Siga-nos
Segunda-feira, 29 jul 2024 - 09h40
Por Maria Clara Machado

Cidade do Triângulo Mineiro tem segundo tremor de terra registrado em poucos dias

Um novo tremor de terra foi sentido por moradores de Frutal, região do Triângulo Mineiro, na noite do sábado. Dois dias antes, outro sismo foi detectado no município pela rede do Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP). A região vem sendo atingida por diversos pequenos abalos nos últimos meses.

Imagem ilustrativa de Frutal, Minas Gerais. Crédito: Giselle Oliveira/facebook conhecaminascm
Imagem ilustrativa de Frutal, Minas Gerais. Crédito: Giselle Oliveira/facebook conhecaminascm

Acompanhe em tempo real todos os sismos registrados ao redor do globo aqui

Os tremores recentes considerados leves, chamaram a atenção por terem ocorrido no intervalo de dois dias.

O primeiro sismo de magnitude 2.4 foi registrado na quinta-feira, dia 25, às 00h52, no horário de Brasília. Já o segundo sismo atingiu magnitude 3.2 e foi sentido por volta das 20 horas do sábado, dia 27.

Moradores relataram em redes sociais e em grupos de whatsapp, um estrondo e janelas balançando.

Mais sustos já ocorreram este ano
Só este ano, Frutal registrou o total de 27 tremores de terra, sendo o mais forte de magnitude 4.3, ocorrido em 18 de junho.

Este foi o sismo mais intenso em nove anos e veio no intervalo de 11 minutos de outro abalo de 3.2 magnitudes, ambos validados pelo Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (SIS/UnB) e pela Rede Sismográfica Brasileira (RSBR).

Segundo a Defesa Civil, mesmo os tremores sendo um pouco mais significativos, não houve registro de feridos em nenhum evento.

Por que Frutal está tremendo tanto?
Segundo especialistas, os tremores possivelmente estão associados às acomodações geológicas causadas por movimentação de placas tectônicas muito abaixo da superfície terrestre.

O professor de geografia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Paulo Cezar Mendes, explica que Frutal está localizada na Bacia Sedimentar do Paraná, situada no centro-leste da América do Sul. O tipo de formação geológica faz com que tremores que ocorram em locais distantes, como nos Andes, sejam mais perceptíveis por aqui.

No episódio recente do terremoto de magnitude 7.4 registrado no norte do Chile em 18 de julho, moradores da região de Uberlândia, também no Triângulo Mineiro, sentiram os reflexos do abalo.

Neste evento maior, as ondas sísmicas alcançaram Minas Gerais e em maior proporção o estado de São Paulo, que teve o abalo do Chile sentido por pelo menos 40 municípios do interior, da região metropolitana e do litoral.

Cidades de Goiás, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina também confirmaram tremores leves relacionados ao sismo do Chile, de acordo com a Defesa Civil.

Relembre:

Terremoto de magnitude 4.3 é registrado no Triângulo Mineiro pelo USGS

Bairros de São Paulo e de Uberlândia sentem o intenso terremoto registrado no Chile



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024