Siga-nos
Quinta-feira, 16 set 2021 - 11h28
Por Maria Clara Machado

10 mil hectares já foram queimados em incêndio na Chapada dos Veadeiros

O incêndio florestal que se espalha pela Chapada dos Veadeiros, em Goiás, já dura cinco dias e chegou ontem à área do Parque Nacional, além de ameaçar o Parque Estadual Águas do Paraíso. Até agora cerca de 10 mil hectares de Cerrado, ou o equivalente a 10 mil campos de futebol foram consumidos pelo fogo, segundo o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás.

Incêndio avança pela Chapada dos Veadeiros em Goiás pelo quinto dia consecutivo. Crédito: Divulgação Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás/Instagram @cbmgo
Incêndio avança pela Chapada dos Veadeiros em Goiás pelo quinto dia consecutivo. Crédito: Divulgação Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás/Instagram @cbmgo

São 150 profissionais, entre bombeiros, brigadistas e voluntários, que compõe uma força-tarefa na tentativa de extinguir os focos de fogo na região da Chapada dos Veadeiros, em Alto Paraíso de Goiás.

Os trabalhos avançam por terra e pelo ar com a ajuda de aeronaves e as condições de tempo seco, temperaturas altas e ventos fortes estão dificultando o combate aos focos. Os mais preocupantes, entretanto, estão fora da área do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. O fogo que chegou à área do Parque teria sido controlado ontem mesmo, segundo informações divulgadas pelos bombeiros.

As chamas na região da Chapada dos Veadeiros começaram no último domingo e os focos acabaram saindo de controle sobre a mata muito seca. Foram 8 mil hectares queimados nos primeiros dias e agora a área destruída atinge cerca de 10 mil hectares.

A região turística do Vale da Lua foi fechada no domingo e pelo menos 100 turistas precisaram ser resgatados. Outro ponto turístico mais ao sul, a Cachoeira do Segredo, também foi fechado, com o avanço do fogo na área do Rio dos Couros, próximo à Serra do Segredo.

Bombeiros combatem às chamas na Chapada dos Veadeiros em Goiás. Crédito: Divulgação Instagram @cbmgo
Bombeiros combatem às chamas na Chapada dos Veadeiros em Goiás. Crédito: Divulgação Instagram @cbmgo

Cerrado é o segundo bioma que mais está queimando
A área de Cerrado é o segundo bioma brasileiro que mais está queimando este ano, atrás somente da Amazônia, de acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Do total de focos de incêndios detectados pela passagem de satélites 42,5% foram registrados sobre a Amazônia, 35,2% no Cerrado, 12,7% na Mata Atlântica, 5,8% na Caatinga, 2,9% no Pantanal e 0,9% no Pampa, levando em conta o período entre primeiro de janeiro a 15 de setembro de 2021.

Acesse também:

Incêndios em áreas de Cerrado e Caatinga da Bahia e do Piauí mais que dobraram este ano



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024