Siga-nos
Quinta-feira, 28 jul 2022 - 16h51
Por Maria Clara Machado

Centenas de bombeiros lutam em incêndios florestais no leste da Alemanha

Mais de 400 bombeiros continuam combatendo grandes áreas de incêndios florestais que eclodiram no leste da Alemanha esta semana. As chamas chegaram ao famoso Parque Nacional da Suíça Saxônica e a região permanece em atenção.

Fumaça de incêndio florestal avança em direção a linha de trem em Brandemburgo, no leste da Alemanha. Crédito: Axel Lier/Reprodução twitter
Fumaça de incêndio florestal avança em direção a linha de trem em Brandemburgo, no leste da Alemanha. Crédito: Axel Lier/Reprodução twitter

Você também pode se interessar pelo Podcast Canícula histórica cobre a Europa

Saxônia e Brandemburgo atingidos por incêndios
Ainda são 450 homens do corpo de bombeiros que lutam contra as chamas no leste da Alemanha, após dias de trabalho sem interrupção. Os incêndios ameaçam áreas do famoso Parque Nacional da Suíça Saxônica, localizado a 43 quilômetros da capital do estado, Dresden, e a cerca de 200 quilômetros de Berlim.

Os incêndios tiveram início do outro lado da fronteira, sobre o Parque Nacional da Suíça Boêmia, na República Tcheca, durante o fim de semana e acabaram se alastrando em direção ao Parque da Suíça Saxônica, em território alemão, na segunda-feira.

As áreas de mata são de difícil acesso e as condições de extrema seca, calor escaldante e ventos fortes pioraram a situação no começo da semana. Os ventos só começaram a diminuir na quarta-feira, o que ajudou no avanço dos trabalhos de combate ao fogo. Cinco helicópteros estavam ajudando nas operações nesta quinta-feira, dia 28.

De acordo com as autoridades, outro foco no sul de Brandemburgo foi contido, mas restam as brasas que poderão reacender, por isso as operações de rescaldo ainda devem seguir por mais uma semana.

O incêndio de Brandemburgo fez cerca de 600 pessoas abandonarem temporariamente as casas e chegou a interromper a circulação de trens entre as cidades de Cottbus e Leipzig.

No total, os incêndios estavam queimando 850 hectares de vegetação, ou 850 campos de futebol aproximadamente, na segunda-feira e atualmente cobrem uma área de 500 hectares.

A histórica onda de calor que cobriu grande parte da Europa por quase duas semanas fez as temperaturas ultrapassarem 40°C em muitas regiões, impulsionando incêndios florestais simultâneos em diversos países.

Acesse também:

Novo incêndio florestal ameaça Yosemite e evacua três mil pessoas na Califórnia



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024