Siga-nos
Domingo, 5 dez 2021 - 20h19
Por Maria Clara Machado

Erupção do vulcão Semeru deixa 14 vítimas fatais e desaparecidos na Indonésia

A erupção do vulcão Semeru, na província de Java Oriental, na Indonésia, espalhou uma densa e enorme nuvem de fumaça e cinzas cobrindo onze vilarejos do distrito de Lumajnag no meio da tarde do sábado. Desde então, o número de vítimas e feridos aumentou. O vulcão continuou expelindo fumaça neste domingo.

Erupção do vulcão Semeru foi repentina e uma espessa camada de cinzas cobriu onze vilarejos. Crédito: Imagem divulgada pelo twitter @radio580nic
Erupção do vulcão Semeru foi repentina e uma espessa camada de cinzas cobriu onze vilarejos. Crédito: Imagem divulgada pelo twitter @radio580nic

As informações divulgadas pelas autoridades do país são de 14 mortos, mais de 50 feridos e 9 pessoas desaparecidas até o momento, mas esses números poderão sofrer alterações. A maioria das vítimas hospitalizadas sofreu com queimaduras.

Uma espessa camada de cinzas soterrou diversas casas e edificações provocando estragos generalizados com imagens desoladoras. São mais de 1,3 mil moradores que precisaram ser deslocados para abrigos e deverão receber auxílio do governo nos próximos meses, inclusive moradia.

A gigantesca coluna de cinzas no momento repentino da erupção do Monte Semeru chegou a atingir 15 mil metros de altitude provocando pânico na população e segundo moradores, não houve alertas antecipados de uma possível erupção vulcânica.

Durante a erupção, os gases se misturaram ao fluxo de lava e desceram por cerca de 800 metros em direção a um rio próximo à montanha.

Veja imagens do momento da erupção do vulcão Semeru:

Uma forte chuva voltou a cair no leste da ilha de Java e interrompeu as buscas aos desaparecidos durante à tarde de hoje, sob o risco de deslizamentos de rochas e detritos do vulcão. As buscas devem retornar assim que possível.

O Monte Semeru entrou em erupção em 16 de janeiro deste ano, mas na ocasião não deixou vítimas.

A Indonésia é uma das regiões de alta sismicidade do planeta com 130 vulcões ativos. O Semeru com 3676 metros de altura é o monte mais alto da Indonésia.

Acesse também:

Erupção do Cumbre Vieja passa de 70 dias em La Palma



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024