Segunda-feira, 13 dez 2021 - 09h24
Por Maria Clara Machado
55 municípios estão em situação de emergência na BA e MG após chuva fenomenal
O saldo de vítimas e atingidos pela chuva fenomenal acima de 400 milímetros que caiu no sul da Bahia subiu durante o fim de semana. Além da Bahia, o estado de Minas Gerais também tem sido castigado pelos fortes temporais. O número de cidades em situação de emergência já passou de 50 em ambos os estados.
![]() Pelo menos 24 municípios na Bahia estão em situação de emergência, em razão dos temporais provocados durante a formação da tempestade subtropical Ubá. Crédito: Divulgação PMBA De acordo com o novo balanço da Defesa Civil da Bahia, o número de vítimas fatais subiu para sete no domingo. Cinco vítimas são do município de Caetanos e duas de Amargosa. Mesmo com a diminuição das chuvas sobre a Bahia durante o domingo, o nível de rios e córregos continua elevado e diversas comunidades ribeirinhas continuam alagadas, principalmente no extremo sul do estado. São diversas áreas ilhadas pelas enchentes, com destruição e estragos em pontes e vias estaduais, além do fornecimento de água potável, rede de elétrica e de telefonia afetados. Ontem, uma força tarefa de 120 militares atuou na entrega de mantimentos e medicamentos aos milhares de atingidos pelos temporais. 24 municípios da Bahia decretaram situação de emergência nos últimos quatro dias para acelerar a ajuda do governo federal, mas esse número ainda pode subir. Já em Minas Gerais, a região mais castigada pelas chuvas fortes é o Vale do Jequitinhonha, próximo à divisa com o sul da Bahia, onde 31 municípios estão em situação de emergência. Mais de dez mil moradores precisaram sair de casa.
Segundo a meteorologia as condições desta formação foram atípicas. Normalmente um ciclone extratropical se forma ao largo da Argentina e do Uruguai, ou do Sul do Brasil e avança em direção à costa da Região Sudeste. Desta vez, um corredor de umidade se uniu à formação de uma área de baixa pressão na altura do Rio de Janeiro, que acabou descendo em direção à costa da Região Sul. O ciclone foi nomeado pela Marinha do Brasil como a tempestade subtropical Ubá. As chuvas entre a quarta-feira e o sábado passaram de 240 milímetros em cidades como Porto Seguro e Ilhéus e ultrapassaram 480 milímetros em Itamaraju, segundo dados do CEMADEN e do INMET. A quantidade de chuva foi acima de 300 mm no mesmo período em Monte Formoso, em Minas Gerais. |
Procure no Painel
|
Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2022