Siga-nos
Segunda-feira, 12 ago 2024 - 16h50
Por Maria Clara Machado

Agência Meteorológica do Japão pede atenção com fakenews, após alerta de megaterremoto

O alerta inédito de um possível megaterremoto e tsunamis na costa do leste do Japão, emitido pela Agência Meteorológica (AMJ), trouxe junto diversas especulações alarmistas e fizeram as fakenews se multiplicarem no fim de semana. Esta é primeira vez que um aviso de grande terremoto é emitido no país.

Ilustração Fossa de Nankai localizada ao leste do Japão. Crédito: divulgação governo do Japão/Portal Mie
Ilustração Fossa de Nankai localizada ao leste do Japão. Crédito: divulgação governo do Japão/Portal Mie

Você também pode se interessar por nossos Podcasts!

O alerta sobre o risco de um megaterremoto no Japão foi emitido algumas horas depois da ocorrência do intenso sismo de magnitude 7.1, que atingiu a província de Miyazaki, na costa sul do país, na tarde da última quinta-feira, dia 8.

O terremoto da semana passada teve profundidade estimada em 25 quilômetros e apesar de forte, não provocou danos graves e nem ondas perigosas de tsunami. Algumas réplicas de intensidade moderada e leve foram reportadas na sequência, pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).

Por ter ocorrido na região da temida fossa de Nankai, a AMJ emitiu então um aviso de “informações extraordinárias do terremoto Nankai Trough” válido por duas semanas, tendo a intenção de deixar os governos locais e a população atenta para um possível evento de grande porte.

Estão dentro do alerta 28 províncias, incluindo Miyazaki, e 707 cidades, desde Kanto à Kyushu, no leste do Japão, suscetíveis ao risco de desastre em decorrência de um possível megaterremoto, de intensidade sísmica 6 magnitudes ou superior, seguido por tsunami.

Entenda o temor da fossa de Nankai
O Centro Internacional de Nagoya, que emite informações de emergência, fornece esclarecimentos sobre o assunto. O Nankai Trough é um canal submarino, que se estende por aproximadamente 900 km da costa leste japonesa e marca uma zona de subducção das placas tectônicas Filipinas e Eurasiana.

Os fortes terremotos originários da falha de Nankai, ou seja, da grande área que se estende da Província de Shizuoka até a costa leste de Kyushu, causaram enormes danos e perdas de vida no passado.

Esses terremotos em grande escala ocorreram ao longo do vale do Nankai em intervalos de 100 a 200 anos e a história mostrou que não foi apenas um único sismo, e sim, um par de abalos de magnitude 8, que aconteceu em sucessão nas porções leste e oeste da área da fossa de Nankai.

O terremoto de Ansei Tokai atingiu magnitude 8.6 em dezembro de 1854, seguido 32 horas depois, pelo terremoto Ansei Nankai de magnitude 8.7.

Já em 1944, o terremoto Showa Tonankai teve magnitude 8.2 e em 1946 ocorreu o Showa Nankai, com magnitude 8.4. Ambos os sismos foram alternados nas seções leste e oeste da região.

Os pesquisadores acreditam que a falha de Nankai poderá ainda causar um terremoto de proporções ainda maiores entre as regiões de Tokai e Kyushu, hipótese conhecida como “O Grande Terremoto de Nankai”.

Especialistas falam na chance de 70% a 80% de um terremoto de magnitude 8 ou 9 ocorrer em alguma área ao longo do vale nos próximos 30 anos.

Importante
O alerta emitido há cinco dias descreve uma situação extrema de um próximo terremoto com chance de grandes danos em uma grande área que se estende da região de Kanto ao oeste, incluindo Tokai, Shikoku e Kyushu.

Como este tipo de aviso nunca foi emitido antes, o Ministério de Assuntos Internos e Comunicações do Japão reforça a importância de consultar os canais oficiais para a atualização das informações, fugindo de fakenews. Foi solicitado que 4 plataformas de redes sociais retirassem do ar informações falsas contendo previsões e datas do megaterremoto, assim como posts contendo imagens de nuvens , que supostamente anunciariam um terremoto. Nada disso é verdadeiro.

Especialistas da Agência de Gestão de Incêndios e Desastres analisam probabilidades de um novo forte terremoto no período de duas semanas, e se nada for constatado, o aviso de risco será suspenso.

Acompanhe em tempo real todos os sismos registrados ao redor do globo aqui

Acesse também:

Forte terremoto atinge costa sul do Japão e dispara alerta de tsunami



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024