Siga-nos
Quinta-feira, 7 mai 2020 - 16h25
Por Maria Clara Machado

Geada, muito frio e maré alta no Sul

Os principais institutos de meteorologia do país alertaram para a onda de frio que avança pelo Sul depois da passagem de uma frente fria. O declínio acentuado dos termômetros acontece nos três estados, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná pelo menos até o próximo sábado. A Defesa Civil e a Marinha do Brasil emitiram novos alertas.

Geada nesta manhã em Chapecó, no oeste de Santa Catarina. 14 cidades amanheceram com temperaturas abaixo de zero grau. Crédito: Foto divulgada pelo twitter @Piter Scheuer<BR>
Geada nesta manhã em Chapecó, no oeste de Santa Catarina. 14 cidades amanheceram com temperaturas abaixo de zero grau. Crédito: Foto divulgada pelo twitter @Piter_Scheuer

As temperaturas foram negativas em quatorze cidades de Santa Catarina no amanhecer desta quinta-feira, dia 7. O frio rigoroso favoreceu a geada em várias cidades do oeste catarinense e nos planaltos norte e sul.

Como exemplos, o Epagri/Ciram chegou a registrar -1,6°C em Monte Castelo, no norte catarinense, a mais baixa do estado pelas medições do Centro. Em Curitibanos e Urupema as mínimas foram de -1,1°C e -0,7°C respectivamente.

O frio abaixo de zero grau também atingiu o Paraná. A cidade mais fria foi General Carneiro, que teve mínima de -1,3°C pelas medições do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Guarapuava amanheceu com zero grau e geada.

O frio rigoroso continuou no Rio Grande do Sul com temperaturas abaixo de 2°C na Campanha e na Serra e sensação térmica abaixo de zero grau por conta dos ventos gelados.

Registro de geada em Palmas, no sul do Paraná, na manhã desta quinta-feira. Crédito: Imagem divulgada pelo twitter @Climaterra
Registro de geada em Palmas, no sul do Paraná, na manhã desta quinta-feira. Crédito: Imagem divulgada pelo twitter @Climaterra

Avisos Defesa Civil de SC
A Defesa Civil de Santa Catarina mantém avisos para baixas temperaturas, que poderão ser novamente negativas, para a ocorrência de geada na parte oeste do estado, no planalto, na serra e para mar agitado ainda durante esta sexta-feira, dia 8. O avanço do mar poderá causar alagamentos.

Alerta no mar na costa do Brasil
A Marinha do Brasil está com aviso de mar grosso e ondas de 3 a 4 metros entre o Chuí (RS) e o Cabo de Santa Marta (SC).

Ventos fortes poderão ser observados entre Cabo Frio (RJ) e Caravelas (BA), na costa e em alto mar, assim como mar grosso.

Também há aviso da Marinha de mar subindo e ventos muito fortes entre Caravelas (BA) e Natal (RN). O aviso de ressaca vale para a faixa entre Porto Seguro e Conde, no litoral da Bahia, com ondas de até 2,5 metros.



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024