Segunda-feira, 6 jan 2025 - 09h30
Por Maria Clara Machado
A costa de El Salvador foi sacudida por um forte terremoto de magnitude 6.3 na manhã do domingo. Vários danos foram reportados no decorrer do dia, mas sem registro de vítimas fatais. Outros quatro países da América Central também sentiram o abalo.
Mapa mostra localização do forte tremor em El Salvador dia 5. Crédito: Painel Global/GoogleMaps O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) registrou o tremor às 17:18 UTC do dia 5 de janeiro, 11h18 hora local, com epicentro localizado no mar, a 50 quilômetros ao sul-sudeste da costa de La Libertad e 70 quilômetros da capital São Salvador. A profundidade do sismo foi estimada em 49 quilômetros e não houve alerta de tsunami. Imagens compartilhadas nas redes sociais mostram produtos caindo das prateleiras em mercados da região, lustres balançando e outros impactos. As autoridades receberam relatos de vários setores do país, informando danos em pontes, muros de contenção, encostas, edifícios, casas, hospitais, centros históricos, aeroportos entre outros. Produtos caíram de prateleiras em mercado de La Libertad. Crédito: reprodução/divulgação via X @PersGlobalsv Danos em mirante no Parque Nacional de El Boquerón. Crédito: divulgação via X @alertanoti O terremoto também foi sentido nos países vizinhos Guatemala, Honduras, Nicarágua e Costa Rica, mas sem danos estruturais. Segundo o Observatório Ambiental de El Salvador, 27 tremores secundários considerados leves foram registrados após o tremor principal e pelo menos 11 ainda foram sentidos pela população.
Os mais intensos e devastadores terremotos em El Salvador neste período ocorreram em janeiro e fevereiro de 2001, 7.7, 8.0 e 6.6. magnitudes, deixando um saldo de mais de 1200 vítimas fatais. Os sismos estão relacionados ao processo de subducção entre as placas tectônicas de Cocos e do Caribe, onde se localizam países da América Central. |
Procure no Painel
|
Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2025