Siga-nos
Terça-feira, 9 ago 2022 - 11h17
Por Maria Clara Machado

Defesa Civil de Santa Catarina em alerta com formação de novo ciclone

A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu avisos meteorológicos especiais para chuva volumosa, rajadas de vento e agitação marítima provocadas pela formação de um novo ciclone extratropical sobre o estado.

Balneário Camboriú na manhã desta terça-feira, dia 9. Crédito: Divulgação pelo twitter @MonitoramentoSC
Balneário Camboriú na manhã desta terça-feira, dia 9. Crédito: Divulgação pelo twitter @MonitoramentoSC

O agravamento das condições meteorológicas é observado entre esta terça-feira e a quarta-feira, dias 9 e 10, segundo os alertas do órgão.

A formação e o deslocamento de um ciclone extratropical sobre o estado de Santa Catarina nas próximas 48 horas devem provocar chuva volumosa e persistente, sendo por vezes intensas, entre as áreas de planalto e o litoral catarinense, diz o aviso especial da Defesa Civil emitido hoje.

Alto risco para ocorrências
Os modelos meteorológicos estão apontando para chuvas com volumes elevados que vão abranger todo o centro-leste catarinense, podendo variar de 100 a 250 milímetros, ou mais.

A Defesa Civil estadual está alertando, portanto, para o alto risco de ocorrências como alagamentos, enxurradas, inundações e deslizamentos de terra principalmente nos municípios do litoral, Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Planaltos.

Também há aviso para o aumento da intensidade das rajadas de vento, que deve piorar durante a quarta-feira. As rajadas de vento mais intensas poderão atingir entre 70 km/h a mais de 100 km/h, com alto risco para destelhamentos, queda de árvores e danos na rede elétrica.

Confira os avisos especiais da Defesa Civil de Santa Catarina:

Crédito: Divulgação Defesa Civil de Santa Catarina
Crédito: Divulgação Defesa Civil de Santa Catarina

Crédito: Defesa Civil de Santa Catarina
Crédito: Defesa Civil de Santa Catarina

Ondas de até 6 metros
A partir da próxima madrugada o deslocamento do novo ciclone extratropical também vai provocar grande agitação marítima, alerta a Defesa Civil.

Até a manhã da sexta-feira, dia 12, as ondas aumentam e há risco de ressaca para todo o litoral catarinense. A previsão indica ondas de 3 a 4 metros, com picos de 5 metros no litoral sul do estado e ondas de 4 a 6 metros entre a Grande Florianópolis e o litoral norte, onde o risco de ressaca será ainda maior.

Confira o aviso emitido pela Defesa Civil de Santa Catarina:

Crédito: Defesa Civil de Santa Catarina
Crédito: Defesa Civil de Santa Catarina

Você também pode gostar de ouvir o novo Podcast Onde estão os furacões de 2022?



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024