Siga-nos
Quarta-feira, 20 abr 2022 - 10h50
Por Maria Clara Machado

Comportas de Balbina estão abertas e ribeirinhos são atingidos em Presidente Figueiredo

O volume de chuva excedente sobre o Amazonas e Presidente Figueiredo, no nordeste do estado, encheu demais o reservatório da Usina de Balbina, hoje responsável por 17% da geração de energia em Manaus. Depois de 13 anos, as quatro comportas precisaram ser abertas e as comunidades ribeirinhas sofrem com os alagamentos.

Imagem ilustrativa da Usina de Balbina, localizada em Balbina a 70 km de Presidente Figueiredo, Amazonas. Crédito: amazonia.org.br
Imagem ilustrativa da Usina de Balbina, localizada em Balbina a 70 km de Presidente Figueiredo, Amazonas. Crédito: amazonia.org.br

Comportas de Balbina abertas depois de 13 anos
As quatro comportas da hidrelétrica de Balbina estão abertas há uma semana para aliviar o reservatório de água, que teve grande aumento por conta do volume de chuva que cai sobre a região de Presidente Figueiredo.

Os técnicos precisam monitorar o reservatório todo o tempo controlando simultaneamente o armazenamento e a saída da água a fim de evitar o risco de um rompimento da represa. As comportas estavam liberando em torno de 610 mil litros de água por segundo no rio no fim de semana.

Uma ação da Prefeitura de Presidente Figueiredo, cidade há cerca de 70 km de Balbina, tentou impedir a manobra no começo do mês exigindo um plano de impactos ambientais, patrimoniais e sociais com a abertura das comportas.

A partir de um acordo de assistência às famílias atingidas, a empresa Eletronorte, responsável pela Usina de Balbina teve autorização para a abertura das comportas desde o dia 13 de abril. A Eletronorte também acordou reparos aos danos ambientais que poderão ocorrer com a inundação das áreas.

O alagamento na região de Presidente Figueiredo atinge centenas de famílias ribeirinhas do rio Uatumã e muitos já tiveram as casas e plantações inundadas, assim como as aulas suspensas. O nível do rio subiu 7 cm por dia esta semana e já obrigou a mudança de famílias. Outras observam a subida do rio, mas já sabem que vão precisar sair e terão prejuízos.

Segundo a Prefeitura de Presidente Figueiredo cerca de 1300 famílias poderão sofrer danos diretos com o alagamento e vão precisar de ajuda.

Subsistema Norte está com 99% da capacidade
O volume útil da Usina de Balbina estava em 95,2% da capacidade do reservatório na última segunda-feira, dia 18, de acorodo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Ela é uma das usinas que compõe o Subsistema Norte na matriz hidroelétrica brasileira.

O Subsistema Norte, por sua vez, está com 99% da capacidade de geração de energia refletindo as chuvas excedentes sobre a Região nos últimos meses.

Confira como está a capacidade de todos os Subsistemas geradores de energia hidrelétrica no Brasil:

Crédito: Apolo11/ONS
Crédito: Apolo11/ONS

Acompanhe aqui diariamente o volume útil dos reservatórios geradores de energia hidrelétrica no Brasil



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024