Quinta-feira, 14 nov 2024 - 11h40
Por Maria Clara Machado
A chuva intensa que atingiu a região metropolitana de Belo Horizonte, em Minas Gerais, foi apontada como a principal causa para o rompimento da barragem de contenção da Lagoa do Nado, na Pampulha, na tarde do dia 13. A represa fica dentro de um parque cercado por ruas e avenidas, que chegaram a ser invadidas pelas águas.
Barragem de água do Parque Municipal Fazenda Lagoa do Nado se rompeu durante a chuva no dia 13. Ainda não se sabe qual a extensão dos danos causados. Crédito: RS/Fotos Públicas A represa está localizada no Parque Municipal Fazenda Lagoa do Nado, no bairro de Itapoã, a cerca de 4 km da conhecida Lagoa da Pampulha, imersa entre ruas e avenidas, sendo a principal a avenida D Pedro I. Mapa mostra a localização da Lagoa do Nado, na Pampulha, às margens da Avenida D Pedro I. Crédito: GoogleMaps Com o colapso da barragem, as águas alcançaram a avenida, que precisou ser interditada. A lagoa esvaziou quase completamente, levando a morte de alguns peixes, que ficaram expostos nas margens, mas vários conseguiram ser recolhidos e deverão ir para outra represa. Apesar da violência das águas inesperada, não houve relatos de vítimas ou feridos, segundo o Corpo de Bombeiros. Vista da Lagoa do Nado antes do colapso da barragem de contenção. Crédito: divulgação Prefeitura de BH Momento do colapso da barragem de contenção da Lagoa do Nado na tarde do dia 13. Crédito: reprodução/divulgação Prefeitura de BH A Defesa Civil acredita que o volume de chuva excessivo localizado tenha provocado o rompimento da estrutura, que fazia a contenção do reservatório artificial, mas todas as causas do incidente serão investigadas. A Prefeitura de Belo Horizonte declarou que o talude será reconstruído. O Parque Lagoa do Nado segue interditado por tempo indeterminado.
A meteorologia ainda prevê chuvas intensas nesta quinta-feira e sexta-feira, dias 14 e 15, para o centro-norte de Minas Gerais, incluindo Belo Horizonte. Os volumes estimados são de até 50 mm ao dia para a região metropolitana, que está no alerta amarelo de perigo potencial pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). |
Procure no Painel
|
Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024