Siga-nos
Segunda-feira, 25 jul 2022 - 09h58
Por Maria Clara Machado

Argentina vive terceiro episódio de fortes nevascas no mês

A queda de neve foi intensa sobre San Carlos de Bariloche, em Río Negro, região da Patagônia Argentina, trazendo complicações desde a sexta-feira. O Serviço Meteorológico da Argentina (SMN) alerta para mais nevadas e chuva na região ainda neste começo de semana. Este é o terceiro episódio que chama a atenção no mês.

Nevadas atingiram com intensidade a região de Bariloche, na Patagônia Argentina, na última sexta-feira. Crédito: Reprodução de imagem P. Petrini, divulgada pelo twitter @SMN Argentina
Nevadas atingiram com intensidade a região de Bariloche, na Patagônia Argentina, na última sexta-feira. Crédito: Reprodução de imagem P. Petrini, divulgada pelo twitter @SMN_Argentina

E a neve veio forte!
O centro e o norte da Patagônia Argentina foram atingidos por horas de chuva e nevascas, que vieram mais intensas principalmente na sexta-feira, dia 22.

Neve cobre a cidade de El Maiten, na Província Chubut, ao sul de Bariloche. Crédito: Divulgação pelo twitter @barciaml
Neve cobre a cidade de El Maiten, na Província Chubut, ao sul de Bariloche. Crédito: Divulgação pelo twitter @barciaml

Alguns flocos de neve começaram a cair em Bariloche na quinta-feira à tarde e a precipitação aumentou durante a sexta-feira deixando vários pontos em alerta.

A cidade turística amanheceu coberta por neve e continuou nevando forte o dia todo. A nevada, como é chamada quando há uma combinação de queda de neve, chuva e vento, trouxe problemas no trânsito e no transporte urbano e chegou a fechar ruas em alguns bairros do sul de Bariloche. Os acumulados de chuva chegaram a 80 mm localmente, segundo informações do SMN.

A população e os turistas também enfrentaram problemas com o fornecimento de energia elétrica, como nos bairros Llao Llao, Península de San Pedro e Dom Bosco, de acordo com a Cooperativa de Eletricidade de Bariloche. Alguns voos previstos para o aeroporto internacional de Bariloche também precisaram ser desviados.

O Serviço Meteorológico ainda prevê chuva, vento e nevadas sob uma temperatura variando de 1°C a 6°C hoje e amanhã em San Carlos de Bariloche. O risco de neve começa a diminuir só a partir da quarta-feira, avisa o SMN.

Ciclones intensificaram as condições meteorológicas
Intensas nevadas vêm ocorrendo sobre os Andes e a Patagônia este mês, depois de um junho também úmido e com bastante neve, contrariando a tendência esperada para um inverno de La Niña na região.

Antes deste episódio em Bariloche, dois ciclones extratropicais atuaram sobre o Chile e a Argentina entre 9 e 10 de julho e 14 e 15 de julho, trazendo bastante chuva ao longo da costa e neve para as montanhas, explica a MetSul.

As condições meteorológicas ajudaram a aumentar a camada de neve nos Andes e diminuir o enorme déficit de chuva atual no centro do Chile.

Mas, a condição foi extrema e as nevascas na Cordilheira Chile-Argentina deixaram mais de 300 veículos presos no desfiladeiro internacional do Cristo Redentor há cerca de duas semanas.

Cerca de 300 veículos ficaram presos no desfiladeiro do Cristo Redentor, entre o Chile e a Argentina, durante as nevascas do dia 9 de julho. Crédito: Divulgação pelo twitter @rgcqcl
Cerca de 300 veículos ficaram presos no desfiladeiro do Cristo Redentor, entre o Chile e a Argentina, durante as nevascas do dia 9 de julho. Crédito: Divulgação pelo twitter @rgcqcl

A situação grave atingiu os motoristas de caminhões, ônibus e carros, que passaram horas sob condições vulneráveis de intensa tempestades de neve, ventos fortes e frio extremo, nos dois lados da fronteira.

Você também pode gostar de ouvir nossos Podcasts!



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024