Terça-feira, 8 dez 2020 - 10h52
Por Maria Clara Machado

Depressão Ernest deixa Portugal em alerta amarelo

Portugal está novamente em alerta com a passagem da depressão Ernest que afeta o país três dias após a passagem da depressão Dora. Várias partes de Portugal tiveram queda de neve na sexta-feira, o primeiro evento do ano, em consequência de Dora.

Imagem da forte neve que caiu em uma estrada da região de Vila Pouca de Aguiar, Portugal, na última sexta-feira. Crédito: Foto divulgada por morador da região pelo twitter @andreafonso
Imagem da forte neve que caiu em uma estrada da região de Vila Pouca de Aguiar, Portugal, na última sexta-feira. Crédito: Foto divulgada por morador da região pelo twitter @andreafonso

Virada no tempo outra vez
A depressão Ernest fez o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocar sete distritos costeiros do centro-norte do país em aviso vermelho e amarelo. Desde ontem, ocorrem agitação marítima, aumento na intensidade dos ventos e há previsão de neve outra vez.

O Centro Distrital de Operações e Socorro informou nesta manhã de terça-feira, feriado em Portugal, que pelo menos 23 árvores caíram em Viseu, mas sem registro de feridos ou grandes estragos. Ainda são previstas rajadas de vento de 70 km/h no litoral norte e até 100 km/h nas terras altas.

Estão sob aviso amarelo para agitação marítima nesta terça-feira: Lisboa, Leiria, Coimbra, Aveiro, Porto, Braga e Viana do Castelo.

O mar está agitado e podem ocorrer ondas de 4 a 5 metros de altura na costa ocidental, avisa o IPMA.

Os distritos de Bragança, Guarda, Vila Real, Braga e Castelo Branco poderão observar períodos de neve. Apesar dos avisos para a parte continental de Portugal, não há alertas em vigor para os arquipélagos da Madeira e dos Açores por causa da depressão Ernest.

Acesse também:

Neve cai forte em várias partes de Portugal em dia de alerta

Ouça nosso podcast:

Saiba o que está acontecendo na Índia



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2021