Siga-nos
Quarta-feira, 28 jul 2021 - 11h19
Por Maria Clara Machado

Chance de nevar aumenta nos três estados do Sul a partir desta quarta

O frio aumentou em amplas áreas do Sul do Brasil com a chegada da intensa massa polar. Esta é a terceira onda de frio em um mês na Região. Muitas localidades registraram temperaturas abaixo de zero na manhã desta quarta-feira e os modelos de previsão passaram agora a indicar neve para áreas do Paraná, além de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.

Imagem ilustrativa da neve em São Joaquim (SC) em 19 de julho de 2021. A previsão indica neve em amplas áreas do Sul a partir desta quarta-feira. Crédito: Paulo/Fotos Públicas
Imagem ilustrativa da neve em São Joaquim (SC) em 19 de julho de 2021. A previsão indica neve em amplas áreas do Sul a partir desta quarta-feira. Crédito: Paulo/Fotos Públicas

As últimas atualizações dos modelos meteorológicos aumentaram as áreas onde pode nevar. Os modelos indicam que a neve pode voltar a cair entre o sul do Rio Grande do Sul e o sul do Paraná, em amplas áreas com grande chance entre esta quarta-feira e o começo da quinta-feira. Se a previsão se confirmar será a maior cobertura de neve no Sul desde o evento de 2013, afirma a METSUL. O município de Canguçu, na sul gaúcho, já registrou neve ao amanhecer e temperatura de -3°C na serra.

A previsão de neve inicial para o Planalto Sul de Santa Catarina, além da região serrana, se mantém e há indicação também para o Planalto de Palmas, no sul do Paraná. Várias localidades do Rio Grande do Sul terão o fenômeno, incluindo Serra, mas o centro, Planalto e região da Campanha.

Temperaturas negativas no Paraná
A massa polar espalha frio rigoroso no Paraná. As temperaturas já ficaram negativas nesta manhã também no Paraná. As menores temperaturas mínimas foram de -5,1°C em General Carneiro e -5°C em Palmas, no sul do estado, de acordo com medições do SIMPEAR.

O órgão destacou as mínimas de -2,7°C em Inácio Martins e -2,9°C em Entre Rios.

Santa Catarina gelada
O EPAGRI-CIRAM está com aviso meteorológico ativo para ocorrência de neve nas áreas mais altas do Planalto Sul catarinense a partir da tarde de hoje até a manhã da quinta-feira, dia 29. Amanhã a chance de neve deve aumentar também nas áreas mais altas do Meio Oeste, Planalto Norte e até no Vale do Itajaí, segundo o centro meteorológico de Santa Catarina. Nos topos de Serra e do Planalto Sul as menores temperaturas poderão chegar a -8°C.

Nesta manhã a estação do Instituto Nacional de Meteorologia no Morro da Igreja, a 1800 metros de altitude em Bom Jardim da Serra, em Santa Catarina, marcava -7,8°C, igualando o recorde de julho alcançado em 2013, quando uma histórica massa polar avançou pelo Sul do país. Já a sensação térmica no alto do morro chegou a -20°C em razão das rajadas de vento acima de 70 km/h!

Saiba mais!

Ouça o podcast Tudo sobre a onda de frio mais forte do inverno 2021 no BR



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024