|
Quinta-feira, 6 nov 2025 - 12h53
Por Maria Clara Machado
Filipinas declaram emergência enquanto o tufão Kalmaegi toca o solo do Vietnã
As Filipinas declararam estado de emergência nesta quinta-feira, dia 6, diante da catástrofe mais mortífera que atingiu o país este ano. O impacto do tufão Kalmaegi na região central do arquipélago há três dias deixou um cenário desolador com enorme devastação. O número de mortos subiu para 140.
![]() Cebu devastada pela passagem do tufão Kalmaegi. Crédito: divulgação via X @SaveChildrenPH O Gabinete de Defesa Civil das Filipinas atualizou os dados, informando que o tufão afetou cerca de 2 milhões de pessoas, com 560 mil fora de casa no momento. Além do alto número de mortos, a maioria por afogamento na Ilha de Cebu, mais de 120 pessoas continuam desaparecidas. A situação se tornou dramática quando os rios subiram de forma repentina e enormes inundações tomaram conta da região com água até o telhado das moradias. Muitos precisaram subir nos telhados à espera do resgate. ![]() Kalmaegi provocou graves inundações na parte central das Filipinas. Crédito: divulgação via X @CCTVAsiaPacific A província de Cebu ainda se recuperava do forte tremor de magnitude 6.9 que provocou graves danos à região em 30 de setembro. 79 pessoas morreram em decorrência do terremoto.
![]() Imagem de satélite mostra Kalmaegi entrando no Vietnã dia 6. Crédito: JTWC Kalmaegi chegou com ventos de 150 km/h e a região segue em alerta. A previsão indica ondas de até 8 metros no Mar Sul da China. O governo do Vietnã informou que seis aeroportos do país estão fechados e mais de 260 mil soldados estão de prontidão para as operações de resgate, sob os riscos de inundações e deslizamentos de terra, que devem ocorrer principalmente nas próximas seis horas. As fortes rajadas de vento já causam danos em telhados, que foram arrancados, assim como vidros estilhaçados e árvores derrubadas. Segundo o Joint Typhoon Warning Center (JTWC), Kalmaegi ainda pode provocar rajadas de vento de 80 km/h à medida que avança pelo interior do Vietnã durante a sexta-feira, dia 7. A previsão indica ainda que outra tempestade tropical, denominada Fung-Wong, já está ganhando força sobre o Pacífico asiático e deve se dirigir para o norte das Filipinas no início da próxima semana. |
Procure no Painel
|
Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2025