Siga-nos
Terça-feira, 29 dez 2020 - 10h06
Por Maria Clara Machado

Forte terremoto de magnitude 6.4 atinge a Croácia e provoca desmoronamentos

A região central da Croácia foi sacudida por mais um violento terremoto de magnitude 6.4 na manhã desta terça-feira. Estruturas vieram abaixo e uma central nuclear na vizinha Eslovênia foi fechada por precaução. Ontem, dia 28, outros dois tremores moderados de 5.2 magnitudes foram registrados na mesma região.

Voluntários da Cruz Vermelha ajudam a população de Petrinja após o violento tremor de magnitude 6.4 atingir a região na manhã desta terça-feira, dia 29. Crédito: Imagem divulgada pelo twitter @IFRC Europe
Voluntários da Cruz Vermelha ajudam a população de Petrinja após o violento tremor de magnitude 6.4 atingir a região na manhã desta terça-feira, dia 29. Crédito: Imagem divulgada pelo twitter @IFRC_Europe

O intenso tremor desta manhã ocorreu às 8h19, no horário de Brasília, ou 11h19 UTC e teve o epicentro localizado no centro da Croácia a apenas 10 quilômetros de profundidade, validado pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). Por ter atingido magnitude 6.4 e ser de baixa profundidade, danos estruturais são esperados.

O Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia (INGV), da Itália, detectou o epicentro do tremor a cerca de três quilômetros ao sul-sudeste de Petrinja, o local com danos mais graves entre desmoronamentos de edifícios e pelo menos sete vítimas fatais confirmadas.

Além da cidade de Petrinja, Zagreb e Sisaki também sofreram impacto do abalo e destruição, segundo relatos das autoridades locais.

Localização do epicentro do forte terremoto de magnitude 6.4 registrado pelo USGS na manhã desta terça-feira. Crédito: Painel Global.
Localização do epicentro do forte terremoto de magnitude 6.4 registrado pelo USGS na manhã desta terça-feira. Crédito: Painel Global.

Croácia teve mais tremores em menos de 24h
Dois tremores moderados já tinham sido registrados a poucos quilômetros de Petrinja na madrugada de ontem. O USGS validou os dois sismos de 5.2 magnitudes, ambos com 10 quilômetros de profundidade, sendo o primeiro registrado às 6h49 UTC e o segundo às 5h28 UTC.

Nos últimos 41 anos, 21 eventos sísmicos foram observados no raio de 100 quilômetros de Petrinja e região central da Croácia.


Acesse diariamente o Boletim Sísmico do Painel Global gratuitamente



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024