Siga-nos
Segunda-feira, 26 ago 2019 - 11h36
Por Maria Clara Machado

Dorian poderá chegar como um furacão a Porto Rico e à República Dominicana

O Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC) monitora uma nova tempestade tropical, batizada de Dorian, que está ganhando força próxima à ilha de Barbados, no Caribe. Dorian poderá evoluir para um furacão esta semana, antes de atingir Porto Rico e a República Dominicana.

A tempestade tropical Dorian deve virar furacão na próxima quinta-feira, antes de chegar a Porto Rico e à República Dominicana. Crédito da imagem: Weather Channel.
A tempestade tropical Dorian deve virar furacão na próxima quinta-feira, antes de chegar a Porto Rico e à República Dominicana. Crédito da imagem: Weather Channel.

A nova tempestade tropical Dorian começou a ganhar a força sobre as águas do Atlântico Norte durante o fim de semana e tudo indica que o sistema deve evoluir para um furacão na quinta-feira, dia 29.

De acordo com o boletim divulgado pelo NHC na manhã desta segunda-feira, a tempestade Dorian está a 330 quilômetros a sudeste de Barbados e a 505 quilômetros a sudeste de Santa Lúcia, no extremo leste do Caribe. Na região a temperatura da água do mar está chegando a 30°C, o que serve de combustível para a evolução das tempestades tropicais nesta época do ano.

Os ventos máximos sustentados de Dorian chegam a 95 km/h, com rajadas mais intensas e o sistema se movimenta em direção a oeste, com velocidade de 22 km/h.

Trajetória e evolução da tempestade tropical Dorian nos próximos dias. Crédito: NHC.
Trajetória e evolução da tempestade tropical Dorian nos próximos dias. Crédito: NHC.

Aviso de tempestade tropical
Um aviso de tempestade tropical está em vigor para as ilhas de Barbados, Santa Lúcia, São Vicente e Granadinas para as próximas 36 horas. Já amanhã, Dorian começa a avançar pelo mar do Caribe oriental.
As estimativas são de chuvas de ate 150 milímetros em Barbados. Ao passar por essa região, Dorian terá ainda em seu caminho a Dominica, a Martinica e as pequenas ilhas de Granada e Santo Eustáquio, onde também vai provocar tempestades.

A previsão inicial do NHC é que Dorian se transforme em furacão na quinta-feira, quando estará próximo a Porto Rico e a República Dominicana, onde passará por essas áreas com ventos intensos. O sistema ainda deve avançar, posteriormente, já como depressão tropical entre a costa de Cuba e às Bahamas.

A tempestade tropical Dorian é a primeira da temporada de furacões de 2019 a avançar pelo mar do Caribe. O Painel Global segue monitorando a tempestade e seus impactos.



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024