Siga-nos
Domingo, 9 mar 2025 - 16h21
Por Maria Clara Machado

Bahia Blanca vive caos e já soma 16 mortos após tempestade histórica na Argentina

Uma tempestade devastadora atingiu a cidade de Bahia Blanca, no sul da Província de Buenos Aires, resultando em enchentes e muita destruição. O Comando Unificado das forças provinciais atualizou o número de vítimas fatais para 16 neste domingo, dia 9, e ainda há desaparecidos.

Visão do Parque Boronat, a poucos metros do Riacho Napostá, em Bahia Blanca, no dia 7. Crédito: divulgação via X @tatovallejos
Visão do Parque Boronat, a poucos metros do Riacho Napostá, em Bahia Blanca, no dia 7. Crédito: divulgação via X @tatovallejos

Você também pode se interessar pelo Podcast Você tem ideia de como são nomeadas as grandes tempestades na Europa?

O número de mortos ainda pode aumentar, de acordo com o Comando Unificado. Há pelo menos um idoso e duas crianças desaparecidas.

Por todos os lados os danos são visíveis em Bahia Blanca e quase metade da cidade continua sem energia elétrica. Até o momento 55% do serviço elétrico foi restaurado e as aulas vão precisar ser suspensas nesta segunda e terça-feira, dias 10 e 11.

Um centro de atendimento às vítimas foi aberto no Palácio Municipal com atendimento também à saúde mental.

As autoridades informaram que mais de 1300 moradores precisaram evacuar suas casas com a subida das águas. Segundo estimativas iniciais, os custos para reconstrução da cidade podem chegar a bilhões de pesos.

O cenário caótico e desesperador se espalhou rapidamente com inúmeras ruas alagadas, carros arrastados pela correnteza e moradias tomadas pela água.

Carro completamente submerso levado pela correnteza em Bahia Blanca no dia 7. Crédito: divulgação via X @Estud econ
Carro completamente submerso levado pela correnteza em Bahia Blanca no dia 7. Crédito: divulgação via X @Estud_econ

Parque de Mayo e Avenida Alem tomados pela enchente. Crédito: divulgação via X @tatovallejos
Parque de Mayo e Avenida Alem tomados pela enchente. Crédito: divulgação via X @tatovallejos

Temporal histórico
O prefeito de Bahia Blanca, Federico Susbielles, afirmou que a tempestade histórica de 300 mm acabou por transbordar o canal Maldonado e o riacho Napostá, provocando o desastre da sexta-feira, dia 7. A maioria das pontes foi totalmente destruída.

O Serviço Meteorológico Nacional (SMN) emitiu alerta vermelho, laranja e amarelo para diversas áreas do norte e leste da Argentina na sexta-feira diante de intensas áreas de instabilidade que cresceram anunciando a chegada de uma frente fria.

A estação oficial do SMN em Bahia Blanca registrou 210 mm de chuva em 24 horas, um volume que não se via há cinco décadas. Outras estações na região chegaram a marcar 330 mm.

Bahia Blanca ainda está assim, após o intenso temporal da sexta-feira. Crédito: divulgação via X @SurTormentas
Bahia Blanca ainda está assim, após o intenso temporal da sexta-feira. Crédito: divulgação via X @SurTormentas

Mesmo diante de uma chuva recorde, é preciso lembrar que a catástrofe na Bahia Blanca se repetiu pouco mais de um ano depois. Outra tempestade em dezembro de 2023 também provocou destruição e deixou 13 mortos na ocasião.

Acesse também:

Ciclone Alfred provoca 400 mm de chuva e há graves inundações na Austrália

Clique + NOTÍCIAS aqui!



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2025