Siga-nos
Segunda-feira, 7 out 2024 - 16h18
Por Maria Clara Machado

Açores em alerta vermelho para ondas monstruosas durante a passagem de Kirk

O furacão Kirk, que evoluiu sobre o Atlântico central, agora é um ciclone pós-tropical, porém mesmo rebaixado ainda apresenta grande perigo ao mar dos Açores. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu alerta vermelho em parte do arquipélago para ondas monstruosas, que poderão se formar entre esta segunda-feira e a terça-feira, dias 7 e 8.

Swells produzido pela tempestade Kirk no Atlântico central. Crédito: Modelo ECMWF/WINDY
Swells produzido pela tempestade Kirk no Atlântico central. Crédito: Modelo ECMWF/WINDY

O grupo de ilhas ocidental do Arquipélago dos Açores, Corvo e Flores, deve ter a maior agitação marítima com previsão de ondas de até 19 metros de altura entre a meia-noite e às 6 horas da terça-feira, alerta o IPMA.

O grupo central de ilhas se encontra no alerta laranja e o grupo oriental no alerta amarelo, também com forte agitação marítima. Faial, Pico, Terceira, São Jorge e Graciosa estão nesta área.

Segundo o IPMA, Kirk deve agravar as condições do tempo com chuva por vezes forte, aumento nos ventos e muita agitação marítima nas ilhas dos grupos Ocidental e Central, principalmente a partir do final da tarde de hoje.

Tempo mudando em Flores, nos Açores, com a passagem de Kirk. Crédito: divulgação via Threads Thorsten Zeman-Zachar
Tempo mudando em Flores, nos Açores, com a passagem de Kirk. Crédito: divulgação via Threads Thorsten Zeman-Zachar

De acordo com o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC), Kirk está cerca mil quilômetros a oeste-noroeste dos Açores com ventos máximos sustentados de 120 km/h e apresenta um movimento rápido rumo leste-nordeste, passando ao norte do arquipélago, que fica a 1450 quilômetros do continente, durante a terça-feira.

A previsão indica grandes ondas e risco de correnteza numa ampla área, atingindo os Açores, além do mar das Bermudas e Bahamas, até a costa leste dos Estados Unidos e partes do Canadá, no Atlântico.

Os resquícios de Kirk ainda deverão avançar nos próximos dias atingindo a costa da França na próxima quarta-feira, dia 9.

Trajeto estimado para Kirk nos próximos dias. Crédito: NHC
Trajeto estimado para Kirk nos próximos dias. Crédito: NHC

Há cerca de dez dias, o furacão Isaac também apresentou uma trajetória em direção aos Açores. O furacão passou próximo às ilhas e provocou ondas de até 5 metros de altura.

Acesse também:

Grande furacão Milton se intensifica no Golfo do México e vai chegar à Flórida

Acompanhe em tempo real todas as tempestades ciclônicas que estão atuando ao redor do globo!



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024