Siga-nos
Quinta-feira, 12 dez 2024 - 09h36
Por Maria Clara Machado

Ciclone Chido é equivalente a um furacão categoria 3 rumo à Moçambique

O ciclone tropical Chido se intensificou sobre o Índico, ao nordeste de Madagascar, e produz ventos sustentados de 250 km/h nesta quinta-feira, dia 12. É esperado que Chido toque o solo de Moçambique, no continente africano.

Imagem de satélite mostra o olho e a formação do ciclone Chido próximo à Madagascar no dia 12 de dezembro. Crédito: JTWC/SATOPS
Imagem de satélite mostra o olho e a formação do ciclone Chido próximo à Madagascar no dia 12 de dezembro. Crédito: JTWC/SATOPS

Você também pode se interessar por nossos Podcasts!

O Instituto Nacional de Meteorologia de Moçambique (INAM) emitiu alerta para a chegada do poderoso ciclone tropical a partir do próximo sábado, dia 14. Chido deve afetar o norte e o centro do país.

Os ventos intensos de Chido são equivalentes aos de um grande furacão categoria 3, enquanto o ciclone avança em direção ao norte da ilha de Madagascar.

Segundo as projeções do Joint Typhoon Warning Center (JTWC), Chido não vai tocar o solo diretamente de Madagascar, mas passa muito próximo ao norte da ilha, aumentando o risco de chuvas fortes e ventania nas regiões costeiras durante a sexta-feira, dia 13.

Chido deve seguir pelo Canal de Moçambique e tocar o solo do continente próximo à cidade portuária Nacala, na província de Nampula, no domingo, dia 15. As rajadas de vento ainda vão atingir os 200 km/h amanhã e variar entre 170 km/h a 110 km/h durante o fim de semana.

Trajeto estimado para Chido nos próximos dias. Crédito: JTWC
Trajeto estimado para Chido nos próximos dias. Crédito: JTWC

Temporada de ciclones na região está começando
Madagascar e Moçambique são destinos dos ciclones tropicais todos os anos, especialmente na estação chuvosa, que vai de outubro a abril. Especialistas afirmam que os ciclones têm sido cada vez mais severos em consequência das mudanças climáticas.

No mês passado, a tempestade Bheki, também se formou sobre o Índico, mas não chegou a apresentar uma ameaça a Moçambique.

Em 2023, o ciclone Freddy deixou um grande rastro de destruição com um saldo de 306 mortes, mais de 230 mil casas destruídas e 3200 mil salas de aula danificadas, afetando 1,3 milhão de pessoas, segundo o governo de Moçambique.

Acompanhe em tempo real todas as tempestades ciclônicas que estão atuando ao redor do globo!

Acesse também:

Estudo mostra que ondas de calor vão além de projeções de modelos climáticos atuais



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2025