Dias   1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |
16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 |


    1
lipe      
uma pergunta que sempre quis fazer... Todos já devem ter notado, que visualmente a lua tem o mesmo tamanho do sol... isso porque o sol está em uma distância perfeita para que isso aconteça... ok... mas i ae.. é uma coincidência? ou o sol influencia em algo? falando nisso tenho saudades de ver aquele fantástico eclipse sol e lua... ultima véz que vi um eclipse total ainda usava filmes de maquina fotográfica como óculos para assistir melhor... Floripa dia quente chegou a marcar 26°C
Administrador comentou
Olá lipe, não tem influência direta. Quem determina a posição da Lua é a gravidade da Terra e a massa da Lua. Eventualmente, o Sol e outros planetas puxam e empurram a Lua, mas a distância é praticamente a mesma. Por outro lado, a órbita da Lua ao redor da Terra não é um círculo perfeito. Assim, algumas vezes ela está mais perto ou mais longe e essa diferença passa a ser perceptível. Se houver um eclipse solar total quando a lua estiver no apogeu, por exemplo, ela não encobre totalmente o Sol, ficando um anel em volta da Lua. Esse eclipse se chama anelar ou anular (que tem forma de anel). Veja aqui: [Ver no Apolo11]


    2
Alex Romildo      
Post retirado pela administração
Sandra Silva comentou
Bom dia. Lá a terra treme muito. Caruaru tem várias áreas ativas, inclusive uma nova está se apresentando. Para determinar com mais segurança quais estão tendo toda essa movimentação, uma equipe do LabSis/UFRN está instalando uma estação permanente da Rede Sismográfica do Nordeste Brasileiro (RSISNE), um projeto executado pela UFRN com financiamento da Petrobras. No post 457 tem mais algumas informações sobre isso. No Sismos nordeste tem mais detalhes. [Ver site] Estou vendo se recupero um resumo que fiz na semana passada com alguns dados. Amanhã tentarei postar. abr.


    3
Alex Romildo      
Sexta-Feira 30 de Março de 2012 Sismo 3.1 Caruaru-PE
Administrador comentou
Alexa, a notícia que você enviou foi publicada no mapa. No entanto, temos uma dúvida. No texto você diz "O que vamos tentar fazer é melhorar o monitoramento a partir da próxima semana com a colocação de uma nova estação na região (NBCA), da rede RSISNE, com transmissão dos dados em tempo real." Neste caso, presume-se que você trabalha na implantação da rede. Correto?
Administrador comentou
Lembre-se: Os textos precisam ser seus. Regra básica de postagem.
Alex Romildo comentou
não não quem trabalha é um primo meu ele mandou colocar essa questão,pq o pessoal não vai revelar que estão se preocupando com os abalos sísmicos em Pernambuco.
Administrador comentou
Neste caso vamos retirar sua postagem. Peça ao seu primo para escrever diretamente para nós, ok? Abraço.
Administrador comentou
Romildo, só para confirmar, você disse que o Painel Global não vai revelar os abalos sísmicos em Pernambuco?
Alex Romildo comentou
não não meu querido é a instituição que mede os tremores de terra não vocês,o painel global faz uma grande contribuição para todos informando os locais dos abalos,eu sou internauta acivo de vcs isso foi uma ofensa á minha postagem. eu dei uma contribuição que ninguém posteou é nem sabia. sobre meu primo ele trabalha p/o governo não pode revelar o nome,se revelar vai aver represalias.


    4
SilPMorsel      
A construção do ELT (Extremely Large Telescope), já conhecido como o “maior olho do mundo no céu”, está dependendo do endosso de Aloizio Mercadante?!? "Maior telescópio do mundo, capaz de enxergar zonas mais distantes do universo, pode não sair do papel se Brasil não cumprir acordo de adesão ao Observatório Europeu do Sul, que deveria ter sido ratificado no ano passado." “No momento a entrada do Brasil é necessária para a viabilização do ELT”, afirmou Zeeuw em encontro com jornalistas brasileiros no Chile. “Quero acreditar que o governo brasileiro vai cumprir com o prometido, mas alguns países membros do ESO estão preocupados, pois vivemos um momento de crise financeira mundial em que é arriscado reservar o dinheiro destinado para o ELT por tanto tempo. Se a ratificação do Brasil não se der até o meio do ano pode comprometer o projeto e também a vaga do país no ESO.” "Maior telescópio do mundo, capaz de enxergar zonas mais distantes do universo, pode não sair do papel se Brasil não cumprir acordo de adesão ao Observatório Europeu do Sul, que deveria ter sido ratificado no ano passado." [Ver site]
SilPMorsel comentou
Desculpem, está dependendo de uma resposta brasileira, que o ex-ministro Mercadante não deu...
Administrador comentou
Olá minha querida amiga SilPMorsel!!!! Seu post é ótimo, lindo e maravilhoso, mas você copiou inteirinho da Ciência Hoje! ôoo dó!
SilPMorsel comentou
Sim! Porisso está entre aspas e com o link da notícia no final, ADM. Não é assim que deveria ser postado?
Administrador comentou
Olá SilpMorsel! O post é para ser escrito sempre com as palavras do postador. Sem dúvida, um detalhe ou uma citação podem ser colocadas entre aspas mas todo o post vira cópia, aí não tem graça! :-)
SilPMorsel comentou
A notícia é bem mais extensa do que isso, eu apenas quis ressaltar algumas partes que resumiam um pouco o assunto. Até gostaria de saber se houve alguma mudança ou se o Brasil ainda continua "enrolando" para ratificar a sua participação no projeto. Se for assim, é uma falta de seriedade em cumprir os compromissos assumidos, ainda mais num projeto dessa importância. Bem típico do nosso governo, é uma pena... Obrigada pelo toque!


    5
everton dos santos      
Olá! O vulcão Etna está novamente em erupção. A ultima ocorreu em 18 de março. Especialistas do INGV acreditam que essa não deve ser muito intensa. Webcams [Ver site] [Ver site]
SilPMorsel comentou
Ao mesmo tempo que é assustador, é muito lindo! Belas imagens, Everton!
Dina comentou
Oi Everton, aproveitando a noticia do Etna, tenho uma noticias para postar que acabei de ler: um bilionário britânico, Richard Branson, o mesmo que possui ema empresa de espaçonaves que levará cerca de uinhentas pessoas para oespaço, deu noticias hoje, que fará viagens para o interior dos cinco vulcões mais ativos do mundo, que acontecerá nos próximos tres anos. O ator Tom HAMKS que já comprou passagem para o espaço, será um dos passageiros que levará o tal bilionário. Sem desmerecer o avanço da ciência, acho algo impossível, peço a tua opinião e da Taís,
Dina comentou
Complementando a postagem, certamente a Taís adoraria poder viajar ao interior de um vulcão em atividade.
YESUM comentou
Muito legal de acompanhar. Valeu Everton!
everton dos santos comentou
Dina, acho que o maximo que ele pode tentar é entrar na cratera( sem se aproximar muito da lava) de um vulcão em erupção com uma aeronave melhor preparada. Atualmente as aeronaves não podem se aproximar por conta do calor e das cinzas. Mas também acho um pouco dificil.
everton dos santos comentou
Eu falei de aeronave mas o Richard Branson quer mesmo entrar dentro da lava de um vulcão. Ele diz que já tem uma liga Carbono-Carbono p/ suportar as adversidades. Vamos ver ser ele consegue mesmo colocar esse veiculo em operação! Continuo achando dificil [Ver site]
Dina comentou
VALEU EVERTON, PELA ATENÇÃO. Esta eu quero assistir.
everton dos santos comentou
Houve um aumento do tremor harmonico e agora a erupção está a todo vapor nas cameras. Vejam essa animação [Ver site]
everton dos santos comentou
Lava descendo o monte Etna agora
everton dos santos comentou
Tem bastante lava descendo o monte Etna. ## Devo ter errado a informação da intensidade. amanhã posto um gif com imagens da lava descendo.


    6
Meire Ruiz      
Boa noite! :) Para quem gosta de observar a lua, estou fazendo algumas fotos e mapeando-as. Segue uma :)
mino comentou
Boa Noite Meire e a todos do RG! Gosto muito, vou estar acompanhando. Qual equipamento tu usa?
Meire Ruiz comentou
Oi Mino :) Usei telescópio refletor 100mm, ocular 20mm e barlow 2x, a câmera é Sony DSC-H10 (sem suporte). E vamos tentando e aprendendo! :)
Meire Ruiz comentou
Segue outra com os "mares".



Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2019
Política de Privacidade