Siga-nos
Quinta-feira, 1 ago 2024 - 10h59
Por Maria Clara Machado

Carlotta está prestes a virar o primeiro furacão da temporada do Pacífico de 2024

A tempestade tropical Carlotta está ganhando força sobre as águas do Pacífico leste e deve evoluir para um furacão ainda nesta quinta-feira. Carlotta será o primeiro furacão da temporada do Pacífico de 2024, que este ano deverá contar com a formação do fenômeno La Ninã.

Mapa mostra projeção das ondas geradas por Carlotta ao largo do México durante primeiro de agosto. Crédito: Modelo GFS/WINDY
Mapa mostra projeção das ondas geradas por Carlotta ao largo do México durante primeiro de agosto. Crédito: Modelo GFS/WINDY


Você também pode se interessar pelo Podcast O fenômeno La Niña está atrasado, e agora?

Segundo o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC), Carlotta produz ventos máximos sustentados de 95 km/h com rajadas maiores e tendência de fortalecimento nesta manhã.

Entretanto, a tempestade está localizada a cerca de 600 quilômetros a oeste-sudoeste da cidade de Manzanillo, em Colina, no México, sem apresentar perigo direto às áreas costeiras.

Imagem de satélite mostra a tempestade Carlotta ao oeste de Colima, no México, dia primeiro de agosto. Crédito: GOES-East/NOAA
Imagem de satélite mostra a tempestade Carlotta ao oeste de Colima, no México, dia primeiro de agosto. Crédito: GOES-East/NOAA

Furacão vai ficar ativo no fim de semana
O NHC prevê o fortalecimento de Carlotta e o fenômeno deve seguir em mar aberto pelo menos até o domingo, dia 4 de agosto.

Os maiores riscos associados à Carlotta são em alto mar em razão dos ventos fortes e da elevação das ondas. Porém, o NHC avisa que as ondas geradas pela tormenta irão afetar toda a costa centro-oeste do México continental e o sul da Península da Baixa Califórnia já a partir de hoje. O alerta continua ativo durante o fim de semana.

Trajeto estimado para Carlotta nos próximos dias. Crédito: NHC
Trajeto estimado para Carlotta nos próximos dias. Crédito: NHC

Temporada de furacões no lado do Pacífico pode ficar abaixo da média este ano
As projeções da NOAA são de 60% para uma temporada de furacões no Pacífico leste abaixo do normal este ano. Há 30% de chance para uma temporada perto da média e apenas 10% de probabilidade para uma temporada acima do normal.

Ainda assim, as chances são de 70% para uma temporada com 11 a 17 tempestades nomeadas, nas quais 4 a 9 poderão evoluir para furacões, sendo esperado de 1 a 4 grandes furacões (Major Hurricane).

Segundo especialistas em clima da NOAA, o predomínio de um período de neutralidade nas águas do Pacífico Equatorial e a perspectiva para o retorno do La Niña durante o segundo semestre de 2024, devem contribuir para uma temporada de furacões mais branda nesta região.

A temporada oficial de furacões no Pacífico leste vai de 15 de maio a 30 de novembro, com o pico normalmente sendo observado entre os meses de julho a setembro.

As tempestades tropicais Aletta e Bud abriram a temporada deste ano e se formaram nos dias 4 e 24 de julho, respectivamente. Em 2023, a região teve no total 17 tempestades tropicais nomeadas, das quais 10 viraram furacões.

Acesse também:

Calor recorde dos oceanos acende sinal amarelo para a temporada de furacões 2024

Acompanhe em tempo real todas as tempestades ciclônicas que estão atuando ao redor do globo!



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024