Siga-nos
Segunda-feira, 4 jul 2022 - 11h17
Por Maria Clara Machado

Bonnie vira furacão no Pacífico depois de fazer vítimas na América Central

A tempestade tropical Bonnie evoluiu para um furacão sobre as águas do oceano Pacífico, depois de atravessar a Nicarágua e El Salvador, na América Central, durante o fim de semana. A tormenta provocou estragos e deixou vítimas fatais nos dois países.

Imagem satélite mostra o furacão Bonnie ao largo da costa do México nesta segunda-feira, dia 4. Crédito: GOES-East/NOAA
Imagem satélite mostra o furacão Bonnie ao largo da costa do México nesta segunda-feira, dia 4. Crédito: GOES-East/NOAA

Do Caribe ao Pacífico
Bonnie teve uma trajetória inusitada começando a se desenvolver a partir de perturbações que surgiram próximas à costa da Venezuela, na América do Sul, na semana passada.

Inicialmente, o NHC previa que a tormenta virasse um furacão ainda no Caribe, mas Bonnie só atingiu a categoria de tempestade, cruzou a América Central pela Nicarágua e surpreendentemente manteve sua força. Ao encontrar as águas quentes do Pacífico, Bonnie ganhou reforço para então, se transformar em furacão neste domingo.

Mapa mostra a trajetória de Bonnie como tempestade tropical e furacão. Crédito: NHC
Mapa mostra a trajetória de Bonnie como tempestade tropical e furacão. Crédito: NHC

De acordo com o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC), o furacão Bonnie está a cerca de 250 quilômetros ao sul-sudoeste de Puerto Angel, no México.

O furacão está na categoria 1 de ventos da escala Sáffir-Simspon, com ventos sustentados de 130 km/h e algum fortalecimento está previsto até o meio da semana, diz o NHC.

A previsão é que Bonnie continue se movendo na direção oeste-noroeste sobre mar aberto nos próximos dias e não há avisos costeiros em vigor nesta segunda-feira, dia 4.

O furacão deve permanecer no mar, paralelo às áreas costeiras do sul e do sudoeste do México e ao sul da Baixa Califórnia, provocando swells e chuvas sobre o oceano. Bonnie ainda poderá ser um furacão até a sexta-feira, dia 8, segundo as estimativas do NHC.

Trajetória estimada para o furacão Bonnie nos próximos dias. Crédito: NHC
Trajetória estimada para o furacão Bonnie nos próximos dias. Crédito: NHC

Estragos na Nicarágua e El Salvador
Bonnie atravessou a Nicarágua e El Salvador provocando fortes rajadas de vento, chuvas muito fortes com granizo e inundações nas áreas metropolitanas. As informações divulgadas pelas autoridades são de árvores derrubadas, ruas e hospitais inundados com um saldo de três mortos em El Salvador e um na Nicarágua.

Uma pessoa permanece desaparecida em El Salvador e as aulas ficarão suspensas durante esta segunda-feira.

Três furacões
Bonnie é o terceiro furacão da temporada de 2022 a se formar perto da costa do México. A última tempestade tropical, Célia, não evoluiu para um furacão como se esperava. Os furacões Agatha e Blas atuaram na região do México entre o fim de maio e o início de junho nesta temporada.

Você também pode gostar de ouvir o podcast Será possível um furacão categoria 6?



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024