Siga-nos
Quinta-feira, 12 set 2024 - 18h40
Por Maria Clara Machado

Furacão Francine atinge a costa da Louisiana levando inundações perigosas

O furacão Francine teve rápida intensificação horas antes de atingir a costa da Louisiana com categoria 2, levando chuvas torrenciais, ventos catastróficos e inundações perigosas. A cidade de Nova Orleans foi bastante impactada com toda a cidade baixa inundada. Outros estados sofreram com danos graves e milhares de consumidores ficaram sem energia elétrica.

Ventos intensos atingiram Morgan City, na  Louisiana, com a chegada do furacão Francine. Crédito: Chad Casey/divulgação via Threads @weatherbug
Ventos intensos atingiram Morgan City, na Louisiana, com a chegada do furacão Francine. Crédito: Chad Casey/divulgação via Threads @weatherbug

Você também pode se interessar por nossos Podcasts!

Francine tocou o solo pela Paróquia de Terrebonne, no sul da Louisiana, com ventos sustentados de 160 km/h às 17 horas da quarta-feira, hora local.

A chuva torrencial se espalhou e causou inundações repentinas e queda de energia elétrica para cerca de 318 mil consumidores numa ampla área entre a Louisiana, Mississippi, Alabama e Tennessee, de acordo com PowerOutage.us

Francine avançou rapidamente em direção à Nova Orleans e provocou o caos, arrancando telhados de centenas de edifícios e inundando toda a cidade baixa.

Nova Orleans sofreu inundações perigosas com Francine. Crédito: reprodução/divulgação Weather Channel
Nova Orleans sofreu inundações perigosas com Francine. Crédito: reprodução/divulgação Weather Channel

Segundo o Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos (NWS), choveu em um dia a quantidade de chuva para um mês em Nova Orleans. Bairros inteiros ficaram sem luz, enquanto árvores e escombros bloquearam inúmeras ruas.

Diversas moradias no subúrbio ficaram completamente inundadas e algumas ruas viraram canais de água intransitáveis. Dezenas de pessoas foram resgatadas das enchentes e apesar do tempo severo até o momento não há registro de mortes.

O sul da Louisiana é bastante vulnerável e ainda não se recuperou totalmente de outros furacões devastadores dos anos de 2020 e 2021.

Mesmo enfraquecendo para uma depressão tropical, Francine ainda deixa 12 milhões de pessoas sob alerta de inundação e possíveis tornados até o final desta quinta-feira, dia 12, em partes do Mississippi, Arkansas, Tennessee, Alabama, Geórgia e Panhandle da Flórida.

Mapa mostra áreas ainda em alerta para inundações provocadas por Francine. Crédito: NHC
Mapa mostra áreas ainda em alerta para inundações provocadas por Francine. Crédito: NHC

A força de Francine
A tempestade Francine ganhou força impulsionada pelas águas quentes do Golfo do México, onde se desenvolveu. Ao seguir em direção à costa sul dos Estados Unidos, os ventos aumentaram 56 km/h no período de 24 horas, uma intensificação considerada muito rápida e surpreendente pela meteorologia, mas que está se tornando algo comum com o aquecimento global.

Morgan City, na  Louisiana, após a chegada do furacão Francine. Crédito: Chad Casey/divulgação via Threads @weatherbug
Morgan City, na Louisiana, após a chegada do furacão Francine. Crédito: Chad Casey/divulgação via Threads @weatherbug

Francine passou de tempestade tropical para furacão categoria 1 e rapidamente para categoria 2, uma hora antes de chegar ao litoral da Louisiana.

De acordo com estudos de cientistas, a taxa média de intensificação de furacões atualmente é quase 30% maior comparada à década de 1990, em razão do acúmulo de gases de efeito estufa e do aquecimento do planeta. O calor na atmosfera também ajuda a sobrecarregar os oceanos com temperaturas acima do normal e isso favorece o crescimento das grandes tempestades.

Um dado concreto mostra essa mudança. Desde a década de 1970, o número de tempestades que viraram furacões de categoria 4 ou 5, praticamente dobrou no Atlântico Norte.

Nem mesmo os modelos meteorológicos mais sofisticados utilizados pelo Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC) conseguem captar essas intensificações rápidas de última hora de um fenômeno, o que pode fazer toda a diferença na preparação para um grande desastre, explicam os especialistas.

Acesse também:

Furacão Francine é o segundo a chegar à Louisiana nesta temporada de 2024

Acompanhe em tempo real todas as tempestades ciclônicas que estão atuando ao redor do globo!



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024