximas neste janeiro foi 31,9°C, o recorde anterior era 31,8ºC em Fevereiro de 1984.
phellipef comentou
Pelo menos nos próximos 15 dias o calor deve seguir e também aumentar, em São Paulo (capital) as máximas podem ficar por dias acima dos 35ºC. Cidades do sul do país podem quebrar recorde de calor históricos, máximas de 42ºC e 43ºC podem ocorrer. Chuvas significativas só devem voltar a ocorrer na segunda quinzena de Fevereiro ou no início de Março.
phellipef comentou
Um violento temporal atingiu Novo Hamburgo, RS, provocando muitos estragos, como pode ser visto nos twitters em ação. A metsul suspeita de microexplosão.
Administrador comentou
Exato Phellipef! Segue a nota oficial do INMET: NOTA METEOROLÓGICA ESPECIAL Janeiro de 2014 é o mês mais quente na cidade de São Paulo desde o início das observações. Hoje à tarde a Temperatura Máxima* na estação do Mirante de Santana, zona norte da cidade, chegou a 34,5°C. Com esta temperatura a Média das Temperaturas Máximas para o mês fechou em 31,9°C, a mais alta de toda a série histórica iniciada em 1943, superando o valor de 31,8°C de fevereiro de 1984, antigo recorde. O forte calor do mês de janeiro está associado com os baixos volumes de chuva registrados nas últimas semanas. Em SP não houve a formação da Zona de Convergência do Atlântico Sul, responsável por dias mais nublados, úmidos e chuvosos, nem a passagem de frentes frias que provocassem declínio nas temperaturas sobre o estado. Um sistema de alta pressão ficou semi-estacionário, entre a costa da região Sul e Sudeste, enquanto que o canal de umidade que se forma no verão ficou posicionado do sul da Amazônia em direção à Bolívia e Paraguai não trazendo a típica umidade esperada para o mês no estado.


    6
Administrador      
Parece que o negócio pegou lá em Novo Hamburgo. Intensa tempestade de vento, provavelmente uma microexplosão. A foto mostra uma concessionária de veículos parcialmente destruida. Foto: Francine Natacha.
Charles k comentou
Vídeo do temporal chegando!
Charles k comentou
Veja a força dos ventos!
Charles k comentou
Imagem satélite na hora da tempestade em Novo Hamburgo. Créditos Metsul


    7
Loyola      
Boa noite, estava tirando fotos das nuvens sobre Curitiba.
Loyola comentou
Ao aproximar o zoom vi este objeto, provavelmente um balão.
Loyola comentou
Desculpem, repeti a foto.
Loyola comentou
Eis aqui um detalhe. Deve ser um balão meteorológico. Alguém saberia me explicar o tipo.
dhigao comentou
não é balão metereologico nao loyola, são sacos plasticos que sao enchidos com ar normal, e quando esquenta sobe, sobe, sobe,geralmente se vende na metragem desejada nas lojas de pipas. é só abrir o saco enche-lo de ar amarrar e soltar.
everton comentou
Meu vizinho soltou um desses, enche no escapamento do carro pra esquentar e solta com linha como se fosse pipa, qdo ja esta bem alto corta a linha e dexa o bixo subir...


    8
Verde      
Oi Loyola, é um saco de plástico. Registrei um dias atras onde se percebe melhor. Abraços
Verde comentou
Me perdoem, a intenção era postar como comentário no post abaixo mas errei em algo...
Loyola comentou
Obrigado pela informação. Impressionante a altura que estas coisas alcançam. Quem diria que um simples plástico aguentaria tanto.


    9
Wanderson Psico      
Impressão minha ou o ano começou bem "chato" em fenômenos astronômicos e geofísicos.



Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2020
Política de Privacidade