Siga-nos
Terça-feira, 6 jul 2021 - 16h53
Por Maria Clara Machado

Elsa deve chegar à Península da Flórida com força de um furacão

As águas quentes do Golfo do México, acima de 28°C, estão certamente impulsionando novamente a tempestade tropical Elsa. Após passar por Cuba e provocar chuvas torrenciais e ventos fortes, o fenômeno deve tocar a costa oeste da Península da Flórida possivelmente como um furacão categoria 1. Ameaças de tornado estão em vigor pelo NHC.

Imagem de satélite mostra a tempestade tropical Elsa muito perto da costa oeste da Flórida nesta terça-feira. Elsa possivelmente vai evoluir de novo para um furacão antes de tocar o solo. Crédito: NOAA
Imagem de satélite mostra a tempestade tropical Elsa muito perto da costa oeste da Flórida nesta terça-feira. Elsa possivelmente vai evoluir de novo para um furacão antes de tocar o solo. Crédito: NOAA

O Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC) monitora atentamente a tormenta que inicialmente foi um furacão ao passar pelo sul do Caribe, em seguida avançou como tempestade tropical pelo mar do Caribe e agora, deve evoluir de novo para um furacão ao se aproximar da Península da Flórida.

O boletim da tarde desta terça-feira informa que o centro de Elsa está a 150 quilômetros ao norte-oeste de Key West, que faz parte do arquipélago Flórida Keys e a menos de 300 quilômetros ao sul de Tampa. Os ventos máximos sustentados são de 110 km/h com rajadas maiores. O furacão se forma quando a velocidade dos ventos atingirem 119 km/h.

Monitore aqui em tempo real todas as tempestades ciclônicas ao redor do globo terrestre!

Alerta de furacão para a Flórida
O NHC emitiu alerta de furacão ao longo da costa oeste da Flórida, no trecho entre Egmont Key e Steinhatchee, o que significa que condições de furacão são esperadas para essas áreas nas próximas 24 horas.

Elsa deve chegar muito perto ou já alcançar porções da costa oeste da Flórida ainda hoje a noite e depois atravessar a o norte da Península em direção à Geórgia durante a quarta-feira, são as projeções do NHC.

Neste trajeto, o centro de Elsa passará longe de Miami, onde equipes de resgate continuam trabalhando nos escombros do prédio residencial que desabou no último dia 24 de junho. As autoridades temiam que a forte ventania provocada por Elsa pudesse interromper os trabalhos de buscas às vítimas na região.

Elsa ainda pode chegar à Virgínia
A combinação de tempestades e maré alta aumenta o risco de inundações costeiras. A chuva continua em todas as partes de Cuba até esta noite, com volumes entre 127 mm e 254 mm, podendo chegar a quantidades máximas isoladas de 381 mm. Por isso, ainda há alertas de inundações repentinas e deslizamentos de terra.

Em Flórida Keys e no oeste da Península da Flórida o volume de chuva estimado pode chegar a 127 mm e até 200 mm em áreas isoladas, podendo resultar em consideráveis inundações.

Assim que Elsa avançar pelo continente serão pelo menos mais dois de chuva sobre o resto da Flórida, partes do sudeste da Geórgia e o sul da Carolina do Sul. Algum resquício ainda poderá alcançar a Carolina do Norte e o sudeste da Virgínia na próxima quinta-feira, dia 8.

Trajeto estimado para Elsa nos próximos dias. Crédito: NHC
Trajeto estimado para Elsa nos próximos dias. Crédito: NHC

Ameaça de tornados
A ameaça de alguns tornados está mantida nesta noite na Península da Flórida e continua na quarta-feira sobre o norte da Flórida, o sudeste da Geórgia, o sul e leste da Carolina do Sul e na quinta-feira sobre o extremo sudeste da Virgínia.

Os swells também estarão presentes ao norte de Flórida Keys e na costa oeste da Flórida hoje e amanhã com condições de correnteza e risco à vida.

Anualmente a Flórida recebe furacões e está preparada para este tipo de fenômeno natural. Na temporada de 2020, os furacões Sally, Isaias e Eta passaram perto ou tocaram o solo da região.

Acesse também:

Elsa é rebaixada para tempestade tropical e varre a costa sul de Cuba

Furacão Elsa provoca destruição ao passar por Barbados e São Vicente



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024