Siga-nos
Quinta-feira, 13 fev 2020 - 14h57
Por Maria Clara Machado

Austrália se prepara para a chegada do ciclone tropical Uesi

A costa de Nova Gales do Sul, no leste da Austrália, se prepara para tempestades e ondas perigosas durante esta sexta-feira e o fim de semana. O ciclone tropical Uesi deixou a Nova Caledônia e mantém seu trajeto rumo ao sul, ao largo da costa da Austrália.

Imagem de satélite mostra o ciclone tropical Uesi, categoria 2, ao largo da costa da Austrália nesta quinta-feira, dia 13. Crédito: Worldview/NASA.
Imagem de satélite mostra o ciclone tropical Uesi, categoria 2, ao largo da costa da Austrália nesta quinta-feira, dia 13. Crédito: Worldview/NASA.

O ciclone tropical Uesi está com rajadas de vento de até 135 km/h e se localiza em alto mar a cerca de 600 quilômetros ao leste de Port Macquarie, seguindo em direção a ilha Lord Howe a uma velocidade de 27 km/h, informou o último boletim do Bureau de Meteorologia da Austrália (BOM NSW) desta quinta-feira, dia 13.

Lord Howe e Nova Gales do Sul na rota de Uesi

Uesi deverá, portanto, se aproximar de Lord Howe entre a noite de hoje e o início da manhã desta sexta-feira. O risco de chuva forte e de grandes ondas que poderão chegar a 7 metros aumenta à medida que o ciclone tropical se aproxima da ilha, alerta a meteorologia da Austrália.

A ilha Lord Howe, que é Patrimônio da Humanidade, fica a apenas 600 quilômetros da costa australiana e abriga cerca de 400 moradores e em geral 400 turistas simultaneamente. Lord Howe já sofreu no passado com a passagem de outros intensos ciclones tropicais, como o ciclone Violet em 1995.

Com relação à Nova Gales do Sul, a maior preocupação será no mar com condições perigosas em todo o litoral do estado a partir desta sexta-feira. A chuva forte poderá atingir parte da costa já nesta quinta e sexta-feira, inclusive em Sydney.

Um alerta de tempo severo foi emitido especialmente para o nordeste de Novas Gales do Sul sendo que as regiões de Lismore, Tenterfield, Byron Bay, Ballina e Casino poderão enfrentar inundações repentinas.

Alguns rios já estão cheios por causa das tempestades que atingiram o leste da Austrália na semana passada e essa também é uma grande preocupação das autoridades. Há alerta de inundações para vários rios como o rio Tweed, em Tumbulgum, o rio Orara em Glenreagh e o rio Nepean, em Menangle, no sudoeste de Sydney.

Incêndios contidos!
A boa notícia é que as recentes tempestades volumosas contribuíram para eliminar de vez os focos de incêndios que devastaram por meses Nova Gales do Sul. Os bombeiros anunciaram que todos os focos de fogo estão contidos e extintos no estado.

Nova Caledônia
Uesi provocou muita chuva e ventos fortes sobre o norte da Nova Caledônia entre a última terça e quarta-feira, provocando inundações em estradas e deixando várias comunidades isoladas.

Após avançar pela costa leste da Austrália, o ciclone tropical Uesi deve enfraquecer, mas seus resquícios poderão ainda atingir a Nova Zelândia no final da semana.

Quer saber mais? Acesse nosso podcast Ciclone tropical Uesi rumo ao leste da Austrália, na home do painelglobal.



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024