Quarta-feira, 9 out 2024 - 16h43
Por Maria Clara Machado
Há dois dias as estradas estão lotadas com milhares de pessoas se deslocando para longe das áreas de maior risco, onde o furacão Milton deve impactar. Milton caiu para a categoria 4 na tarde desta quarta-feira, mas continua com ventos sustentados acima dos 200 km/h e enorme potencial destruidor. Pelo menos 5,5 milhões de pessoas receberam ordem de evacuação das áreas de risco.
Imagem de satélite mostra o centro do grande furacão Milton já próximo à costa da Flórida. Crédito: NOAA GOES-East O Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC) e as autoridades reforçam a todo o momento os alertas para que a população se prepare e não subestime a força de Milton. “O furacão cresceu de tamanho à medida que se aproxima da costa oeste da Península da Flórida”, diz o aviso do NHC. Assim os ventos destrutivos, as chuvas torrenciais e as inundações vão atingir uma ampla área do sudoeste e centro da Flórida. De acordo com o NHC, o centro de Milton estava a 240 quilômetros a sudoeste de Tampa às 15 horas (18:00 UTC) e uma virada para direção nordeste, com diminuição da velocidade, é esperada até a noite de hoje. As projeções estão mantidas para Milton tocar o solo pela costa oeste e cruzar o centro da Península da Flórida entre a noite desta quarta-feira e a madrugada de quinta-feira, quando a região vai sentir a maior força dos ventos do furacão. Os ventos intensos se estendem para fora do centro do furacão por um raio de pelo menos 280 quilômetros. Trajeto estimado para Milton nos próximos dias. Crédito: NHC
Além disso, as faixas de chuva externas do furacão também já estão produzindo dezenas de tornados perigosos em partes do sul da Flórida e o risco segue alto para várias partes do estado com a aproximação cada vez maior da tormenta. Tornado registrado na cidade de Clewiston, no sul da Flórida, dia 9. Crédito: divulgação redes socias/@CAMTHEYAM64 As ondas de tempestade vão fazer a maré subir e as águas deverão invadir as áreas costeiras rapidamente. Nos locais de maior risco, a água poderá subir entre 2,7 m até 4 metros de altura. Nas partes central e norte da Flórida, são estimados volumes de chuva de até 300 a 450 mm, também alerta o NHC. Mapa mostra as áreas de maior subida das águas com a chegada de Milton. As ondas poderão chegar a 4 m na Baía de Tampa. Crédito: NHC O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, declarou que Milton poderá ser a tempestade do século a atingir a Flórida, podendo até superar o Irma. O furacão Irma em 2017 entrou na Flórida com categoria 4 e obrigou 7 milhões de pessoas a se deslocarem das áreas de risco. 52 pessoas morreram no estado.
|
Procure no Painel
|
Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024