Quinta-feira, 13 jun 2024 - 08h19
Por Maria Clara Machado
Uma onda de calor sufocante atinge o Egito e deve fazer as temperaturas subirem ainda mais no fim de semana. Os cortes de energia elétrica têm sido frequentes e são alvos de muita irritação. O calor extremo também já fez dezenas de vítimas fatais na fronteira com o Sudão.
Imagem ilustrativa. Aswan, sul do Egito. Crédito: Jordan Busson/domínio público/Wikipedia
No Cairo, capital, a temperatura atingiu 40°C na quarta-feira, dia 12, e deve alcançar os 45°C no fim de semana, um valor totalmente atípico para o mês de junho. Além do calor extremo, a população enfrenta os cortes contínuos de energia no país, determinados pelo governo com o objetivo de poupar combustível e garantir o funcionamento das centrais elétricas. Oficialmente são duas por dia sem energia, mas diversos domicílios relatam mais horas sem luz.
Especialistas afirmam que os verões têm sido cada vez mais longos, com recordes de calor e os invernos mais amenos no Egito e atribuem o aumento das temperaturas extremas ao aquecimento global. Em paralelo, as políticas governamentais são bastante criticadas, com a derrubada de milhares de árvores para dar lugar às construções e falta de preservação do meio ambiente. |
Procure no Painel
|
Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024