Terça-feira, 1 out 2024 - 10h05
Por Maria Clara Machado
As chuvas de monções arrasadoras, que resultaram em enchentes e deslizamentos catastróficos na região de Katmandu, no Nepal, deixaram pelo menos 200 mortos e 127 desaparecidos, segundo o último balanço do Ministério do Interior atualizado na segunda-feira. Ainda há dezenas de desaparecidos.
Força Policial Armada do Nepal em trabalho de resgate, após chuvas torrenciais. Crédito: divulgação facebook.com/armedpoliceforcenepal As equipes de resgate do país continuam em busca de desaparecidos soterrados sob muita lama e escombros, onde bairros inteiros sofreram danos generalizados. O sul da capital Katmandu e cidades próximas foram as mais castigadas pelas chuvas na região do Himalaia. Os trabalhos enfrentados pela Força Policial do Nepal são difíceis pela amplitude do desastre: Resgates prosseguem em meio a muita lama em Katmandu. Crédito: divulgação facebook.com/armedpoliceforcenepal Crédito: divulgação facebook.com/armedpoliceforcenepal Crédito: divulgação facebook.com/armedpoliceforcenepal Moradores são retirados de casa, após inundações no Nepal durante o fim de semana. Crédito: divulgação facebook.com/armedpoliceforcenepal As informações da imprensa internacional são de que os deslizamentos de terra também bloquearam rodovias, soterrando veículos. Centenas de casas e linhas de energia foram destruídas pelas chuvas volumosas do fim de semana.
A meteorologia do Nepal destacou que o volume de chuva registrado na região neste evento foi o maior desde 1970. Região em Katmandu tomada por inundações durante o fim de semana. Crédito: Crédito: divulgação facebook.com/armedpoliceforcenepal Os cientistas confirmam que eventos do clima extremo estão ainda mais severos e frequentes em razão das mudanças climáticas. Estudos mostram que o sul da Ásia está entre as partes do globo mais vulneráveis à crise climática. |
Procure no Painel
|
Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024