Siga-nos
Segunda-feira, 1 jul 2024 - 11h41
Por Maria Clara Machado

Beryl é o primeiro e grande furacão da temporada e deixa o Caribe em alerta máximo

Beryl ganhou força como tempestade tropical no Atlântico no decorrer do domingo e evoluiu rapidamente para um furacão categoria 4, produzindo ventos sustentados de 215 km/h. Milhares de pessoas em diversas ilhas do Caribe estão em alerta máximo para a chegada do grande furacão (Major Hurricane), o primeiro da temporada de 2024.

Furacão Beryl avança com categoria 4 sobre o sudeste do Caribe nesta segunda-feira. Crédito: GOES-East/NOAA
Furacão Beryl avança com categoria 4 sobre o sudeste do Caribe nesta segunda-feira. Crédito: GOES-East/NOAA

Você também pode se interessar por nossos Podcasts!

De acordo com o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC), Beryl chegou a cair para a categoria 3 na madrugada, mas se intensificou novamente para a categoria 4 e se aproxima do grupo das ilhas de Barlavento, as primeiras a serem atingidas nas próximas horas desta segunda-feira, dia primeiro de julho.

Imagem de satélite mostra a posição de Beryl, que vai impactar as ilhas caribenhas. Crédito: GOES-East/NOAA
Imagem de satélite mostra a posição de Beryl, que vai impactar as ilhas caribenhas. Crédito: GOES-East/NOAA

Extremamente perigoso
Beryl continua produzindo ventos acima dos 200 km/h e estava localizado a apenas 75 quilômetros a leste de Granada, avançando com velocidade de 31 km/h rumo oeste-noroeste, segundo boletim das 14:00 UTC, ou 11 h, horário de Brasília.

Há alerta de furacão em vigor para as ilhas de Barbados, São Vicente e Granadinas, Granada, Tobago, e de tempestade tropical para Martinica, Trindade e Santa Lúcia, numa ampla área do sudeste do Caribe. Vale destacar, que Trindade e Tobago são as ilhas mais próximas à costa da Venezuela.

Milhares de moradores se preparam para a chegada de Beryl, reforçando as janelas das casas e se dirigindo para abrigos.

Trajeto estimado para o furacão Beryl nos próximos dias. Crédito: NHC
Trajeto estimado para o furacão Beryl nos próximos dias. Crédito: NHC

A situação é considerada muito perigosa pelos meteorologistas do NHC. À medida que Beryl avança pelo Mar do Caribe, deve produzir chuvas entre 150 mm a 250 mm, aumentando o risco de inundações repentinas.

As águas poderão ficar de 1,8 m a 2,7 m acima do nível normal da maré em áreas costeiras, acompanhadas por ondas grandes e destrutivas, com risco à vida, alerta o NHC.

As projeções indicam que Beryl vai seguir sua jornada pelo Mar do Caribe durante toda a semana e poderá alcançar a Península de Yucatán, nas proximidades da região de Cancun na sexta-feira.

Alimentado pelas águas quentes, que estão acima da média no Atlântico Norte, Beryl já é considerado o furacão mais intenso a atingir a região em vinte anos. O último mais forte a chegar ao sudeste do Caribe, foi o furacão Ivan, que deixou dezenas de vítimas fatais em Granada na temporada de 2004.

Acompanhe em tempo real todas as tempestades ciclônicas que estão atuando ao redor do globo!

Acesse também:

Saiba como vai ser a temporada de furacões com a volta do La Niña



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024