Siga-nos
Segunda-feira, 16 ago 2021 - 13h42
Por Maria Clara Machado

Flórida em alerta com a chegada da tempestade tropical Fred e inundações

A tempestade tropical Fred voltou a ganhar força sobre as águas do Golfo do México no domingo e se aproxima da Flórida Panhandle levando chuvas pesadas e tempestades perigosas com aviso de inundações. Muitas escolas na área de atuação de Fred amanheceram fechadas nesta segunda-feira.

Imagem de satélite das 16:36 UTC mostra a tempestade tropical Fred chegando à Flórida pela costa sul do Golfo do México. Crédito: NOAA/Goes-East
Imagem de satélite das 16:36 UTC mostra a tempestade tropical Fred chegando à Flórida pela costa sul do Golfo do México. Crédito: NOAA/Goes-East

Ouça o podcast IPCC 2021: O que está se discutindo sobre as mudanças climáticas?

Fred toca o solo da Flórida hoje
O Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC) informa que a tempestade Fred está a apenas 90 quilômetros a sudoeste da cidade de Apalachicola, costa sul do Golfo do México, e segue rumo ao norte em direção a área costeira com um ligeiro aumento na velocidade durante à tarde.

Assim, as condições do tempo tendem a piorar ao longo do dia com o aumento da chuva e dos ventos nas regiões de Flórida Panhandle e Big Bend. Fred está produzindo ventos máximos sustentados de 95 km/h com rajadas mais altas e algum fortalecimento ainda pode ocorrer antes da tormenta tocar o solo.

Há alertas em vigor pelo NHC de surto de tempestade e de tempestade tropical para a costa sul do Golfo do México, sobre a Flórida Panhandle, região oeste do estado da Flórida que inclui 16 condados, Big Bend até o rio Steinhatchee, na parte leste.

A onda de tempestades fará as águas subirem até 1,5 metros acima do nível do mar invadindo a costa e provocando inundações nos trechos da Flórida Panhandle e até 1,2 metros na costa oeste da Flórida, próximo a região de Tampa, prevê a meteorologia.

Após tocar o solo da Flórida esta tarde ou no início da noite, Fred deve enfraquecer rapidamente, mas são esperados que os resquícios da tempestade leve chuvas fortes e algumas inundações para o interior do continente, entre a Geórgia e as Carolinas do Sul e do Norte até meados da semana.

Estima-se os volumes de chuva entre 100 a 300 milímetros principalmente nas regiões da Flórida Panhandle e Big Bend de hoje até o final da terça-feira, dia 17. O sudeste do Alabama, o oeste e norte da Geórgia e o interior das Carolinas poderão ter de 100 a 250 milímetros até a quarta-feira, dia 18, pelos avisos do NHC.

Mapa mostra as áeras norte-americanas que terão chuva e a quantidade estimada nos próximos dias com a chegada da tempestade tropical Fred. Crédito: NHC
Mapa mostra as áeras norte-americanas que terão chuva e a quantidade estimada nos próximos dias com a chegada da tempestade tropical Fred. Crédito: NHC

Outro aviso em vigor é para possíveis tornados na costa oeste da Flórida Panhandle, sudoeste da Geórgia e o sudeste do Alabama.

Os swells gerados pela tempestade tropical Fred devem atingir os trechos litorâneos desde a Flórida Panhandle até o Alabama e o Mississipi.

Fred ganhou reforço no Golfo do México
A tempestade tropical Fred começou a se desenvolver na região do Caribe no dia 9 de agosto e chegou a passar pela República Dominicana e o Haiti enfraquecida no dia 11. Os resquícios do fenômeno seguiram para o Golfo do México e voltaram a ganhar força na condição de tempestade tropical no domingo, dia 15.

Fred é a sexta tempestade tropical nomeada da temporada de furacões do Atlântico de 2021 e está atuando simultaneamente com a depressão tropical Grace, que se encontra perto do Haiti nesta segunda-feira.

Acesse também:

Haiti pode ter inundações da depressão Grace, após intenso terremoto do sábado

Tempestade tropical Fred está a poucos quilômetros da República Dominicana



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024