Siga-nos
Quarta-feira, 14 ago 2024 - 11h20
Por Maria Clara Machado

Ernesto vai virar um furacão perigoso e já deixa milhares sem energia em Porto Rico

A quinta tempestade tropical da atual temporada do Atlântico, Ernesto, está passando entre as Ilhas Virgens e Porto Rico, no Caribe, levando chuvas torrenciais e ventos fortes. Já ocorrem inundações e o mau tempo continua no decorrer desta quarta-feira, dia 14. O NHC alerta que Ernesto deve evoluir para um grande furacão (Major Hurricane) ao se aproximar das Bermudas.

Ventos destruidores da tempestade Ernesto atingem Porto Rico dia 14. Crédito: divulgação via X @Weathermonitors
Ventos destruidores da tempestade Ernesto atingem Porto Rico dia 14. Crédito: divulgação via X @Weathermonitors

Você também pode se interessar pelo Podcast O fenômeno La Niña está atrasado, e agora?

De acordo com o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC), Ernesto tem ventos máximos sustentados de 110 km/h com rajadas maiores e está muito perto de evoluir para um furacão.

No começo da manhã, o olho de Ernesto estava localizado a 200 quilômetros ao noroeste da capital de Porto Rico, San Juan, e se movia a uma velocidade de 26 km/h rumo ao oceano.

As informações são de mais de 300 mil consumidores sem energia elétrica em Porto Rico, segundo a LUMA Energy. A ilha tem uma estrutura frágil, que ainda não se recuperou completamente da passagem do furacão Maria em 2017.

Nas Ilhas Virgens Americanas, os ventos intensos causaram queda de energia para quase 46 mil clientes, um total de 90% da região.

As tempestades causaram inundações repentinas em diversas vias, especialmente sobre as partes leste e sul de Porto Rico e sobre as Ilhas Virgens. Em Porto Rico, as escolas estão fechadas e quase 80 abrigos foram abertos.

O alerta de tempestade tropical continua em vigor com previsão de volumes de chuva entre 100 mm a 150 mm, podendo atingir até 250 mm em áreas localizadas, maré alta e ondas perigosas, diz o aviso do NHC.

Imagem mostra as grandes áreas de chuva da tempestade Ernesto sobre Porto Rico e região dia 14. Crédito: EUMETSAT/WINDY.COM
Imagem mostra as grandes áreas de chuva da tempestade Ernesto sobre Porto Rico e região dia 14. Crédito: EUMETSAT/WINDY.COM

Ernesto pode virar o primeiro grande furacão da temporada
A velocidade de Ernesto deve diminuir um pouco, permitindo que a tempestade ganhe força sobre as águas do Atlântico Norte.

Trajeto estimado para Ernesto nos próximos dias. Crédito: NHC
Trajeto estimado para Ernesto nos próximos dias. Crédito: NHC

A tempestade agora vai seguir por oceano aberto, se afastando de Porto Rico e indo em direção às Bermudas, enquanto se fortalece.

Segundo as projeções do NHC, Ernesto tende a evoluir para um furacão ainda hoje e se tornar um grande furacão de categoria 3 nos próximos dias. A tormenta deve se aproximar das Bermudas no sábado, dia 17.

Ondas perigosas
Os swells gerados por Ernesto afetam não só as Ilhas Virgens e Porto Rico, mas também a República Dominicana, as Ilhas Turcas e Caicos, o sudeste das Bahamas e mais no final da semana, a região das Bermudas.

As ondas também devem atingir a costa leste dos Estados Unidos na quinta-feira à noite e continuar no fim de semana. O NHC alerta para forte correnteza.

Acesse também:

Nova projeção da NOAA indica maior chance do La Niña surgir na primavera

Veja mais tempestades ativas no momento ao redor do globo!



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024