Dias   1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |
16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 |


    1
Marcão      
Boa Noite ... Rio dos Sinos voltou a subir com a chuva dos últimos dias e já deixa 50 famílias ilhadas em Canoas/RS na prainha do Paquetá, situação crítica por aqui.
Sandra Silva comentou
Ainda chovendo muito por ai?
Sandra Silva comentou
E boa noite..rs
Marcão comentou
Parou de chover ontem, mas neste momento, frio, nublado e vento sudoeste, que está contribuindo para represar a água do rio dos sinos.


    2
Marcão      
Cheguei e já estou indo, com um frio de 8º aqui em Nova Santa Rita/RS, vou pra frente da lareira, Boa Noite á todos.
Dina comentou
Pegando carona para comentar sobre o Tufão Muifa. Pelo visto, deve estar causando muito estrago lá pelas Felipinas. Hoje o painel está agitadissimo.
Sandra Silva comentou
Dina, agora ele já atingiu a categoria 4, com ventos alcançando os 227km/h. A previsão era de que alcançaria essa velocidade só na segunda-feira. Sua rota constante a noroeste, indica que pode alcançar as Ilhas japonesas. Em 2004, teve outro com o mesmo nome que provocou muitos estragos nas filipinas. Nesse caso, não era para terem tirado o nome dele da lista, ou esses do Pacífico segue outro padrão para serem nomeados?
Dina comentou
É Sandra, pelo visto, os japoneses estão fadados a sofrerem mais esta catastrofe natural.Li ainda há pouco que oTUFÃO estará hoje por la. Obrigada pela atenção a minha postagem. Um abraço.
Sandra Silva comentou
Oh Dina. Sempre leio todas as postagens, é que nem sempre dá para interagir com todos. Ainda bem, sinal que os temas estão variados e voltando a participação de mais gente por aqui. Quanto ao Muifa ele reduziu um pouco a velocidade em relação a última vez que o vi. Agora está nos 201Km/h, quem sabe chegue como uma leve brisa no Japão? O jeito é esperar para ver se vai continuar a perder ou ganhar força.


    3
Luciana G      
Bom dia a todos! Aqui no RJ, capital! Céu parcialmente nublado, vento frio, e nuvens escuras, pela posição em que o sol "nasce" eu diria vindas do Sul.


    4
Mateus      
Bom dia, Painel Global! A semana foi por aqui úmida e quente, mais uma vez o ar quente predominou, mas em contrapartida o ar frio também queria entrar no Estado, mas o ar quente era mais forte e não permitia e por isso o ar frio chegava até a região Sul do Estado e o resultado destas invação de ares quente e frio são as precipitações intensas. Nesta semana choveu por aqui 55,0 mm. O mês não acabou e os acumulados do mês chegam a 280,9 mm. Neste fim de semana o ar quente perdeu a briga com o ar frio que consiguiu atingir boa parte do Estado e hoje ele chegou com certa força e a mínima foi de 5,6ºC. Acompanhando esta semana verifiquei que os sismos continuam com certa intensidade forte, especialmente na Ásia e o Japão mais sustos e também por lá muita chuva, não só no Japão, mas ouvi notícias de cheias na Corréia do Sul, nesta região da Ásia muita chuva e para piorar por lá as tempestades ciclônicas estão aumentando, por semana temos uma média 1 ou 2, nesta semana por alguns dias chegou a 3, agora apareceu mais uma depressão tropical na América central do lado do Pacífico. Por aqui, estaremos passando novamente por um período de frio, segundo as previsões meteorológicas, nesta semana e na próxima semana. Falando em ciclos, as estações do ano aqui no Rio Grande do Sul, são bem diferentes das estações definidas pelo calendário astronômico e acredito que cada região do planeta tenha as suas próprias estações do ano, por exemplo: o nosso verão climático costuma ocorrer na metade novembro e vai até fevereiro a março, o outono climático de março até metade de maio, o inverno da metade de maio até metade de agosto e a primavera, inicia na metade de agosto até metade de novembro. Eu estabeleceria para mim, um calendário próprio: 21/11 - verão, 21/02 - outono, 21/5 - inverno, 21/8 primavera. Por fim quero falar da minha estação meteorológica que pivou novamente, sofreu uma pane a partir de 6ªfeira à tarde e até agora não está 100%. Estou comentando isso para ver se tem algum membro que também tenha estação meteorológica digital para me ajudar ou dar bons conselhos de funcionamento. Eu tenho uma estação meteorológica digital TFA, Nexus. Dizem que é boa e de fato é, porém, sei que para funcionar os aparelhos precisam estar na visão da base, mas a base fica dentro da minha casa e os aparelhos fora de casa, relativamente perto. Eu troquei as pilhas de todos os aparelhos e o termômetro-hidrômetro e o pluviômetro funcionam corretamente, porém o barômetro tem dificuldade de enviar o seu sinal, não sei qual é o problema dele, se alguém sabe manusear esta estação agradeço. Bom domingo a todos. A última medição estava em 5,9ºC, em Garibaldi-RS.
mary comentou
Bom dia Mateus e todos do PG, em SP região Oeste, temperatura 17 C, e garoinha fina...sem sol. Segundo site meteorológico, o índice UV é 3.
Mateus comentou
Boas notícias, consegui recuperar o sinal do barômetro, mas enfrentei muito frio, espero não perder o sinal, tudo está funcionando espero que continue assim. Mais um forte sismo na Melanésia, o anel de fogo do Pacífico está muito ativo nos últimos dias, espero que nesta região não tenha havido maremoto. O povo de lá devem terem levam um grande susto. Neste momento a minha estação registra 7,3ºC a 95% de umidade relativa do ar, 1.015,7 hPA ao nível do mar, vento sudeste 10,5 km/h ou 2,9 m/s. Céu encoberto com nevoeiro, ar frio predominando.


    5
Sandra Silva      
Bom dia. Em Santos segue a chuva fraca e ritmada, um pouco mais forte que uma garoa. Agora 18ºC e umidade de 100%. Domingo ótimo para ficar em casa.
Sandra Silva comentou
Houve um terremoto forte agora a pouco, de 6.1, com profundidade de 19Km, no pé do vulcão Vanuatu. Ele estava até hoje em nivel 1. Esperemos que não o tenha ativado mais.


    6
Betojn      
Boa Tarde, aqui em Curitiba estamos com uma chuva fraca mas persistente, temperatura de de 12ºC. Friooooo!


    7
Vinicius JPDCL      
Boa tarde! que tal um documentário sobre o Clima no Espaço! Um bom domingo a todos!


    8
Luciana G      
Alguém sabe dizer se este ano o verão será tão "severo" qto o passado? Existem várias matérias sobre o assunto, mas sabemos também que muitas são fundamentadas em "nada"....Obrigada!
Dina comentou
O ETNA, novamente em erupção, lançando lavas a 250m de altura.
Sandra Silva comentou
Luciana, deixei no post 606 um comentário sobre o vulcão de Nova Iguaçu. Quanto ao verão, nem sei... ainda não li nada a respeito. Mas, o que vou dar uma olhada agora é no Etna. Esse sim, é bem ativo e muito perigoso.


    9
Fabrício Oliveira Carvalho      
Boa Tarde à todos.Aqui em Anápolis Goias esquentou um pouco: TEMPERATURA 31ºC UMIDADE RELATIVA 27% SENSAÇÃO TÉRMICA 31ºC VENTO NE11km/h PRESSÃO ATMOSFÉRICA 1017hPa.Bom Domingo e ótima semana à todos.


    10
fellipe      
BOA TARDE falando em chuva ainda ta chovendo fraco em araranguá SC temos frio faz 12 graus ta de encarrangar na rua ainda temos chuva e temporais até terça um ciclone dará origem a uma nova frente fria depois frio forte até o prxmo final de semana


    11
fellipe      
frente fria
Sandra Silva comentou
Felipe, de fato ai no Sul a situação não vai ser das mais confortáveis nos próximos dias, segundo li agora no Correio do Povo. Não dá nem para reclamar da chuvinha que estaremos tendo por aqui..hehhe.. Segundo li terá muito vento e frio intenso, podendo voltar a nevar nos Aparados da Serra/RS e Planalto Sul Catarinense. Estão prevendo para Porto Alegre temperaturas entre 1ºC e 3ºC na sexta, mas em algumas localidades já no meio da semana poderá até gear. O início é que será complicado, com chuvas e ventos fortes. Segundo a Metsul, "a zona de baixa pressão acançará para a Costa, onde deve se transformar em um ciclone extratropical". Esse vento aumentará a sensação de frio. Segundo o metereologista, Luiz Fernando Nachtigall, a partir de terça esse vento ganhará força, podendo alcançar rajadas de 80 a 100 Km/h, em alguns pontos porderá chegar a 120Km/h. Com essas condições o mar estará bem agitado, correndo risco de ressaca. Fonte: Correio do Povo - edição online de 31/07/2011


    12
alice-pa      
Boa tarde/noite. Aqui no Rio de Janeiro o tempo parece que vai esfriar. Eu leio sempre o painel global e o apolo 11, estou escrevendo pela primeira vez.
everton dos santos comentou
Boa noite e bem vinda. Imagem ao lado mostra a frente se estendendo lá da Bolivia até o ocenao atlântico. Caso abra, este modelo do CPTEC [Ver site] mostra a formação do ciclone extratropical a partir de amanhã no sul. São previsões de pressão e acumulados de chuva a cada 6 horas.
Meire Ruiz comentou
Uma curiosidade, a tempestade Eugene é aquela tormenta que mencionei no dia 27? Ou não tem nada ligação?
everton dos santos comentou
Acho que sim. No outro dia ela ganhou força e recebeu marcação do centro de furacões. esqueci de te falar.
Sandra Silva comentou
Olá alice, bem vinda e que essa seja a primeira de muitas outras. Falando nos furacões, quem está perdendo força é o Muifa, agora está na marca dos 193km/h. Mesmo assim, ainda está potente e poderia provocar estragos.


    13
Bonafim      
Boa noite. A frente fria chega à região sudeste, mas de certa forma, desconfigurada, pois atua somente de forma mais ostensiva, no litoral paulista. Portanto, no estado paulista, é mais uma frente oceânica, pois a tendência de todo ano e este não deverá ser diferente, mesmo com entradas de frentes e massas polares intensas já em meados de maio, é de manter-se um tempo de estiagem e temperaturas máximas relativamente altas no interior paulista, principalmente no noroeste, centro e norte e no centro-oeste. Fazendo uma análise do tempo ontem e hoje em várias cidades paulistas e até do centro-oeste vemos que no estado paulista - Bauru, Presidente Prudente, Marília, Rancharia, etc, até tiveram mínimas relativamente amenas, entre os 24ºC e 26ºC, devido às linhas de instabilidades, vanguarda da frente fria, mas hoje, já tomam fôlego e apresentam temperaturas ligeiramente maiores. Mas, em Ribeirão Preto, Barretos, São José do Rio Preto, Votuporanga, Jales, Santa Fé do Sul e outras cidades do norte e noroeste paulista, praticamente não houve redução do calor e da secura do ar... Quanto à região de Campinas, por estar mais próxima da capital e portanto da capital, observamos temperaturas intermediárias entre essas regiões paulista e o litoral, este que mostra temperaturas amenas, especialmente hoje: em Santos, com a entrada da frente propriamente dita (após as linhas de instabilidades de ontem, cuja máxima foi de agradáveis 26,3ºC na Vila Belmiro), a máxima deste domingo não passou dos 21,5ºC. Já no Vale do Paraíba, por estar mais a leste, Guaratinguetá e Taubaté pouco se ressentiram da frente (até o momento). Mas, se observarmos atentamente as imagens de satélite, a frente fria que está bloqueada no sul, tentou romper o ar quente e seco do sudeste e centro-oeste, tanto é que ela penetrou pelo oeste do continente, mas só foi até o norte paraguaio e sul do Mato Grosso do Sul, por isso mesmo que Corumbá e Ponta Porã, tiveram bom arrefecimento do ar e ampliação da umidade relativa do ar... as


    14
Bonafim      
Só para complementar: a frente fria, após tentar romper o ar quente do sudeste e do centro-oeste (e como comentei, só atingiu o norte paraguaio e sul do Mato Grosso do Sul), recua como frente quente sobre o Parana finalmente consegue uma brecha a leste, pelo litoral paulista, onde se configura como frente de caráter oceânico, isto é, só traz chuviscos, chuva fraca e temperaturas diurnas estagnadas, quer dizer com baixa amplitude térmica, connstituindo o típico inverno litorâneo...


    15
Bonafim      
Eis aqui a imagem de satélite de hoje, fornecida pelo CPTEC/INPE, mostrando a movimentação da frente fria.... [Ver site]


    16
Dj Rodinei      
fala ae galera domingão chuvoso em General Carneiro - Pr...choveu o dia todinho... temperatura por volta dos 12º dai ja viu neh programão de domingo de chuva - filme e pipoca com nescau! abraço a todos e bom inicio de semana, previsão de 22 mm para amanha e geada para quinta feira! Fuiii


    17
Enio      
São Benedito-CE, tempo nublado, temperatura 22º, sem chuvas há alguns dias.
Paulo R. Hames comentou
Olá pessoal. Não tenho as três estrelinhas mas tenho informações novas sobre o tempo aqui em Santa Catarina. O domingo foi de tempo instável no estado, com chuvas ocasionais e organizadas em temporais. Nas últimas 24 horas, as regiões que tiveram maiores valores de precipitação foi o Meio-Oeste, Planalto Norte, Litoral Norte e Alto Vale do Itajaí. Em Rio do Campo, por exemplo, já choveu 63,6mm neste período de 24 horas, sendo já somado 132mm desde a noite de sexta-feira. Por causa dessa chuva, sete municípios da bacia do rio Itajaí-Açu estão em estado de atenção pelo aumento do nível do rio. Em Indaial, Rio do Sul e Ibirama, falta pouco para acionar o nível de alerta. Abraços.
Júnior Gonçalves comentou
Aqui em Campo Grande foi um dia tipico de primavera calor e tempo abafado mais sem chuva...A temperatura chegou aos 30°c e umidadebaixou para 28%..No momento tempo abafado 20°C devido a umidade alta e vento quase nulo..


    18
Meire Ruiz      
Boa noite! :) Como estão? *** No sul da Califórnia existem 2 usinas nucleares localizadas em uma região proprícia para terremotos, a zona de subducção de Cascadia. Esta zona de subducção fica mais ao norte da Califórnia e que em 1964 causou a morte de 121 pessoas e desencadeou um tsunami de mais de 10 metros de altura. A CIA de eletrecidade SCE em San Onofre possui um muro de quase 10 metros de altura e se julgam protegidos, mas especialistas dizem que a região pode haver grandes tsunamis e alertam sobre perigo de deslizamentos submarinos. Fonte: Nacional Geografic/Discovery/Uol (Foto: Hemera)
Meire Ruiz comentou
Um terremoto de 6.8 e profundidade de 10.4 ocorreu agora na costa de Papua Nova Guiné, próximo a cidade de Wewak. Não houve alerta de tsunami...mas é muito recente, melhor aguardar maiores informações.
everton dos santos comentou
quase postei junto rsrs. O centro de tsunamis do pacifico não emitiu nenhum boletim, mesmo p/ dizer que não tem alerta. O GDACS informa que podem ocorrerem pequenas agitações no mar na região próxima do terremoto mas nada grave.
Meire Ruiz comentou
Oi :) , que bom então, me preocupei porque foi bem pertinho da cidade de Wewak .
Sandra Silva comentou
Olá Meire. tudo bem... Senti sua falta. Vc viu a matéria que inseri ontem sobre o simulador de tsunami? está aqui [Ver no Painel Global] no post 14. Pelo que entendi parece que muro como os utilizados atualmente não é a melhor solução, pois a força da onda é muito grande e o resultado do impacto imprevisível, por isso estão pesquisando outras opções. Uma delas são cilindros que sobem, porém, deixam passar parte da água, o que não causa tanta resistência e alivia o impacto. A água passa, mas sem tanta força a ponto de destruir e levar tudo como vimos recentemente acontecer no Japão.


    19
Luciana G      
Boa noite! No RJ, céu parcialmente nublado! Preciso tirar uma dúvida?! Como "ando" procurando me aprofundar no assunto "ventos", estava tentando relacionar ventos na troposfera com a atmosfera, faz sentido?
everton dos santos comentou
A atmosfera é a camada de gases que envolve nosso planeta. Ela se divide em 5 camadas e a Troposfera é a inferior. é bom dar uma lida nese texto [Ver site] .
Luciana G comentou
Na parte do assunto troposfera, diz que: todos os fenômenos meteorológicos estão relacionados à ela.Pq tem um site que mostra os ventos na troposfera.


    20
Sandra Silva      
Bom final de noite para todos. Em Santos agora temos temperatura de 16ºC, umidade de 94%. Tivemos um domingo de típico inverno litorâneo, como disse o Bonafim no post 622. Ou seja, chuva, chuva, chuva e mais chuva amena, que se distribui igualitariamente durante um longo período. Nessa guerra entre a frente fria com a frente quente, acaba sobrando a brecha do litoral paulista para a frente fria se instalar e nos transformar no paraíso do Shrek.



Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2019
Política de Privacidade