Siga-nos
Terça-feira, 2 ago 2022 - 11h59
Por Maria Clara Machado

França em alerta para quarta onda de calor consecutiva deste verão

Sem trégua, uma nova onda de calor está se espalhando pela França e vai provocar novamente temperaturas extremas esta semana. Uma massa seca está aumentando outra vez o calor em Portugal e se desloca sobre o território francês. As ondas de calor têm sido mais frequentes sobre a França nos últimos 30 anos.

Paris no último dia 31 de julho. A capital enfrenta mais uma onda de calor esta semana. Crédito: Imagem ilustrativa, divulgação pelo twitter @Paris all about
Paris no último dia 31 de julho. A capital enfrenta mais uma onda de calor esta semana. Crédito: Imagem ilustrativa, divulgação pelo twitter @Paris_all_about

A Météo France emitiu alerta laranja de temperaturas extremas para 27 departamentos no centro, oeste e sul do país. O pico do calor deve ser atingido entre esta quarta-feira e quinta-feira, dias 3 e 4 de agosto, com previsão de máximas entre 34°C e 38°C e localmente chegando a 40°C.

Temperaturas poderão atingir localmente 40°C no sul da França esta semana. Crédito: Meteo France
Temperaturas poderão atingir localmente 40°C no sul da França esta semana. Crédito: Meteo France

Maior seca em 63 anos
Esta será a quarta canícula, ou onda de calor, em dois meses de verão na França. Além do calor escaldante, o mês passado terminou como o julho mais seco desde 1959 e o segundo mês mais seco de todos, perdendo apenas para março de 1961.

No balanço geral, as chuvas foram raras, fracas e até inexistentes em algumas áreas, com um déficit de 85%, apontou a Météo France.

Outro agravante, é que a falta de chuva têm sido observada desde o início do ano em determinadas áreas. A secura no solo atinge nível excepcional, que combinada às ondas de calor prolongadas e consecutivas, está favorecendo a propagação dos grandes incêndios florestais, como ocorreu há poucos dias, alertam os meteorologistas franceses.

Você também pode gostar de ouvir nossos Podcasts!

Ondas de calor mais frequentes nas últimas décadas
A última onda de calor na França e em grande parte da Europa se estendeu por 14 dias, entre 12 e 25 de julho de 2022.

Mapa mostra a quantidade de ondas de calor rgistradas sobre a França nas últimas décadas. Crédito: Meteo France
Mapa mostra a quantidade de ondas de calor rgistradas sobre a França nas últimas décadas. Crédito: Meteo France

Os dados meteorológicos demonstram esta tendência nas últimas décadas. As ondas de calor registradas desde 1947 sobre a França têm sido mais numerosas e mais prolongadas nos últimos 35 anos.

Acesse também:

França enfrenta 42 graus e tem 40 mil hectares devastados por incêndios



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024