Sábado, 19 out 2024 - 16h42
Por Maria Clara Machado
Vários dias de chuvas torrenciais recordes em grande parte da França resultaram em inundações devastadoras, especialmente na região montanhosa de Cévennes, no sudeste do país, esta semana. Seis departamentos entraram em alerta vermelho ao mesmo tempo, algo excepcional.
Acumulados passaram de 600 mm em locais de Ardèche, no sudeste da França. Crédito: reprodução/divulgação via Threads @disasterupdate1 As chuvas fortes começaram a afetar o sul e o sudeste da França, sobretudo a região de Cévennes a partir da terça-feira à noite, dia 15, e em seguida atravessaram o país, só diminuindo de intensidade ontem.
Já na noite da quarta para a quinta-feira, a chuva veio de forma torrencial no departamento de Ardèche, também pertencente à região de Cévennes. Os acumulados chegaram a 300 mm localmente no período de 12 horas e somaram de 450 mm a 500 mm desde o início das precipitações. Com a chuva da quinta-feira, dia 17, os volumes totais de dois dias surpreendentemente atingiram de 650 mm a 700 mm. A Meteo France registrou os maiores volumes de precipitação em Foi o episódio de chuva mais intenso em dois dias já visto na região, superando o evento de setembro de 1980, quando choveu cerca de 570 mm em 48 horas. Chuvas torrenciais causaram graves inundações em Ardèche. Crédito: reprodução/divulgação via Threads @disasterupdate1 Os Alpes Marítimos, no leste, também não foram poupados e tiveram acumulados superiores a 100 mm em 3 horas, pelo Meteo France. Em relevos mais altos, choveu de 200 mm a mais de 300 mm. Outra área bastante atingida pelas chuvas volumosas foram os Pirenéus Atlânticos, localizados no lado oposto, no sudoeste da França, que tiveram volumes na ordem de 90 mm.
Inundação registrada em Rive-de-Gier, no departamento de Loire. Crédito: reprodução/divulgação via Threads @mickulakov Departamento de Loire, no centro-sul da França, atingido por graves inundações. Crédito: reprodução/divulgação via Threads @mickulakov Os alertas de inundações pelo Meteo France só foram aumentando, atingindo as escalas laranja e vermelho em grande parte do centro-sul. Seis departamentos foram colocados em Vigilância Vermelha de Chuvas e Cheias, ao mesmo tempo, o mais alto da escala para inundações, na quinta-feira e na sexta-feira. A meteorologia considerou a situação excepcional. Em duas décadas, somente em janeiro de 2022, um número semelhante de departamentos foi colocado simultaneamente em Vigilância Vermelha, na época áreas diferentes do episódio atual. A França é dividida em 96 departamentos metropolitanos. |
Procure no Painel
|
Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024